Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

O TÍTULO DE MONOGRAFIA E TCC

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Qual o papel do título de uma monografia? Por que dedicar tanta importância a este campo para uma pesquisa monográfica? Leia abaixo as razões pelas quais você vai precisar se dedicar à titulação monográfica para alcançar um maior impacto. Veja mais sobre o TCC ou pesquisa de conclusão

Os títulos em monografias impõem-se frequentemente por si próprios a partir da definição do objeto e do problema da pesquisa, sendo que em muitos casos, na verdade, este somente será definido com precisão após o aluno ter redigido a discussão dos resultados e a conclusão monografica.

No entanto, quanto mais cedo você puder definir o título de sua monografia melhor pois poderia evitar perder um tempo precioso (Saiba mais sobre a importância da gestão do tempo ao escrever monografias), mas no caso de se selecionar a titulação de monografias ao final da pesquisa, a partir das argumentações isoladas na pesquisa, você vai precisar rever sua metodologia da pesquisa para tentar definir se tomou o melhor caminho.

Neste caso, este elemento de destaque adviria das argumentações isoladas do tema de sua monografia e este possibilitaria determinar o sentido geral que se deseja apresentar nas monografias ou no TCC.

Este título deve ser curto, informativo e com um forte apelo. Deve ser breve, quase como um golpe e nunca contendo mais de dez palavras. Pode ser interessante, caso não consiga encurtá-lo, servir-se de um subtítulo que o acompanhe ao invés de um texto muito extenso, pois caso isto ocorra, um risco muito presente seria o de desencorajar o leitor.

Outro fator primordial é que a titulação do trabalho de conclusão de curso precisa refletir exatamente, e isto é o principal, o conteúdo da monografia. O que não se pode, sob nenhuma hipótese, é prometer ao leitor algo que sua monografia não contém.

Um gênero de temática titular de monografias muito interessante, mas que é pouco explorado no Brasil é o interrogativo, em que o texto titular é escrito na forma de uma pergunta. Estes apresentam um profundo apelo, mas desde que a pesquisa monográfica, em sua conclusão, responda exatamente à mesma.

Em nosso país, prefere-se, no entanto, o título associativo de monografias, em que se relaciona o problema da pesquisa e seu objeto, demonstrando-se, na no início, a relação primordial que será feita ao escrever seu TCC.

REAL IMPORTÂNCIA DOS TÍTULOS EM UMA MONOGRAFIA

O nome selecionado é freqüentemente o primeiro contato que o leitor terá com monografias ou com qualquer outro trabalho de pesquisa e por isso será sua primeira impressão. Portanto, este pode fazer com que o leitor leia ou não o texto e com que ânimo e interesse o aborde. Assim, o mais recomendável é refletir atentamente a fim de encontrar uma titulação sugestiva, atrativa, que desperte o interesse do leitor e que o convide a adentrar-se na leitura do trabalho monográfico ou o artigo científico.

Para isso, é indispensável analisar cada uma das palavras e substantivos que conformarão o texto titular, principalmente o primeiro, pois este será o que guie centralmente para o problema de pesquisa e sua resolução, pelo que é recomendável se encontre significativamente unido à integralidade do trabalho.

Pense no título de uma monografia como se fosse uma imagem, que capturará a atenção do leitor. Alguns alunos acreditam que uma imagem, psicologicamente falando, é a via pela qual se quer aparentar para os outros indivíduos. Porém, a realidade é que a imagem que se tem é formada pelo modo como os outros captam as mensagens, essência e os elementos a partir de suas percepções particulares. Tais elementos conformam a aparência e a reputação de algo ou alguém.

A forma como se constrói a imagem depende muito do próprio indivíduo. E em relação à sua monografia, você deve pensar qual a imagem que deseja. Isto porque uma boa monografia ou um bom TCC servem como cartão de visita, como chave para abrir portas. Veja aqui a função de monografias.

Deve-se ter claro que, em muitos casos, a impressão que se deseja alcançar não é a verdadeiramente conquistada, seja porque a mensagem não corresponde à realidade ou porque o autor da mesma não consegue cumprir com o necessário.

Por exemplo: em uma determinada monografia, o aluno desejaria transmitir uma mensagem de conhecimento, de capacidade, de controle e liderança, mas desde o primeiro impacto que outras pessoas têm em relação a monografias, como o título, já não se consegue atingir o desejado. isto pode se dar desde a fase inicial, como na elaboração de um projeto de pesquisa, por exemplo.

É natural que você deseje obter o máximo possível a partir do seu esforço em se dedicar ao seu trabalho monografico, mas de que adianta uma excelente monografia pronta se os alunos, ou outros pesquisadores, não se sentirem suficientemente estimulados a le-la. E esse problema acontece por causa da nomeação equivocada de seu trabalho monografico.

Em outras palavras, e de forma mais clara, o título da monografia é o primeiro elemento, e um dos mais importantes, para a construção da imagem de seu TCC ou de sua monografia aos outros.

Podemos oferecer várias dicas de como obter o máximo a partir da titulação da pesquisa monografica, capaz de prender a atenção dos outros, atiçar a curiosidade para a leitura e ser bem citado e conceituado como profissional.

DICAS PARA O TITULO DE MONOGRAFIAS

Na fase do projeto de pesquisa, anterior à investigação monográfica, o título é geralmente tentativo, já que o definitivo, que se decide realmente até o momento de terminar a monografia. Isto não obsta para que se desenhe o melhor texto titulatório possível para o protocolo de pesquisa e que este cumpra a função de atrair, interessar e informar o leitor.

A titulação deve caracterizar-se, principalmente, por ser curta e clara. Assim mesmo, deve expressar inequivocamente e de maneira interessante aquilo que vai tratar o trabalho investigativo. Na medida do possível deve conter palavras ou conceitos fundamentais bem como a precisão do marco espaço-temporal que compreende.

O texto titular pode conter um subtítulo, desde que este último contribua para conseguir os objetivos antes mencionados e não distraia a atenção ou faça difusa a titulação ou o objeto da pesquisa.

Deve-se depositar particular cuidado em que as expectativas que gere o título correspondam ao conteúdo ou objetivos do trabalho monográfico proposto: não deve gerar falsas expectativas que só resultariam contraproducentes.

É também recomendável escrever vários títulos e jogar com as palavras, conceitos e ideias, até que se encontre o que melhor expresse o que pretende o trabalho de monografia ou do TCC a que se está propondo.

Entre os vários elementos que você precisa considerar para construir um título de monografias ou de um TCC eficaz temos os seguintes:

Especificidade

Você deve ser específico. É necessário inserir a informação principal de sua monografia no título da mesma. Ao mesmo tempo, este elemento precisa conter o máximo possível de correspondência com a estrutura monografica. Saiba mais sobre a estrutura de monografias e do TCC.

Porém, não se pode escolher um texto muito grande, que ofereça todos os passos da pesquisa. Assim, ao nomear sua pesquisa, o texto pode ser mesmo pequeno, mas ele precisa demonstrar, refletir, o máximo possível do tema de sua monografia. Veja mais sobre como selecionar o tema de sua monografia

Escolha as palavras

É necessário que você escolha bem as palavras usadas ao nomear o seu trabalho monografico. Com certeza você já sabe a importância de se escolher termos claros e palavras compreensíveis para o seu texto na monografia e na titulação da mesma. Mas não tenha medo de usar palavras e termos específicos, correlatos ao seu TCC.

Isto porque você precisa prender a atenção das pessoas que importam. Por exemplo, você quer que pessoas que entendam sobre o tema da monografia ou que queiram aprender sobre o mesmo leiam sua pesquisa. E para isso, você vai precisar usar o mesmo nível de linguagem que consta em seu trabalho. Quer saber dicas de como escrever monografias e tcc? Veja este artigo sobre a escrita de monografia.

Tente captar a atenção

É preciso que você tenha sempre claro que e o título da monografia é o responsável por atrair os outros para seu TCC. Para isso, você precisa fazer, no perdão da expressão, como as gueixas: mostrar o que deve ser mostrado e esconder o que pode ainda chamar a atenção para fazer aumentar a curiosidade. Esta é uma regra de ouro na escrita monografica.

E não se esqueça, caso deseje, entre em contato com a Monografia AC para ajudar na construção do título, peça ajuda para nossa equipe de monografias.

 
COPYRIGHT