Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACMonografias ProntasDissertação de Mestradoprojeto de pesquisaFormatacao de monografia ABNTArtigos CientíficosQualidadeInvestimentoEntre em Contato Conosco

A PÓS-GRADUAÇÃO

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Este artigo aborda a importância dos cursos de pós-graduação no mundo contemporâneo e como a Monografia AC pode auxiliar você neste caminho.

Veja também sobre a GRADUAÇÃO

Desde os primórdios do desenvolvimento dos sistemas educacionais modernos, estes tenderam a especializar-se segundo os destinos trabalhistas esperados para seus alunos, tanto na duração dos estudos como em sua especialidade. Neste sentido, a continuidade e transformação de fórmulas institucionais estão profundamente relacionadas com a resposta do modelo educacional formal e não formal às mudanças do sistema produtivo, da organização do trabalho e da estrutura social.

De acordo com isto, estende-se a consciência entre os graduados sobre a necessidade de atualizar seus conhecimentos e sobre o valor dos diplomas acadêmicos, como uma forma de “credenciamento de saberes”, que são fundamentais quando for necessário alcançar novos trabalhos, seja para o desenvolvimento profissional dentro de uma empresa ou organização, ou ainda, para o autodesenvolvimento na atividade privada.

Frente a estas revelações do mercado de trabalho, os profissionais reconhecem nas pós-graduações um suporte para aprender e aplicar conhecimentos, como também, para criar novos. Neste sentido, o argumento geral faz referência à formação de pós-graduação como uma ferramenta que permite um melhor desenvolvimento no lugar de trabalho, mas ao mesmo tempo, constitui uma via alternativa para a busca de oportunidades trabalhistas diferentes.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO PROSSEGUIR SEUS ESTUDOS EM UMA ESPECIALIZAÇÃO

Nos últimos dez anos a oferta de programas de pós-graduação não deixou de crescer, o que está especialmente relacionado com a positiva valoração que fazem as empresas deste tipo de formação, tanto ao contratar como para o cálculo de promoção de seus cooperadores.

No entanto, os especialistas advertem sobre as duas faces da moeda. Os estudos indicam que as rendas são maiores à medida que aumenta a escolaridade, mas nem sempre um maior nível de estudos melhora as possibilidades trabalhistas.

Muitas vezes a falta de experiência, de prática de campo trabalhista na área de especialização ou os baixos salários podem apresentar um efeito contrário. Por isso antes de realizar um destes programas é importante conferir o mercado trabalhista e ter uma clara visão do que se quer conseguir.

Neste sentido as empresas optam por um equilíbrio e convêm em que o desenvolvimento profissional toma forma entre a educação e os ganhos trabalhistas e que ambos os extremos devem estar alinhados.

De acordo com a experiência da Monografias AC, podemos afirmar que isto permite não somente apresentar títulos, mas também poder dizer que a pessoa agregou valor às empresas onde trabalhou.

Publico das Pós-graduações

Por isso as vezes é melhor ter cerca de cinco anos de experiência trabalhista antes de estudar uma pós-graduação, porque além de gerar um eficiente networking, a aprendizagem é diferente.

Há consenso em que não convém fazer um MBA ou outro gênero de pós-graduações sem experiência trabalhista porque as principais habilidades que se adquire em um curso desta natureza têm a ver com situações que se enfrenta no trabalho.

Deve-se levar ainda em consideração que os cursos formadores de pós-graduação são dirigidos normalmente a dois tipos de público, os recém graduados e os profissionais, e as motivações que movem a cada um deles a decidir-se por estudar um curso posterior à sua formação universitária são muito diferentes.

No caso dos recém graduados, o que procuram é uma formação mais completa que a que receberam na universidade, que lhes aproxime mais da realidade empresarial, já que a formação universitária é fundamentalmente teórica. Ademais, a relevância que as empresas dão às especializações é um grande atrativo para aqueles estudantes que associam uma formação mais completa com maiores e melhores oportunidades profissionais.

Por outra parte, os profissionais que contam com alguns anos de experiência trabalhista, vêem a necessidade de fazer uma pós-graduação para renovar, atualizar e especializar seus conhecimentos em áreas que lhes permitam desempenhar com maior eficácia e eficiência a atividade que vêm desenvolvendo desde há mais tempo, com o fim de poder ascender dentro de sua empresa ou ainda, postular um emprego melhor.

No caso de um recém graduado, as empresas valorizam que, apesar de não ter muita ou nenhuma experiência trabalhista, não se trata de uma pessoa somente com conhecimentos teóricos, mas que ademais conta com a visão prática que lhe dá a formação de pós-graduação. Ao contar com este “algo mais”, é-lhes também mais fácil a colocação no mercado de trabalho já que são mais atraentes para uma empresa com relação àqueles que não receberam essa formação.

No caso dos profissionais, uma especialização é bem valorizada sobretudo em postos de responsabilidade, tanto em cargos intermediários como gerenciais, que ofereçam ao profissional o desenvolvimento de habilidades e competências gestoras.

É importante recalcar que a formação de pós-graduação é valorizada em todas as áreas por igual. Assim, um engenheiro, advogado, médico ou jornalista, todos podem adquirir enormes benefícios optando pelo desenvolvimento de habilidades especiais que se adquirem neste tipo de cursos, desde que realizem uma decisão bem informada e analisem todos os riscos que, como em todos os âmbitos, estão presentes.

Por exemplo, temos a INTERNACIONALIZACAO DO CONHECIMENTO E O ENSINO SUPERIOR

A VISÃO DOS PÓS-GRADUADOS

Os pós-graduados, em sua maioria, manifestam que existe uma adequação entre sua atividade principal trabalhista e o nível de formação. O argumento que mais expõem é que o estudo de pós-graduação é uma ferramenta que permite aos profissionais defrontar as demandas trabalhistas com uma maior autonomia e efetividade. Isto é, mediante as pós-graduações puderam suprir suas carências de sua formação universitária, adquirindo maior segurança em algumas temáticas específicas.

Em linhas gerais, argumenta-se, então, que um título de especialização ajuda a atingir um lugar de privilégio entre os postulantes para um posto de trabalho, assegurando de alguma maneira uma maior empregabilidade.

A realização de pós-graduações é importante, porque permite um melhor entendimento das áreas profissionais, ademais habilita os alunos para oferecer melhores soluções aos problemas. A principal deficiências das carreiras universitárias é que são muito gerais e impedem aprofundar em temas específicos".

Deste modo, as opiniões parecem mostrar que um melhor nível formativo educacional, seja para um melhor desempenho no posto de trabalho ou para novas possibilidades, reforça a empregabilidade das pessoas. Efetivamente, a maioria dos alunos pós-graduados coincidem em que o título de especialização agrega valor ao profissional, principalmente dentro de uma organização de tipo burocrática, onde “os mais educados” têm uma vantagem superior frente aos demais.

Categorias de pos-graduacao-especializacao

Quadro - Categorias classificatórias dos cursos de pós-graduação

 

Em todo caso, do discurso geral se desprende a necessidade de atualizar e especializar os conhecimentos e apostar em uma formação permanente. Deste modo, os profissionais encontram na formação de pós-graduação um instrumento para alcançar os “circuitos meritórios” da profissão, numa tentativa por diferenciar-se em um mercado cada vez mais com excesso de oferta de titulações.

AS PÓS-GRADUAÇÕES E AS MONOGRAFIAS

As pós-graduações lato sensu têm um público específico: aqueles já graduados que trabalham ou estudam ainda e precisam se especializar em algum campo, geralmente voltado para sua atuação profissional imediata ou para alguma área em que desejem atuar no futuro.

Este campo passa a ser, desta forma, mais específico e direto que um mestrado stricto sensu, com validação acadêmica e com maior grau de reconhecimento.

Seja por sua diretividade ou pelas próprias condições dos alunos, os cursos de pós-graduação podem ser oferecidos, muitas vezes, à distância, em uma modalidade conhecida como cursos de educação à distância ou EAD

As empresas buscam, assim, um contato mais próximo com os cursos de especialização mais reconhecidos no país, visando captar os profissionais egressos dos mesmos.

Todos os alunos de tais carreiras normalmente devem entregar, ao finalizarem seu curso, uma monografia de modo a comprovarem a aptidão à elaboração e síntese de um determinado conhecimento.

Veja também Escolha do Tema de Monografia

A monografia em tais cursos apresenta maior complexidade que as monografias de graduação, sendo que isto se dá devido ao fato de que o aluno se encontra em um grau mais elevado e, em teoria, já realizou uma pesquisa monográfica, um ou mais artigos cientificos, outros ou mais durante o seu curso acadêmico.

Vale notar que a monografia de pós-graduação, ao contrário dos trabalhos monográficos universitários, não costuma ser denominadas também de TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso.

A função das mesmas pode ser, também, abrir mais algumas portas no mercado de trabalho, servindo para exporem a experiência do aluno, assim como suas metas e possibilidades. Por isso é essencial que o mesmo dedique o máximo de suas capacidades na elaboração de sua monografia pronta.

Nós, da Monografia AC, estamos aptos a realizar pesquisas de base focada como sustentáculo para que você realize sua monografia de pós-graduação, atendendo aos requisitos enfrentados por tais pesquisas para o sucesso de seus alunos.


LEIA TAMBÉM

Gestão do tempo ao redigir monografias e tcc

Formatação de Monografia

Realização de Monografia

Parágrafos e frases na escrita de monografias

 
COPYRIGHT