Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
ORIENTADOR COMO ALIADO EM MONOGRAFIAS
 

O ORIENTADOR DA MONOGRAFIA OU DO TCC

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Veja também: PROBLEMAS ENTRE ORIENTADORES E ALUNOS E COMO RESOLVE-LOS

Uma indefinição, infelizmente, para todo aluno que realiza sua monografia ou TCC é a participação do orientador no processo. Afinal, seu orientador é um parceiro ou um carrasco em sua monografia?

Infelizmente, a grande parte dos alunos que procuram a Monografia AC não percebe a importância do orientador em todos os níveis de produção de monografias, da escolha do tema de uma monografia até a defesa de sua monografia ou de seu TCC.

Em relação a monografias, dentro de sua função, o papel do orientador advém do próprio termo: aquele que orienta, que guia, que sustenta e auxilia. No entanto, nem sempre esta função é cumprida como deveria e a culpa não é somente do orientador, mas também do aluno.

Em algumas universidades, o aluno procura aquele orientador com quem sinta afinidade, estando mais à vontade para discutir detalhes e o andamento de sua monografia, já em outras, este mesmo orientador é imposto. Em alguns casos, cada orientador segue somente algumas monografias por semestre ou ano, já em outros, um mesmo orientador precisa coordenar mais de 50 monografias simultaneamente. Sem contar a apresentação do projeto de pesquisa, etapa muitas vezes essencial para o aluno e seu TCC ou monografia.

É óbvio que quanto mais exclusivo for o seu orientador, mais auxílio ele poderá dar em sua monografia, e menos reclamações você terá.

PAPEL DO ORIENTADOR PARA MONOGRAFIA PRONTA OU TCCTorna-se muito comum a procura por parte de nossos clientes para que possamos definir um tema para sua monografia. No entanto, aconselhamos a você procurar seu orientador para definirem, em conjunto, as melhores diretrizes para o seu trabalho e sua necessidade.

Caso ele lhe sugira um tema que você não domina para sua monografia ou TCC, procure se informar sobre o mesmo, lendo artigos, como por exemplo, este artigo sobre transtornos alimentares para monografia.

A idéia é que você procure seu orientador sempre que necessário, tirando dúvidas, questionando, com a humildade de aceitar e acatar o que ele tem a lhe oferecer. Peça sempre mais do que ele dá, já que um aspecto que sempre notamos é que muitos alunos esperam que o seu orientador sempre tome a iniciativa.

Um problema muito corrente é quando o professor orientador abandona seu papel de guia para adotar uma política de inquisição. Ele combate todas as suas idéias para temas de monografias, critica a seleção das bibliografias, não aceita seu estilo de escrita e desmerece suas capacidades em relação ao TCC ou à monografia. Pode parecer que isto é contraditório, mas a quantidade de professores que têm esse perfil é imensa. Seja por falta de preparo adequado, por não gostarem do seu papel de orientação, eles falham em suas obrigações, deixando seus alunos completamente perdidos, sentindo-se incapazes de escrever suas próprias monografias.

A Monografia AC, dentro do seu padrão de qualidade e preparo, se oferece para auxiliar você neste processo. Veja o investimento na Monografia AC.

O PAPEL DO ORIENTADOR NO PLÁGIO EM MONOGRAFIAS E TCC

Um caso de suspeita de plágio por parte de um estudante em uma monografia ou em um TCC, nunca é algo realizador ou mesmo satisfatório para um professor orientador de monografia. Da mesma forma, provar que o estudante cometeu o crime de plágio pode ser considerado como algo ainda pior. Tal plágio pode recair sobre a entrega de um material que não foi elaborado pelo aluno ou a utilização inadequada de bibliografias em sua monografia.

É comum que o orientador se sinta ofendido e magoado quando a falta de ética se encontra presente na relação professor – aluno. No entanto, diversas medidas podem ser tomadas para que a prática do plágio em monografias ou TCC seja minimizada ou mesmo anulada.

A palavra de ordem neste campo é rigor.

Primeiramente, não há uma idéia clara por parte dos estudantes do que seja plágio. Na verdade, muitos alunos que procuram a AC Monografia se surpreendem pelo fato de uma paráfrase em monografias ser uma prática plagiadora quando não acompanhada da devida citação. Assim, a primeira providência deve ser um intensivo trabalho de formação acadêmica sobre os alunos, explicando o conceito do plágio, quais as consequências , não somente em uma monografia ou um gênero de trabalho monográfico mas em todos os campos de suas vidas e, principalmente, exemplificar a finalidade da elaboração verdadeira e completa de uma monografia.

No entanto, apesar de tais elementos discutidos, ainda há espaço para várias outras questões. Podem ocorrer problemas sérios entre o orientador e seu aluno.

Desta feita, tem-se a necessidade de uma discussão mais ampla sobre o plagio em monografia

Veja também este artigo sobre a importância da formação continuada do orientador docente

 

 

Monografias transtornos alimentares
Monografia pronta de oligoterapia
Tema dado informação
Artigo ortografia
projeto matemática
Pesquisa qualidade atendimento

 
COPYRIGHT