Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
MONOGRAFIA
 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

TIPOS DE MONOGRAFIA

GÊNEROS DE TRABALHOS CIENTIFICO ACADEMICOS

São diversos os gêneros de trabalhos acadêmicos, cada um com uma escrita monografica diferenciada

- Ata – descrição redigida do conteúdo de uma reunião. Em uma ata devem constar sempre a natureza de tal reunião, a organização realizadora, as pessoas presentes, os participantes e a data de realização. Deve demonstrar também o conteúdo tratado na reunião, assim como as decisões que porventura tenham sido decididas.

- Atas – material escrito descritivo das comunicações apresentadas em uma conferência, simpósio, reunião internacional ou congresso.

- Resumo - justamente uma breve descrição de uma monografia, artigo científico ou outro gênero de trabalho científico-acadêmico. Deve ser suficientemente conciso para oferecer um panorama geral do conteúdo do trabalho em questão, de modo a permitir que, sem precisar ler todo o conteúdo, possa-se ter uma base do mesmo.

Veja como realizar o resumo da monografia ou TCC

- Abstract – denominação inglesa para resumo.

- Análise – pode ser, de acordo com sua natureza e proposta, um gênero de monografia, assim como um artigo científico. Por isso, comumente, é, mais que um gênero específico de trabalho escrito, um estilo de algum tipo descrito. Caracteriza-se por ser oriunda de um profundo e detalhado estudo de algum tema. A partir daí, seu papel é explicitar e esmiuçar o assunto, seja a partir de outras bibliografias, de pesquisas práticas ou uma combinação de ambos. Em uma análise, seja uma monografia analítica ou outro, deve-se indicar os objetivos, a metodologia, a justificativa, entre outros elementos descritivos. Em sua quase totalidade, a análise deve ser encerrada por uma conclusão ou uma consideração final sobre a temática abordada e os resultados obtidos.

Vale citar que todos estes tipos monográficos contêm elementos comuns de monografias, sendo, por isso, classificados como tal.

- Análise crítica – Gênero específico de análise, em que a descrição de dados é sempre embasada em opiniões e revisões do próprio escritor ou de outros.

- Anamnese – Reunião crítica de dados referentes a um histórico, geralmente médico. Pode ter origem a partir da realização de exames ou de questionamentos.

- Antecedentes ou Referencial – Conjunção de fatores passados relacionados ao fato ou ao tema em questão na monografia. Serve para embasar e ambientar no tempo o leitor sobre a evolução da temática. Pode estar presente em algum capítulo introdutório, se se tratar de monografias, ou na introdução, mais comumente em um artigo científico.

- Artigo científico – trabalho escrito de forma mais concisa que em uma produção monográfica, sendo geralmente mais focado em dados ou em uma anamnese profunda do tema. Tem profunda aplicação no conhecimento, já que normalmente é o formato mais conhecido e explorado nas revistas indexadas, jornais científicos e acadêmicos, entre outros.

Saiba mais sobre artigo cientifico

- Revisão Bibliográfica– relação de fontes utilizadas em uma determinada pesquisa ou projeto, podendo ser artigos, livros, sites ou outros. Veja mais sobre uma boa revisão bibliográfica

- Catálogo – coletânea de informações, geralmente relacionadas entre si, com descrição de fonte e/ou características.

- Comentário – é um texto redigido, de caráter pessoal e exprime a opinião do autor referente a uma explicação resumida, um enfoque ou crítica do conteúdo de um texto específico, como de um livro, um artigo científico, uma monografia, ou outro. Este gênero de trabalho textual destaca as idéias expostas e a forma como estas se encontram apresentadas.

- Compendio – pode ser tanto um texto escrito ou pode ser também oral, mas trata-se de um resumo sobre a temática de um texto ou de uma monografia.

- Compilação – geralmente pode ser definida como uma forma de monografia, em que se reúne e se debate fontes bibliográficas agrupadas e que tratem de um tema específico. É bastante comum a compilação monográfica referente a artigos científicos.

- Relatório - é um gênero monografico basicamente descritivo, em que o autor narrará sobre atividades realizadas, podendo ser, por exemplo, um relatório de estágio, em que o mesmo abordará as atividades feitas, o aprendizado, as técnicas utilizadas, as experiências

- Composição – é um tipo de monografia, que geralmente é formada a partir da reunião de textos redigidos por autores diversos e independentes, em que cada um destes forma um capítulo que verse sobre um aspecto de um tema determinado.

Cada gênero ou tipo de trabalho monografico tem um estilo de escrita próprio, específico para a função que se queira atingir, ou seja, a mensagem específica monográfica.

Veja mais detalhes sobre a redação de monografias

 
COPYRIGHT