Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
 
 

O RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

O relatório de estágio é um tipo de monografia que tem como finalidade a apresentação descritiva do local do estágio realizado pelo estudante, geralmente no final do seu curso acadêmico de graduação, destacando-se as atividades realizadas, o período de tempo do estágio e os conhecimentos envolvidos.

Sua natureza é a descrição e metabolização da prática adquirida na atividade de estágio, realizado pelo aluno em uma empresa, hospital, grupo, entidade, etc... de acordo com a natureza específica de sua formação acadêmica.

Toda monografia consistente em um relatório de estágio também deve obedecer uma formatação específica, estabelecida pela ABNT ou pela instituição do aluno.

De modo comum, fazem parte do relatório de estágio as peças pré-textuais, que seriam a capa, os agradecimentos, com um caráter optativo e o sumário. Em seguida, passa-se para as partes textuais, que consistem na introdução, a apresentação da organização onde foi realizado o estágio, um plano da carga horária realizada, um relatório de caráter descritivo e uma conclusão. Veja como fazer a introdução do relatório

Finaliza-se a monografia na forma de relatório de estágio com as partes pós-textuais, caracterizadas pelas referências bibliográficas utilizadas no projeto.

Esta bibliografia é essencial em qualquer monografia. Veja como selecionar as melhores bibliografias para seu relatório

Os elementos que compõem a parte textual do relatório são: introdução; apresentação da empresa; síntese da carga horária semanal; relatório descritivo; conclusão.

As partes pré-textuais de um relatório de estágio são muito semelhantes a qualquer outra monografia, assim, evitar-se-á, para evitar repetições, a abordagem destas partes.

Caso queira conhecer os aspectos de formatação da monografia.

Passa-se já diretamente para um estudo mais detalhado das partes textuais de uma monografia – relatório de estágio.

A introdução justamente é a primeira parte textual e tem a função de destacar a relevância do estágio realizado para a formação educacional e laboral do aluno. Da mesma forma, deve-se abordar o período de realização do mesmo, além do local de realização. Os objetivos focados pelo aluno quando da realização do estágio também são essenciais na introdução desta monografia.

Outro campo fundamental para um relatório de estágio adequado é a metodologia, que descreve explicitamente as atividades práticas realizadas, os resultados desejados, o cotidiano do estágio e o que o aluno pôde efetivamente concretizar nesta área.

 
COPYRIGHT