Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACComo é uma Monografia prontaDissertação de MestradoO Anteprojeto da pesquisaFormatacao ABNT de MonografiasArtigo CientificoQualidade MonográficaInvestimentoEntre em Contato Conosco
A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Veja mais artigos sobre Monografias de Administração

Responsabilidade social – o novo negócio dos negócios se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa. Assim, é natural que diversas monografias sobre o tema sejam escritas, nos mais diversos enfoques e graus de complexidade. É mesmo uma pressão dos orientadores de monografias para que o aluno, principalmente quando em seu estágio em uma organização, para que enfoquem ações de responsabilidade social nas mesmas.

É um assunto que nos faz crer na importância que temos um para com o outro indivíduo, independente de sua religião, origem, cultura e classe social. Também se torna um assunto importante devido sua contribuição para a imagem da empresa que passa a adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade, podendo ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo. Com isso, a idéia é que os consumidores passem a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como éticas ou solidárias.

PESQUISAS MONOGRÁFICAS SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL

O objetivo de uma monografia sobre esta área temática de monografias de administração é contribuir para um melhor entendimento dos conceitos de responsabilidade social e apresentar os vieses empresariais a partir da responsabilidade social, pois por mais que se queira atingir a perfeição também é preciso estar atentos às imperfeições.

A definição de Responsabilidade Social, como muitas outras, tem diferentes significados. A seguir se especificam algumas conceituações que podem servir de guia para entender o objeto da melhor maneira. Estas definições se referem especificamente à Responsabilidade Social Corporativa ou das empresas (RSC).

ELEMENTOS DE UM TCC EM RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Responsabilidade social é a forma de conduzir os negócios de uma empresa de tal modo que esta se converta em co-responsável pelo desenvolvimento social. Uma empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de escutar os interesses das diferentes partes (acionistas, empregados, prestadores de serviços, provedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e incorporá-los no planejamento de suas atividades, procurando atender as demandas de todos eles, não unicamente dos acionistas ou proprietários": Instituto Ethos Brasil.

“RSC é o contínuo compromisso dos negócios para conduzir-se eticamente e contribuir para o desenvolvimento econômico enquanto melhoram a qualidade de vida de seus empregados e famílias, bem como da comunidade local e sociedade em geral”: Lorde Holme e Richard Watts, World Business Council for Sustainable Development.

Responsabilidade Social é "obter sucesso comercial de formas que honrem os valores éticos e respeito pela gente, comunidades e o ambiente natural. Conduzindo as expectativas legais, éticas, comerciais e outras que a sociedade tem dos negócios, e tomando decisões que balanceiam de modo justo as demandas de todos os públicos de interesse fundamental": Business for Social Responsibility.

"RSC é essencialmente um conceito pelo qual as companhias decidem voluntariamente contribuir para uma melhor sociedade e a um ambiente mais limpo": European Green Paper.

"Não existe uma definição única do que significa a RSC, pois geralmente esta depende da cultura, religião ou tradição de cada sociedade. Não existe uma forma única, pelo que se deve desenhar uma para cada caso e necessidade": Bjorn Stigson, WBCSD.

A Responsabilidade Social é comprometer-se com a sociedade e o meio ambiente em que nos desenvolvemos, não ser um observador dos problemas que atingem nosso país senão conseguir ser um agente ativo de mudança.

Os lineamentos para ser socialmente responsável se materializaram num acordo “mundial”, o qual surgiu no Forum Econômica Mundial de Davos em 1999, no qual o Secretário Geral das Nações Unidas em exercício, Kofi Annan, convidou as empresas para que cooperassem demonstrando uma cidadania global onde queira que fosse seu campo de ação. Este acordo incluía três áreas específicas nas quais existe um consenso internacional compartilhado: Direitos Humanos, Condições de Trabalho e Proteção ao Meio Ambiente.

MONOGRAFIA PRONTA DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

No entanto; o pacto mundial não é um instrumento regulador isto é, não vigia, nem impõe, nem avalia a conduta ou as ações das empresas. Poder-se-ia afirmar que o Pacto Mundial se apóia na responsabilidade ante o público, na transparência e no interesse bem entendido das empresas, dos trabalhadores e da sociedade civil, para pôr em marcha ações substantivas comuns em prol dos princípios nos quais se baseia o Pacto.

O acordo se baseia em dez princípios, sendo que seu cumprimento é o que efetivamente dá a qualidade de Responsabilidade Social a determinada empresa:

- Direitos Humanos

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente dentro de sua esfera de influência.
Devem assegurar-se de não atuar como cúmplices de violações dos direitos humanos.

- Trabalho

Pede-se às empresas que apóiem a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
Que promovam a eliminação de todas as formas de trabalho forçado e obrigatório.
Que promovam a abolição efetiva do trabalho infantil.
Que promovam a eliminação da discriminação em relação com o emprego e a ocupação.

- Meio Ambiente

As empresas devem apoiar um critério de precaução em relação aos problemas ambientais.
Apoiar iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental.
Fomentar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ecologicamente racionais.
As empresas deverão trabalhar contra a corrupção em todas suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.

Padrões de gestão ambiental cada vez mais rígidos são adotados pelas empresas, sendo que as normas ISO 14001 são as mais conhecidas atualmente.

COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA OU UM TCC SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Quer ver mais sobre como escolher o tema ideal para uma monografia ou um TCC?

Todo trabalho de monografia neste tema busca ainda trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma possa trazer para a corporação, incluindo ganhos financeiros, por apresentar nos dias de hoje uma grande vantagem competitiva no mercado, tanto no Brasil como no exterior; como é o caso da empresa que busca um entrosamento de qualidade social com o ambiente agrícola,  a faz ter uma grande responsabilidade com o meio-ambiente.

A metodologia empregada para a realização de monografias de cunho teórico neste tema de monografia consiste de pesquisa bibliográfica, sendo a coleta de informações realizada, principalmente, através de dados secundários, a saber: livros, teses, revistas, jornais, pesquisas de instituições e sites na internet.

Apesar de ser um tema atual, uma das dificuldades foi tentar mostrar a diferença da responsabilidade social, marketing social, marketing cultural e filantropia.

Para maiores esclarecimentos, veja este artigo sobre monografias de Marketing

Face ao exposto e, com a comprovação de resultados de contatos citados no decorrer da estrutura de uma monografia ou um TCC sobre este tema, o grupo acredita estar auxiliando na divulgação e promoção de conceitos importantes que contribuirão para promover, no Brasil, uma sociedade empresarial melhor e mais solidária.

Ao longo de uma monografia sobre esta temática, pode-se procurar discutir o que é a Responsabilidade Social e quais as medidas que as empresas utilizam contemporaneamente como estratégia de diferenciação. Para isso, assumimos que o conceito, tal como proposto inicialmente sofreu uma evolução histórica e hoje pode ser visto como uma filosofia empresarial que orienta as atividades de negócios rumo a um comportamento ético, de forma a responder às tensões geradas a partir da relação de reciprocidade existente entre a empresa e a sociedade, podendo também ser uma técnica aplicada pelas empresas, que são em última análise, o lucro e a própria sobrevivência da empresa.

Quando uma empresa se propõe a fazer responsabilidade social pode até pensar no crescimento de seus lucros, mas só quando estão realizando percebem o gasto com o grande investimento a que ela se propõe e percebe que não é tão simples, mas precisam de cooperativismo e otimismo junto aos funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade e governo para que ambas as partes possam ter o tão chamado lucro, seja ele quantitativo como qualitativo, tornando-se assim o negócio dos negócios.

Desenvolvendo este projeto monográfico, pode-se perceber o quanto é gratificante para o ser humano realizar uma ação social seja cultural, ambiental, na área de saúde, enfim, desenvolver algo que possa trazer benefícios sociais e morais ao nosso país.

Talvez você gostaria de implementar um tópico em sua monografia ou seu TCC sobre a liderança e a responsabilidade social. Este diferencial pode ser melhor entendido com um artigo sobre liderança em monografias

 

Se você chegou até aqui, quem sabe gostaria de ler também sobre:

ESCOLHER O TEMA DE UMA MONOGRAFIA - Saiba como selecionar o melhor tema para monografias sem risco de errar.

ORIENTADOR OU PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO - Veja como aproveitar melhor seu orientador para que sua monografia não saia dos prumos. Dicas sobre como conduzir sua relação com seu professor.

BIBLIOGRAFIA PARA PESQUISAS - Veja aqui como selecionar as melhores bibliografias para sua pesquisa monográfica sobre Gestão e Administração.

CONHEÇA NOSSO TRABALHO - Saiba mais sobre o papel da AC Monografia no âmbito de trabalhos monográficos

 

Veja também estes artigos de Administração:

.

A COMUNICACAO ORGANIZACIONAL - Como fazer uma monografia ou um TCC sobre o fenomeno da comunicação nas empresas e organizações

O COMPORTAMENTO DE COMPRAS DO CLIENTE - Artigo monografico sobre as atitudes e escolhes de compras do cliente.

IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DA TECNOLOGIA NAS EMPRESAS - Como a gestão do conhecimento nas empresas amplia a inovação pelo uso de tecnologia nas organizações.

GESTÃO AMBIENTAL RENTÁVEL - Como a administração ambiental por parte das empresas pode gerar diversos recursos, seja pelo valor da marca como pelo valor monetário

GESTÃO DE PROCESSOS - Importância da gestão de processos para o sucesso de uma organização.

BEM ESTAR DO TRABALHADOR - Importância do bem estar dos recursos humanos para a qualidade das empresas

 
COPYRIGHT