Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACComo é uma Monografia prontaDissertação de MestradoO Anteprojeto da pesquisaFormatacao ABNT de MonografiasArtigo CientificoQualidade MonográficaInvestimentoEntre em Contato Conosco

A MONOGRAFIA DE NUTRIÇÃO

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

De acordo com a importância da matéria alimentar para a vida humana, infere-se como destaque a produção de um texto de pesquisa que avalie o aluno desta área do conhecimento. Esta deverá acompanhar os aspectos próprios da graduação, de modo a avaliar suas capacidades.
Nesta página você entenderá como desenvolver uma excelente monografia de Nutrição ou um TCC. Da mesma forma, diversos temas estarão disponíveis, de acordo com o interesse do aluno, futuro nutricionista para seu campo de atuação.

Veja Temas de Monografia e TCC para Nutricionistas

O estudo dos fatores nutricionais humanos e seu impacto individual e social é um aspecto importante em monografias e trabalhos de conclusão de curso desta área do conhecimento. A alimentação e a nutrição se encontram estreitamente vinculadas à manutenção da vida e do bom estado de saúde.

Este processo constitui um objeto da pesquisa fundamental para a estruturação do bem-estar social. Nas últimas décadas se presenciou uma revalorização da importância da alimentação e sua incidência sobre a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças.

Não somente no Brasil mas no âmbito mundial foram conquistados significativos avanços científicos na produção e disponibilidade de alimentos, tecnologia alimentar e prestação de serviços.

Todas estas razões obrigam a orientar a formação de Nutricionistas capazes de satisfazer as necessidades que promovem estas mudanças. Para tanto, os alunos devem sair do seu curso de graduação não somente com a devida formação acadêmica mas também imbuídos de princípios éticos, que lhe permitirão perceber a magnitude e complexidade dos problemas nutricionais humanos e os processos originários, assim como os advindos, dos mesmos, demonstrando seu preparo em uma pesquisa de tcc, a ser apresentada como última exigência..

Quanto ao âmbito da pesquisa, necessitarão ser capazes de conhecer e aplicar a ciência dos alimentos e dos aspectos nutricionais humanos, incorporando-se desta maneira ao avanço contínuo da disciplina e às condições de saúde do país.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA

- Nutrição Clínica: diagnóstico do estado nutricional, prevenção e tratamento das patologias. Os nutricionistas que buscam atuar nesta área poderão trabalhar diretamente em Instituições de assistência médica coletiva, hospitais, policlínicas, centros de saúde, clínicas, centros de pesquisa

- Nutrição Comunitária: promoção e educação de hábitos alimentares, vigilância nutricional populacional e segurança alimentar. Sua atuação se dá nas escolas e creches ou atuando diretamente no atendimento primário em clínicas e centros de saúde, asilos e lares de idosos, internatos, prisões, organizações não governamentais ou ONGs e demais entidades correlatas.

- Gestão de Serviços: organização, coordenação e supervisão de Serviços de Alimentação, participando na área da prestação de serviços alimentares tais como restaurantes, hotéis, hospitais e outros que funcionem semelhantemente, como empresas que ofereçam refeições para seus funcionários.

- Ciência dos alimentos: desenho de novos produtos, assessoramento a consumidores, produtores agropecuários, indústria alimentícia e outros profissionais, oferecendo assessoria a produtores industriais e laboratórios, cooperando na tabulação de campanhas de marketing de produtos alimentícios (saiba mais sobre monografia de marketing).

Na pesquisa e na docência: O profissional desta área do conhecimento pode atuar na formação de futuros nutricionistas, atuando nas universidades, nas escolas, em programas de educação à comunidade e a outros profissionais; pesquisas com ênfases nas áreas específicas da atuação profissional.

Plano de estudos

O estudo da Nutrição se apoia sobre três pilares básicos: o ser humano, o alimento e o meio. Esta é o processo vital para o organismo pelo qual este adquire e provê através de cada uma de suas células as substâncias necessárias para realizar as funções de manutenção e crescimento.

A alimentação é o ato pelo qual o indivíduo toma do meio ambiente os alimentos para prover energia e nutrientes que permitem sua vida. Assim, o curso superior deve estar estruturado em um tempo suficiente para oferecer ao nutricionista os conhecimentos necessários para que este domine

Programa Acadêmico

O curso superior está estruturado, geralmente, em um plano de estudos de quatro anos curriculares. O tipo de modalidade básica é a aula teórico-prática, já que para sua plena atividade o aluno precisará passar por um ou mais estágios, que tem como característica o caráter seqüencial de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem .

Também é necessário expor o aluno a outro tipo de atividades concentradas, os Seminários Temáticos, caracterizados pelo trabalho pontual e intenso numa temática específica, sob uma metodologia da pesquisa participativa. Incluem-se também Matérias Optativas, devendo cursar um número relativo delas, anualmente, pensadas com o fim de ampliar os conhecimentos e ofrecer ao estudante a possibilidade de ser protagonista de sua formação.

Importante frisar que as aulas práticas serão sempre acompanhadas e supervisionadas pelo professor responsável da matéria. O processo de formação se consolida no Trabalho de Conclusão de Curso, que poderá ser solicitado na forma de monografias prontas ou de um artigo científico, que constituirá a máxima expressão de integração da prática, muitas vezes contando com um estudo de caso, e com a teoria a partir da revisão bibliográfica; sendo este o ponto de partida para a consolidação e construção do conhecimento.

TEMAS DE MONOGRAFIAS E TCC DE NUTRIÇÃO

De acordo com o exposto acima, é profundamente ampla a possibilidade temática das monografias desta área do conhecimento, sendo interessante que o futuro nutricionista opte por selecionar um tema que envolva a atuação profissional que deseja. Isso demonstra uma maior necessidade de adequação e de expectativa em relação ao aluno de graduação, já que o mesmo poderá se servir da escolha correta do tema monográfico para o futuro, ou seja, poderá adequar o tema ao que espera fazer ao terminar o seu curso. Saiba mais sobre como escolher temas de sua monografia

Aqui estarão apresentados vários temas específicos de monografias e artigos científicos focados nos processos nutricionais humanos.

A TRANSIÇÃO NUTRICIONAL NO BRASIL- Como se deu o fenômeno de transição nutricional, ou seja, a passagem de alimentos naturais oriundos diretamente da produção agropecuária para o consumo de produtos industrializados, com elevados teores de gorduras, conservantes, sal, entre outros, acarretando problemas diversos para a saúde humana

CONSUMO DE SÓDIO NA ALIMENTAÇÃO - Este artigo de monografia trata sobre como o excesso de sal consumido na alimentação de quase todas as sociedades humanas contemporâneas afeta negativamente a saúde, elevando sobremaneira os casos de hipertensão arterial, entre outros problemas. Saiba como a diminuição dos níveis de sódio alimentar pode afetar positivamente a saúde pública.

TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES COM COMPULSÃO ALIMENTAR - Como oferecer um modelo terapêutico nutricional em pacientes compulsivos alimentares. Fatores do desenvolvimento de fatores do tratamento focado na nutrição para diminuição dos episódios compulsivos, assim como de seus efeitos negativos.

 
COPYRIGHT