Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
 
 

COMO ESCREVER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

De acordo com as características que o próprio significado do termo explicam, uma monografia ou um TCC de revisão bibliográfica tem como premissa não aportar uma pesquisa original, quer dizer, com dados novos, mas é a de verificar, comparar, analisar as informações contidas nas bibliografias selecionadas de acordo com o tema monografico. Outra denominação para monografias de revisão bibliográfica é a de monografias de pesquisa teórica

A partir do exposto no Dicionário Aurélio, o termo revisão significa" o ato ou efeito de revisar, fazer uma nova leitura, uma nova avaliação". E é exatamente isto. A revisão bibliográfica, desta feita, seria a releitura e a reanálise das bibliografias com seus resultados, suas metodologias, suas abordagens e conclusões sobre o tema da monografia.

O aluno, ao realizar seu processo de revisão, estará fazendo uma monografia, em que ele aponta um problema de pesquisa e avalia, com este olhar, os dados e informações de autores renomados e próprios para levantar e classificar o que estas fontes bibliográficas apontam.

A recompilação dos dados constantes avaliará a capacidade do autor de sintetizar, avaliar e processar o conhecimento disponível.

Não é um desmerecimento para um aluno a realização de uma monografia, um artigo científico ou um TCC a partir de revisão bibliográfica, pelo contrário. Óbvio que, caso seja possível, o enriquecimento educacional será mais amplo se juntamente com a revisão for feita também uma pesquisa de campo ou prática, formadora da denominada monografia de estudo de caso. Saiba como fazer um estudo de caso

Além disso, monografias ou artigos científicos de revisão, quando bem feitos, com uma longa extensão de autores selecionados que sejam realmente importantes para o tema da pesquisa, costumam ser as mais consultadas e citadas pelos estudantes e pesquisadores da mesma área. Assim, não se preocupe, mas faça o seu melhor, pois o esforço compensa com o passar dos anos.

E agora você poderá perguntar: Mas como eu seleciono as melhores bibliografias para minha pesquisa monografica? Veja neste artigo sobre a BIBLIOGRAFIA EM MONOGRAFIAS

Não há normas próprias e específicas para a construção e organização das revisões bibliográficas, diferentemente do que acontece com as monografias e pesquisas na forma de artigo científico que são oriundas de pesquisas práticas e serão publicadas em revistas. No entanto, há convenções, determinadas pelas normas de formatação monografica.

Estas têm o papel de organizar a revisão bibliográfica para que cumpra sua função. Basicamente, uma boa revisão bibliográfica conta com a Introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Porém, como uma monografia, estas partes estarão subdivididas, de acordo com o grau de complexidade da pesquisa monografica.

A pesquisa bibliográfica precisa se certificar de que pode responder aos questionamentos abaixo elencados:

- O problema monografico da pesquisa conta com teorias e hipóteses suficientemente fundamentadas e com significativa produção bibliográfica?

- Existem teorias conflitantes? Díspares? Variantes?

- Há pesquisas importantes em andamento?

- Ainda não estão disponíveis fontes confiáveis de bibliografias para a construção da revisão bibliográfica sobre o tema da monografia escolhido?

O tamanho de um bom TCC de revisão teórica tem geralmente entre 40 e 60 páginas. Isto porque como a revisão bibliográfica trabalha com várias fontes e deve analisar dados muitas vezes conflitantes, precisa ter espaço para desenvolver os preceitos envolvendo o assunto e o problema da pesquisa.

Igualmente importante é a maneira com que você trabalha suas bibliografias. Algo muito útil é a construção de notas bibliograficas para classificação e acompanhamento das suas fontes de pesquisa. Saiba mais sobre como fazer notas bibliograficas

Da mesma forma, o tamanho varia muito com o tipo de revisão bibliográfica. Sim, existem alguns tipos...

TIPOS DE REVISÕES TEÓRICAS

A revisão teórica é um tipo de monografia, dentre vários outros, com funções específicas. Veja mais detalhes sobre os Tipos de Monografias. Algumas revisões somente colecionam as conclusões dos autores selecionados, já outras, as melhores, comparam e analisam as próprias fontes de pesquisa, de forma crítica e estruturada.

Poderíamos dividir monografias ou artigos de revisão bibliográfica de quatro classes:

Descritiva - ocorre sempre que o autor tem como meta a medição e a determinação dos elementos mais concretos do problema avaliado.

Correlacional - esta classe correlaciona mais de uma variável. Sempre comparativa, estabelece uma medida entre um elemento e outro e seus pesos e balanços. Podem ser duas, três ou diversas variáveis. Obviamente, quanto mais variáveis, mais a revisão bibliográfica será capaz de explicar o problema.

Exploratória - é aquela realizada quando o tema monografico não apresenta muitas bibliografias. Assim, o autor do TCC ou do artigo cientifico precisará coletar o máximo de informações, por vezes pouco especializadas, sobre a temática.

Causal - também denominada explicativa, em que o trabalho monografico tem como justificativa de monografias encontrar as razões e os motivos da ocorrência da situação problemica. Geralmente, este tipo de revisão bibliográfica precisa ser mais estruturado que os demais.

Apesar de todas estas formas de revisão seguirem as mesmas diretrizes de redação de monografias, é interessante que a linguagem em cada uma delas é um pouco diferenciada.

DIRETRIZES PARA SABER SE FIZEMOS UMA BOA REVISÃO TEÓRICA

- Buscamos nossas bibliografias em fontes confiáveis?
- Procuramos no mínimo 5 revistas indexadas?
- Utilizamos bibliografias com no máximo 10 anos de idade?
- Procuramos outras monografias, tcc e dissertações de mestrado, ou mesmo teses de doutorado como fontes de pesquisa?
- Conversamos ou consultamos pelo menos dois especialistas na área de nossa pesquisa teórica?
- Contamos com o apoio de nosso orientador de monografias?
- Entramos em contato com foruns e centros de estudo para procurar bibliografias mais atuais e relevantes em andamento?
- Quais são os autores mais relevantes e destacados relacionados ao tema monografico?

NECESSIDADES DE UMA BOA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para que uma pesquisa monográfica de cunho teórico seja considerada ótima, precisará cumprir alguns pontos fundamentais:

- Determinar as perguntas da pesquisa

Em uma monografia ou em um TCC de revisão teórica, os elementos da pesquisa precisam ser claramente demarcados logo no início. Assim, deve-se determinar as perguntas da pesquisa, o objeto escolhido e a situação problêmica.

- Escolher a Metodologia de Seleção

O aluno terá que fazer uma escolha importante: como escolher as fontes bibliográficas necessárias? O sucesso ou fracasso de sua revisão dependerá em larga escala desta escolha, já que mesmo que ele seja capaz de fazer uma revisão crítica de qualidade, se não contar com boas bibliografias seu trabalho terá sido em vão.

Assim, precisará determinar quantos autores, quais autores, onde fará a busca, com que contexto. Aqui, o aluno precisará contar com o seu professor orientador do TCC, pois acreditamos que ninguém melhor para orientar o aluno quanto aos melhores autores em seu tema monografico.

- Construir filtros

O aluno precisará filtrar as bibliografias existentes sobre seu tema de monografias, para que não seja engolido pelo excesso de informação, que ao contrário do que se pensa, poderá fazê-lo desviar-se dos objetivos da monografia escolhidos.

- Comparar e analisar as bibliografias

Este é o objetivo primordial de uma revisão bibliográfica. O aluno precisará escolher o melhor enfoque para sua pesquisa monografica teórica. Por exemplo: entre bibliografias com resultados discrepantes, qual escolherá para basear seu trabalho de conclusão de curso? Ele seria capaz de identificar as razões pelas quais os autores das bibliografias comparadas encontraram resultados distintos?

- Fazer suas conclusões

Aqui o aluno terá o seu trabalho final, ao escrever suas conclusões. Ele precisará apontar as razões que o levaram a concluir sua monografia ou seu TCC de uma forma e não de outra. É quase uma segunda justificativa de pesquisa.

Bem, acreditamos que agora você tem mais embasamento para fazer seu referencial teórico. E caso precise de mais ajuda, é só entrar em contato conosco.

Se você gostou deste artigo talvez gostaria de ver também:

O PROBLEMA DE PESQUISA DE MONOGRAFIAS - Como definir a situação problêmica para sua pesquisa.

A ESTRUTURA DE UM TRABALHO MONOGRAFICO - Veja quais as melhores formas de estruturar seu texto do TCC ou de qualquer monografia?

O TEMPO NA ELABORAÇÃO MONOGRÁFICA - Saiba como o tempo influencia em seu trabalho monográfico

FRASES E PARÁGRAFOS - Descubra as melhores formas de estruturar as frases e os parágrafos de sua pesquisa monografica.

 

 
COPYRIGHT