Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

DEFESA DE APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA E TCC

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Primeiramente, parabéns a você. Se está lendo esta página é porque já finalizou ou está finalizando sua monografia ou seu TCC e agora sente a necessidade em conhecer mais e se preparar para o seminário de apresentação de monografias, ou defesa de investigações acadêmico-científicas.

O trabalho de monografias ou de um TCC não reside simplesmente na confecção da mesma. O processo de elaboração de uma monografia se inicia desde a primeira reunião com o professor orientador e termina muitas vezes com um seminário de apresentação, ou seja, uma defesa expositiva do trabalho monográfico desenvolvido.

É normal que o aluno de graduação ou pós-graduação, como término do processo de elaboração de uma extensa prova ou um TCC, tenha que apresentar oralmente sua pesquisa monografica, em um processo que se denomina comumente defesa oral ou seminário de apresentação dos resultados, dos métodos e dos procedimentos.

Já no mestrado strictu senso ou no doutorado, a defesa oral da dissertação de mestrado ou tese é obrigatória, devendo ocorrer perante uma banca de professores, denominados examinadores.

Apresentação da Monografia

Como dicas para o seu sucesso na defesa ou apresentação oral de sua monografia, tcc ou dissertação podemos sugerir:

- Conheça bem o tema de sua investigação, sendo obrigatório que você saiba apontar as bibliografias consultadas, as dificuldades encontradas na redação de seu trabalho monográfico, entre outros aspectos.

- Escolha sabiamente os professores da banca examinadora do seu seminário de apresentação.

- Tenha sempre um contato muito profundo com seu professor orientador, visando solucionar os problemas de sua monografia antes da apresentação oral ou defesa.

- Procure a secretaria da sua instituição e conheça com antecipação os procedimentos para a defesa oral e o seminário de sua monografia ou tcc, assim como a formatação exigida da monografia.

- Teste a apresentação oral diante do espelho, controlando o tempo, a entonação de voz.

- Não se esqueça que o andamento da defesa oral deve acompanhar as fases de apresentação textual de monografias: introdução, metodologia, revisão, parte prática quando cabível, conclusão.

- Saiba as consequências dessa monografia, para a sua vida e para outros estudantes.

O PAPEL DA DEFESA ORAL DE UMA MONOGRAFIA OU UM TCC

Apesar do terror que tal atividade provoca no aluno, seu papel é primordial para a formação do mesmo pois a apresentação oral da monografia é uma oportunidade ímpar para o aprendizado de vários elementos que o aluno treinou durante toda a escola, a graduação, o seu emprego, e qualquer outra atividade social: a organização de idéias e elementos e a comunicação em público.

Assim, se durante a escrita da monografia o aluno pôde aprender sobre como buscar o pensamento científico, na forma de bibliografia (saiba mais sobre a bibliografia em uma monografia), organizar sua atividade na forma de metodologia de pesquisa em monografias, redigir um texto monográfico, entre várias outras atividades essenciais, agora ele também aprenderá muito com a defesa oral da monografia ou do TCC.

Tal aprendizado propiciado pela defesa de monografia ou do TCC será sem dúvida muito usado na vida profissional do aluno, seja na carreira acadêmica, seja na docente ou ainda no setor privado. Isto porque uma atividade própria de qualquer forma de exercer a profissão, independente de qual for e em qual meio, ele sempre será demandado a defender ou apresentar suas idéias, seus projetos ou qualquer outro conteúdo.

Mesmo nós também estamos apresentando ou defendendo nossos pontos de vista e conteúdos relacionados à preparação de monografias e pesquisas, apesar de não oralmente via online, mas em nossa prática diária estamos constantemente usando o que aprendemos em nossos cursos educacionais, principalmente na preparação da apresentação da defesa de nossa monografia.

Apesar da importância da defesa oral, muitas universidades estão relegando a mesma para um segundo plano, sendo que cada vez mais alunos nos procuram e alegam que não vão precisar apresentar oralmente os resultados de seus TCC nem de suas monografias. Lamentamos muito que as instituições de ensino não estejam dando a devida atenção ao seminário de defesa no final do curso, seja este de graduação ou de pós-graduação.

Saiba mais sobre a importância de monografia e monografias

Agora, durante a fase de preparo para o seminário, o aluno precisará realmente mostrar que compreendeu plenamente suas monografias ou seu TCC. Ele precisará mostrar, primeiramente para si mesmo, depois para os demais, que conhece os limites e o alcance da pesquisa monográfica produzida.

Seminário de Monografias e TCC

Ele precisará demonstrar que sabe que sua monografia, apesar de ter um papel importante, é uma etapa no conhecimento científico, produzido em um período de tempo e com limites que sem dúvida impediram que a mesma esgotasse o tema da pesquisa, em suma, precisa ter os pés no chão e mostrar que possui racionalidade científica suficiente para reconhecer as fraquezas da sua dedicação, por melhor que ela seja (ninguém é perfeito e não se espera perfeição de um trabalho final de graduação ou de pós graduação).

No entanto, se você está finalizando o seu curso de mestrado stricto senso ou seu doutorado, a defesa ou apresentação da dissertação passa a ser muito mais complexa, com fases mais definidas, objetivos mais próprios e elaborados, de modo que a defesa monográfica passa a ser distinta.

Para saber mais sobre Defesa da Monografia de Dissertaçao de Mestrado

Você, como aluno nesta fase, provavelmente estará muito ansioso e provavelmente nos perguntaria se os ganhos compensam as dificuldades. Nós já nos antecipamos na resposta: - "SIM".

Ao terminar a apresentação, se você fez uma boa monografia, desenvolveu corretamente sua pesquisa, teve uma assessoria adequada, sem dúvida estará leve e feliz, por mais uma etapa terminada, a coroação do seu curso acadêmico e estará apto a seguir adiante, com a maturidade de quem sabe que ainda tem muito a aprender, e muito a buscar.

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO DE DEFESA ORAL DE MONOGRAFIAS E TCC

O seminário de apresentação de uma monografia depende do estruturado por cada universidade, no caso de um trabalho de conclusão de graduação, muitas vezes a apresentação oral monográfica pode ser um seminário perante os colegas de classe.

Já em outros casos, ainda mais comuns no caso de um aluno de pós-graduação e aqueles que acabaram de fazer sua dissertação de mestrado, a apresentação se dá a partir da construção de um programa em slides (PowerPoint) e uma discussão oral referente à monografia a partir de uma banca de avaliação, com professores convidados juntamente com o professor orientador do autor da monografia, sendo que todos com experiência no tema de monografias e na orientação de pesquisas monográficas de seus próprios alunos.

Veja como montar um seminário de apresentação de monografias e tcc em slides

FASES DA DEFESA ORAL DE MONOGRAFIAS

A apresentação oral da defesa de uma monografia é algo sempre muito difícil para o estudante. Seja em monografias prontas de TCC ou em uma dissertação ou uma tese de doutorado, não há como fugir desta sensação.

Saiba mais sobre dissertaçao de mestrado

Toda pessoa, independentemente de sua profissão ou mesmo sua formação, de atores a alunos, fica nervosa ao precisar falar em público. Que jogue a primeira pedra a pessoa que não fique nervosa ao apresentar uma defesa oral de sua monografia, seu TCC ou qualquer trabalho científico.

Veja mais sobre TCC

No entanto, apesar das dificuldades, a defesa da pesquisa monográficapode ser uma experiência positiva para você. O segredo está na preparação anterior à própria defesa oral, ou do seminário de apresentação de monografias.

Algo que inicialmente deve ficar bem claro é que a complexidade da apresentação oral ou defesa está profundamente ligada ao grau de desenvolvimento educacional do aluno, ou seja, a fase em que o mesmo se encontra. Obviamente, a defesa de monografias de graduação será mais complexa que a apresentação oral de uma dissertação de mestrado.

 

Veja mais detalhes sobre monografia de graduação

Para auxiliar você nesta hora, aqui estão sete fases a serem seguidas.

FASE 1 – ESTABELECER AS NECESSIDADES

Primeiramente, você deve compreender a importância da apresentação oral da monografia, assim como você deve se informar, nos mínimos detalhes, sobre o que o seu professor orientador e a instituição de ensino esperam de você.

Esta é a hora de, após sua pesquisa concluída, você deverá se organizar.

Inicialmente, você precisa definir com exatidão quais os elementos ou fatores necessários para que a apresentação ocorra. Primeiramente, você já deve ter escolhido a banca de avaliação (caso você tenha essa flexibilidade, o que em muitas universidades não ocorre). Da mesma forma, deve se informar sobre o tempo de apresentação, como esta se dará (se há platéia ou não, se você poderá responder perguntas de qualquer indivíduo ou somente da banca, se poderá levar uma cola para ajudar, se você pode definir a data ou se é a faculdade que definirá para você).

Outro elemento muito importante é saber quais as ferramentas que estarão disponíveis. Se você pode contar com um computador multimídia, informe-se sobre os programas disponíveis (já pensou se você prepara sua apresentação em Powerpoint em uma versão mais atual e chega  na hora o computador não consegue abrir o arquivo em tal versão? É o fim da apresentação e defesa da pesquisa ou do trabalho de conclusão de curso.

Haverá datashow disponível? Se sim, qual é o procedimento para agendar o material? Você deverá ser responsável por isso ou seu orientador?.

Em resumo, nesta fase você deverá se informar sobre todos os procedimentos operacionais envolvidos na apresentação e defesa da monografias.

FASE 2 - DOMINE O TEMA DA MONOGRAFIA OU TCC

Comumente, a apresentação ou defesa de um TCC, uma investigação monografica ou uma pesquisa é somente uma etapa no processo de investigação, já que você é o autor. Assim, você (em teoria) domina o tema do seu trabalho.

No entanto, a abordagem do tema da monografia ou do TCC em uma apresentação ou seminário de defesa não é a mesma que a adotada na escrita do próprio trabalho monográfico. Isto se dá pela própria proposta da apresentação. Se na escrita de monografias você já gastou pelo menos um semestre, na apresentação você terá um tempo muito pequeno (apesar de que para você pode ser que dure uma eternidade).

Desta forma, você deverá comprimir o tema de modo a possibilitar um entendimento geral e plano sobre como foi desenvolvida a pesquisa monográfica.

Este passo pode parecer óbvio ou inútil, mas é um dos pontos que mais comumente trazem problemas nas universidades, pelo fracasso do aluno em diagramar o seu tema do trabalho de modo adequado na apresentação, perdendo pontos por isso.

FASE 3 – A PLATÉIA

Tal como já citado anteriormente, normalmente, nas universidades brasileiras, a apresentação ou defesa da monografia, do TCC, da dissertação ou mesmo do artigo científico ou de qualquer outro trabalho de pesquisa se dá perante uma banca composta pelo professor orientador da monografia e de alguns professores convidados ou definidos pela instituição de ensino.

No mestrado ou no doutorado, a apresentação ou defesa de sua dissertação ou tese conta com professores convidados pela instituição de ensino, pelo orientador em nome do aluno ou por este último. Tais professores são escolhidos pela afinidade com o tema da pesquisa ou com o professor orientador.

Banca da Defesa de TCC

Além disso, torna-se comum também a apresentação realizada de modo aberto ao público, ou seja, com platéia.

A apresentação ou defesa de monografias deve sempre levar em consideração qual o público que estará presente, tanto em relação aos professores da banca como da platéia em geral.
Basicamente, você deve levar em consideração três pontos:

- Quem é sua platéia?

- Qual o grau de afinidade e entendimento da platéia com o tema de sua monografia ou TCC?

- O que você pode fazer para tornar a apresentação ou defesa mais interessante para todos?

FASE 4 – DELINEAMENTO DA APRESENTAÇÃO

Uma apresentação ou defesa de monografisa pode ser dividida em três partes: a parte introdutória, o corpo principal e a conclusão (basicamente, o mesmo que no projeto de pesquisa ou do próprio texto monográfico). Você deve ser capaz de diagramar o que você deverá abordar em cada uma das três partes.

Peça ajuda ao seu orientador e faça uma lista dos assuntos a serem abordados em cada uma dessas fases. Você não poderá falar sobre tudo o que vem à mente, precisando “enxugar” sua apresentação para abordar todo o tema da pesquisa ou do artigo científico de modo adequado.

- Introdução

Leve em consideração a idéia de abrir a defesa da sua monografia com algo que prenda a atenção da platéia, como uma brincadeira ou uma piada relacionada ao tema. Ao conseguir fazer isso, você vai relaxar e ainda conseguir maior direcionamento do público para suas palavras.

Na introdução, você deverá dar um panorama geral sobre o que falará, dando uma relação dos tópicos mais importantes a serem tratados. Você pode, também, abrir a introdução explicando rapidamente sobre a evolução do seu tema.

Veja mais sobre como fazer a introdução de monografia

- Corpo

Aqui ficam situados os assuntos principais da sua apresentação da monografia. Este é o ponto mais difícil, mas você se sairá bem se abordar cada assunto juntamente com dois ou três casos relacionados (bibliografias ou experimentos), sempre indicando em que estes foram importantes em sua investigação ou seu TCC.

Programe uma sequência cronológica para montar a parte do corpo da defesa de monografias, para que todos possam entender mais facilmente a construção de seu trabalho.

- Conclusão

Aqui você poderá resumir em frases os pontos mais importantes da monografia e da defesa, visando recapitular e facilitar para a platéia.

Em seguida, trate sobre os pontos principais da conclusão escrita de sua pesquisa monografica e como este trabalho monográfico poderia ser complementado e é/foi importante para sua formação e a continuidade da sua vida acadêmica e profissional.

Use um tom de voz adequado para a conclusão, “fechando” sua apresentação.

COMO A MONOGRAFIA AC PODE AJUDAR NA DEFESA DE APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS E TCC

Toda a equipe de professores realizadores da Monografia AC também se encontra habituada a seminários de apresentação de monografias, já que são também orientadores dos trabalhos de pesquisa de seus alunos.

Para conhecer mais detalhes sobre nossa equipe de elaboração de monografia

A Monografia AC, quando solicitada, poderá criar um guia de apresentação de trabalhos, tabulada em dois arquivos, os slides e um guia escrito com os pontos mais importantes de uma monografia para faciltar na elaboração de sua própria apresentação, permitindo um melhor seguimento.

Da mesma forma, saiba que existe vida após monografias ou tcc

Da mesma forma, sua monografia, assim como sua apresentação, serão construídas a partir da formatação de monografia – ABNT, ou de sua instituição. Para ver mais sobre a formatação do seu trabalho, ou sobre a ABNT, entre em nossa página de formatação de monografia – ABNT

 

Ver mais artigos interessantes:

A APRESENTAÇÃO DA MONOGRAFIA E DO TCC

ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO MONOGRAFICO

O ORIENTADOR DA PESQUISA MONOGRAFICA OU DO TCC

 

 
COPYRIGHT