Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre Pesquisas ProntasDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para TCCArtigo CientificoNossa QualidadeInvestimentoOrçamentoEntre em Contato Conosco

TEMA DE TCC - TRANSTORNO DE ANSIEDADE

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Voltar para ver mais artigos para monografia e tcc em Psicologia

Todo aluno de graduação em Psicologia que esteja terminando o curso já estará estagiando em clínica, mesmo antes de precisar escrever sua monografia ou seu TCC. Assim, provavelmente já terá tido contato com pacientes ansiosos, que sofram de algum gênero de transtorno de ansiedade.

Da mesma forma, ao buscar um tema de monografias para seu desenvolvimento, etapa final obrigatória do curso, em que ele deverá estruturar um trabalho monografico, tenderá a escolher algo interessante e que tenha impacto na sociedade e em sua vida como profissional.

Igualmente, a especialização médica da Psiquiatria também atenderá os pacientes ansiosos, de forma que a escolha de um tema monografico ou de um artigo cientifico baseado no impacto do transtorno da ansiedade poderá ser de grande valia.

Existe uma profunda discussão sobre a normalidade ou anormalidade da ansiedade na sociedade contemporânea. A ansiedade pode ser considerada normal quando seja causada por um elemento ou situação real e comprovada, presente ou futura próxima, mas quando fuja de tal assertiva o quadro já passa a ser patológica.

A ansiedade é uma reação natural em que o indivíduo se sente ameaçado por um perigo exterior.

No mundo, uma pesquisa realizada em 2008 definiu em 520 milhões de pessoas aproximadamente aquelas que sofrem do transtorno de ansiedade. Nos Estados Unidos e no Brasil, pode-se considerar a ansiedade como o transtorno mental mais frequente, sendo que um de cada 7 americanos entre 16 e 60 anos é acometido pelo quadro patológico. Tem-se que mais de 21 milhões de americanos se insere nestes quadros.

 

Monografias sobre Transtorno de Ansiedade

O TEMA ANSIEDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO E MONOGRAFIAS

TCC de Ansiedade

CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANSIEDADE - COMO ABORDAR

A palavra Ansiedade é oriunda do termo latino “anxietas”, cujo significado é “desespero ou aflição”. A angústia, sentimento comum aos indivíduos acometidos pela ansiedade, também divide a mesma origem latina e tem como significado o sufocamento, a opressão, a constrição, e está ligada ao sentimento físico de peso sobre as regiões cardíaca e epigástrica. A compreensão da terminologia é fundamental para que você possa abordar sobre o tema em uma pesquisa monográfica ou um artigo científico.

A melhor definição seria aquela que determina a ansiedade como uma situação de mal estar psíquico e mesmo físico gerada por um sentimento de inquietude, ausência de tranquilidade, insegurança e mesmo medo diante do que o indivíduo sente ser uma situação de ameaça próxima e cuja razão muitas vezes não é percebida pelo mesmo. Por exemplo, uma monografia ou um TCC em Psicanálise envolvendo a ansiedade poderá abordar esta sintomatologia como forma de construção de problemas para a pesquisa monografica ou mesmo para seu projeto de pesquisa

Todas as pessoas passam por episódios de ansiedade em suas vidas, sendo isto natural e derivado da evolução. No entanto, algumas sentem o que se denomina como patológica, causada por uma análise valorativa sem embasamento na realidade ou um sentimento deturpado de ameaça.

Em certos casos, a ansiedade patológica acomete o indivíduo de tal forma, de modo agudo, que pode transmutar-se em pânico.

Já a angústia é uma derivação física de um quadro emocional de profundo medo ao desconhecido ou a uma situação ameaçadora. Este gênero de medo é distinto do medo comumente sentido pelos indivíduos, que normalmente tem uma raiz conhecida e definida, seja esta proveniente de um ser, animado ou inanimado ou uma situação.

De acordo com o quadro originário, a angústia se apresenta de distintos modos. Há uma angústia que poderia ser considerada como normal, já que surge diante de vários estímulos estressores, que podem configurar uma verdadeira ameaça e impõem um desafio. Já se o quadro for inverso, com uma irreal ou torpe interpretação de um quadro ou uma situação considerada como ameaçadora, seja esta real ou imaginária, propicia-se um quadro de angústia cuja cronicidade permite inferir como patológica.

Desta feita, tem-se que a ansiedade denominada normológica é fundamentada em razões reais e presentes ou futuras próximas, remetendo assim que a situação problêmica já não se faça presente, ao contrário que a ansiedade patológica, anteriormente denominada neurótica, é mais ativa e persiste com o tempo, criando um quadro imaginário no futuro mais distante, ameaçador, tolhendo as potencialidades do ser, em todos os âmbitos

TIPOS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Algo que deve ficar muito claro ao se tratar dos diferentes tipos de transtornos de ansiedade é que a sintomatologia possui ocorrência diversa e individual, de forma que o surgimento pode ser repentino, ou então a intensidade dos sintomas pode aumentar vagarosamente. Pode ser aguda ou crônica, sendo que neste caso o indivíduo pode não perceber claramente seu estado ansioso.

Outro ponto a ser considerado, e abordado em um bom TCC - Trabalho de Conclusao de Curso sobre a ansiedade é o estudo das crises episódicas, muitas vezes fortes o suficiente para paralisar o paciente.

Desta feita, abordaremos agora os vários tipos de transtornos de ansiedade. Geralmente, a nomenclatura acompanha a sintomatologia, ou seja, eles recebem um nome representativo dos sintomas apresentados pelos pacientes. Esta é uma maior facilidade para você quando for pesquisar ou, por exemplo, for montar seu seminario de apresentacao de monografia, de forma que fica mais fácil para lembrar dos nomes.

A ANSIEDADE GERAL - O paciente que sofre deste gênero de ansiedade, provavelmente o mais comum, tem como sintoma mais geral a preocupação intensiva e exagerada sobre seu futuro, nos mais diversos campos, seja profissional, pessoal, familiar, etc.

É também comum o surgimento de sintomas físicos como dores, lombalgias, problemas gástricos entre outros. O paciente sofre tanto que sente como se não tivesse controle de nenhum aspecto de sua vida, observada sempre do ângulo mais negativo.

Geralmente, uma monografia que trate sobre este tema será referente à psicoterapia, nas suas mais diversas formas.

Em um projeto de pesquisa que tenha como objetivos o estudo da ansiedade geral, a metodologia será enfocada para encampar o máximo de situações problêmicas, devido à generalidade deste tipo de transtorno.

O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO - TOC

É um quadro difícil aquele vivido pelo paciente acometido pelo TOC. Sua ansiedade é geralmente canalizada para comportamentos obsessivos, tipicamente negativos e atos compulsivos, que servem como formas de alívio das sensações angustiantes.

Seu desenvolvimento pode ocorrer na infância ou na adolescência, ou ainda no jovem adulto. Monografias e Artigos cientificos abordando o TOC poderão ser um pouco mais complexos que aqueles que tratem da ansiedade geral, podendo mesmo abordar novas teorias coligadas para o acompanhamento e tratamento destes pacientes.

Veja um artigo muito interessante sobre a Adolescencia e a Psicologia

MEDOS E FOBIAS

Caracterizam-se pela intensidade do medo a objetos ou vivências muito específicas, geralmente ampliando o mal que estes poderiam fazer ao paciente. O comportamento deste indivíduo é de evitação, ou seja, eles buscam não precisar entrar em contato com o desencadeante.

Ao pesquisar para monografias ou artigos cientificos sobre as fobias, o aluno deverá valer de situações reais, ou seja, precisará realizar uma pesquisa de campo para a abordagem do tema monografico.

Nas faculdades, provavelmente o aluno que está terminando o seu curso de graduação terá muita facilidade em identificar pacientes acometidos por este gênero de transtorno de ansiedade.

TRANSTORNO DE STRESS PÓS-TRAUMÁTICO

Este tipo de transtorno evidencia aquele paciente que sofreu um evento específico, ou uma cadeia deles, e está preso ao mesmo. A sintomatologia se refere a lembranças, sonhos, medo constante, sintomas físicos.

Da mesma forma, é essencial afirmar em qualquer monografia ou TCC que aborde sobre a ansiedade que esta pode ser a porta para diversos desvios psicológicos, como por exemplo, o alcoolismo feminino.

 
COPYRIGHT