Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
Dissertação de MestradoProjeto de PesquisaArtigo CientificoOrçamento
 
 

O PLAGIO EM MONOGRAFIA E TCC

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Não somente o professor orientador de monografias mas toda a instituição acadêmica não podem jamais deixar de frisar aos seus alunos e a todos os agentes envolvidos no processo educacional a importância da discussão sobre o plágio, nos seus mais diversos níveis.

Urge a discussão sobre quais práticas podem ser consideradas plágio em uma monografia pronta ou outro tipo de pesquisa monográfica e quais não são, quais seriam os limites, mas, principalmente, quais as consequências de uma pesquisa plagiada e qual o procedimento correto, dando condições plenas para que os estudantes possam realmente usufruir educacionalmente da produção de sua própria monografia ou de seu TCC.

Desta feita, toda instituição educacional e seus professores deveriam estruturar políticas de condução dos casos de plágio em monografias, com cursos e práticas focados na detecção, correção e seguimento dos fatores relacionados à pesquisa e a escrita monográfica.

Algo que a equipe da Monografia AC pode detectar é que a elaboração de monografias é uma entidade muito difícil para um estudante, ao mesmo tempo em que o mesmo não é devidamente preparado para tal atividade durante sua vida acadêmica, preocupando-se com isso somente no último ou nos dois últimos semestres de seu curso.

O plágio, da mesma forma, também só é discutido, quando tal discussão ocorre, quando o aluno entra em contato com a obrigação de escrever uma monografia ou um TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (SAIBA COMO FAZER), e não antes. No entanto, todo professor sabe que o hábito do plágio, inconsequente na maioria das vezes, já está presente na vida do estudante muito antes da própria graduação, em trabalhos de pesquisa, na “inocente” cola na prova, etc, de modo que plagiar em sua monografia passa  a ser encarado por este estudante como um processo de evolução natural.

Uma sugestão que a Monografia AC faz é que toda instituição estruture um curso detalhado sobre o plágio como parte integrante do processo acadêmico envolvendo a pesquisa e escrita de monografias e tcc, geralmente na disciplina de Metodologia Cientifica, por exemplo.

O que podemos notar, é que os indivíduos são preparados para a competição e para a busca de resultados. Assim, eles são compelidos, desde crianças, a alcançar as metas a todo custo, sem se preocupar com a metodologia usada para tal operação. A ausência de ética na educação, por exemplo, é um dos principais causadores do plágio acadêmico, e não somente no âmbito de monografias ou de TCC, mas de provas (o famoso "colar"), de trabalhos de pesquisa, entre outros.

A Ética é considerada uma ciência prática e normativa que estuda o comportamento dos homens, que convivem socialmente sob uma série de normas que lhe permitem ordenar suas atuações e cujo estabelecimento cabe ao próprio grupo social.

Tal ciência foi estabelecida visando delimitar as competências e atuações de cada um dos membros que conformam um grupo social determinado.

Estes "grupos sociais determinados" devem ser visualizados como as partes que constituem um todo.

Por exemplo, um grupo social esta conformado, por sua vez, por uma série de subgrupos, que se atomizam de acordo com seus comuns interesses.

Temos assim que, num grupo social que se rege por determinadas normas; sociais, religiosas, econômicas, políticas, profissionais, educativas e outras não menos importantes; existem, como afirmado anteriormente, subgrupos que tomando em conta as normas gerais, criam suas próprias regras ou normas para delimitar sua ação.

Tendo como base do nosso trabalho empresarial as monografias, vamos focar a discussão para tal ponto, visando não perdermos a objetividade.

 

PRÁTICAS DE PLÁGIO EM MONOGRAFIAS

Via de regra, tal como visto acima, toda vez que um pretenso autor se utiliza da idéia de outro, independente de sua fonte ou natureza, sem o devido crédito em uma monografia ou um TCC, incorre-se em plágio.

Desta feita, tem-se que em toda monografia que uma dessas açoes estiver presente, haverá plágio:

- Utilização literal de palavras, conceitos, frases sem a devida citação ao material original

- Paráfrase dos mesmos elementos do tópico anterior em uma monografia ou um TCC

- Uso de uma estrutura ou um elemento como um gráfico ou uma fotografia, ou ainda um contexto de pesquisa sem a devida citação.

Da mesma forma, percebe-se que nem mesmo existe um consenso relacionado ao que é exatamente plágio em monografias por parte dos professores das instituições acadêmicas brasileiras.

 

A MONOGRAFIA AC E O PLAGIO ACADÊMICO

Uma das maiores fontes de frustração do nosso trabalho de elaboração de monografias de base para que o estudante possa escrever sua própria monografia ou seu TCC com mais preparo e objetividade é a confusão sobre a verdadeira natureza de nosso trabalho de monografia.

Tal como veementemente frisado em nossos websites, nossas monografias devem servir como uma fundamentação de pesquisa para o aluno, como uma bibliografia para monografia mais específica e com excelente viés de tratamento em relação ao tema da monografia do mesmo.

Desta feita, não permitimos a entrega de material elaborado por nós como se fosse de própria realização do aluno, o que na verdade é crime de falsidade ideológica, visando com isto proteger a todos os envolvidos na relação educacional brasileira.

A Monografia AC ganha menos com tal atitude? Sem duvida, porém todos que trabalham nessa equipe podem dormir tranquilos, sem o peso na consciência.

 

Monografias sobre transtornos alimentares
Tema Monografico - A Oligoterapia
Monografias Prontas sobre Dados Informacao e Gestão
Tema de Tcc sobre o ensino da ortografia
Pesquisa monografica sobre o ensino da matemática
Tema de Trabalho de Conclusao de Curso sobre a qualidade do atendimento

 
COPYRIGHT