Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
 

OBJETIVOS DO PROJETO DE PESQUISA E DA MONOGRAFIA

 

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Então você está escrevendo um projeto de pesquisa e chegou a hora de falar dos seus objetivos. Ou você está redigindo uma monografia que necessite do que se chama "introdução longa". Calma.. é muito simples.

Primeiramente, vamos falar sobre o conceito de objetivo: é um fim a ser atingido, um alvo, uma meta. Pronto, já temos que o objetivo, em um projeto de pesquisa, é a meta a ser atingida com o trabalho na futura monografia.

Mas nós não temos somente um gênero de objetivo em projetos de investigação, temos dois tipos diferenciados: os específicos e os gerais.

Por falar nisso, você já leu nosso artigo sobre O PROBLEMA E A SITUACAO PROBLEMICA EM PROJETOS DE PESQUISA?

OBJETIVO GERAL

Este gênero recai como a grande meta que seu trabalho monográfico ou de sua dissertacao de mestrado deverá atingir. Ele é o principal. É a resposta à pergunta: O que você quer com sua monografia?

Apesar da maior facilidade de responder o que seria este tipo de objetivo, defini-lo pode ser um pouco difícil, já que primeiramente você deverá ter exposto o Problema do seu projeto de pesquisa. Assim, a meta geral de seu trabalho monográfico será a resposta a este grande problema.

Esta resposta será dada pela pesquisa contida na monografia ou no TCC, de forma que o autor deverá buscar respostas e, moldando um ambiente de conhecimento, a partir da revisão bibliográfica que realizará, a partir das fontes de pesquisa bibliografica que terá acesso, poderá, da melhor forma possível, resolver o problema.

É comum que muitos outros outros pesquisadores, antes e depois de você, possuam objetivos especificos semelhantes em suas monografias, de forma que vale pesquisar artigos científicos, trabalhos monográficos, pesquisas, que, de acordo com o objetivo necessário, auxiliem a atingi-lo.

Para que se possa atingir um problema de larga magnitude, como toda boa definição problêmica em monografias, o aluno precisará mirar em outros objetivos, geralmente paralelos, que acabarão cercando o objetivo geral. Estes são os objetivos específicos. Da mesma forma, é interessante citar que cada objetivo acompanha uma determinada hipótese de pesquisa, ou seja, um elemento de predição variável para a compreensão de um aspecto do problema da investigação

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Tais objetivos são “metas menores” que, ao serem alcançadas conjuntamente, acabarão permitindo a vitória sobre o objetivo geral monografico. O objetivo geral seria a resolução do problema de fato, já os objetivos específicos seriam as formas de captar dados para construir uma solução.

Se o objetivo geral é enunciado, em um projeto de pesquisa, como um enunciado mais amplo, os objetivos específicos devem ser estabelecidos pelo aluno, de acordo com suas capacidades.

Por isso, a escrita dos objetivos específicos em um projeto de investigação é feita a partir de enunciados curtos e bem fechados, bem especificados mesmo, usando verbos marcados (construir, analisar, avaliar, detectar, quantificar, medir).

Como o geral dá origem ao particular ou específico, o aluno pode se confundir e pensar que a resposta poderia ser dada pelo objetivo geral, mas não se confunda, é para isso que existem os objetivos determinados ou especificados.

Assim, objetivos específicos construídos corretamente seriam:

- Determinar ou quantificar o resultado de um determinado experimento
- Analisar um modelo teórico específico
- Caracterizar um efeito próprio causado por uma razão específica

Assim, em um projeto de pesquisa, o objetivo geral está mais próximo do problema, enquanto os objetivos gerais estão mais irmanados com a Metodologia.

Conseguiu ver a diferença? Enquanto a meta geral estuda um fenômeno, as metas específicas vão medir, quantificar, analisar, avaliar, o mesmo.

A importância do objetivo geral é tão significativa que ele deve estar presente também no resumo da monografia ou do TCC.

Da mesma forma, os objetivos, considerados como um dos principais elementos da pesquisa, se relacionam profundamente com o problema, as hipóteses e a metodologia na construção da pesquisa monografica. Saiba mais sobre A RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS DA PESQUISA

 

MAIORES ERROS EM OBJETIVOS DE PROJETOS E MONOGRAFIAS

 

Os seguintes são os erros mais comuns cometidos na redação de objetivos, além da inadequada utilização dos verbos.

- Confundir um objetivo geral com um específico

- Escolher um objetivo específico muito óbvio, que já é próprio da elaboração da monografia ou do TCC. Por exemplo: reunir fontes bibliográficas sobre o tema do projeto. Ora, você já vai precisar reunir a bibliografia própria do assunto da sua pesquisa. Escrever isso é enrolar.

- Apontar algo impossível. É comum que alguns alunos busquem impressionar o orientador de monografia na hora de escreverem seus projetos de pesquisa, e aí acabam prometendo coisas que não vão conseguir cumprir. Alguns chegam mesmo a propor coisas que NENHUMA outra pessoa conseguiria fazer.

Enumerar os objetivos específicos fora de ordem. Para tudo há uma sequência. Muitas vezes, durante a elaboração da pesquisamonográfica, o aluno vai precisar alcançar um objetivo específico antes de passar para outro. Assim, eles devem estar em sequência no texto do projeto de investigação.

Confundir o objetivo geral com o tema do projeto de pesquisa. Em alguns casos, eles podem ser parecidos, mas neste caso, você vai precisar rever o seu título, por este ser muito amplo. Se o título estiver correto, então se está confundindo o objetivo geral com uma meta específica.

OS SEUS OBJETIVOS ESTÃO BEM ESCRITOS?

Visualize cada objetivo que você escolheu para seu projeto de pesquisa. Imagine que você já terminou sua monografia ou seu TCC e vai apresenta-lo oralmente, contando como conseguiu atingir os objetivos, um a um, mesmo que de forma negativa, quer dizer, a resposta foi contrária ao que você imaginava quando começou sua pesquisa monográfica. Você poderia fazer uma tabela ou uma figura, uma foto ou cálculos dos dados levantados com este objetivo? Se a resposta for positiva, ele é específico, do contrário, ele é um objetivo geral. E agora, você já sabe como vão ficar os objetivos de suas monografias?

Mais alguns artigos que poderão interessar você:

- INTRODUCAO DE MONOGRAFIAS E TCC

- O RESUMO DA PESQUISA MONOGRAFICA

- A MONOGRAFIA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

- A QUALIDADE EM PESQUISAS MONOGRAFICAS

A MONOGRAFIA AC ESTÁ PREPARADA PARA REALIZAR EXCELENTES PROJETOS DE PESQUISA COM ÓTIMOS OBJETIVOS PARA AUXILIAR VOCÊ A DELINEAR SUA MONOGRAFIA OU SEU TCC

 

 
COPYRIGHT