Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACComo é uma Monografia prontaDissertação de MestradoO Anteprojeto da pesquisaFormatacao ABNT de MonografiasArtigo CientificoQualidade MonográficaInvestimentoEntre em Contato Conosco
PESQUISAS E ARTIGOS DE DIREITO

MONOGRAFIA E TCC DE DIREITO

 

Dentro da especial missão do Direito, uma das fases mais difíceis da Graduação, ou da Pós-graduação neste ramo do conhecimento é a elaboração da monografia. Muitos alunos simplesmente não sabem como proceder neste sentido, deixando de aproveitar tudo o que a prática de monografias de Direito pode proporcionar.

A escolha do tema da pesquisa de Direito deve coincidir com a área de atuação profissional buscada pelo autor, assim, trabalhos de Direito da Família abrirão portas para um estágio ou para a atuação neste campo. Desta feita, selecione muito bem o tema de seu TCC de Direito.

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Vá direto à listagem de temas de Monografia e TCC de Direito

Apaixonante é a história do Direito brasileiro, que infelizmente não é suficientemente estudada pelos próprios alunos, nem no início do seu curso de graduação nem no ato de escrita de suas monografias ou de seu TCC.

No entanto, é muito interessante o conceito de amadurecimento do sistema jurídico nacional, desde nossa colonização.

A partir dos processos de formação da sociedade brasileira, e dos sistemas políticos e jurídicos estabelecidos em nosso país, é possível estudar as diversas inflexões e consequências, muitas perdurando até nossos dias.

Sendo o Brasil um país gerado a partir de diversas interpolações e interações de várias culturas, etnias e sistemas sociais; de procedimentos de aculturação, mestiçagem, aberturas e fechamentos, sincretismos, gerados a partir da dominação portuguesa sobre uma base indígena nativa desde 1500, o Direito apresenta um fundo histórico marcado por vários, por vezes conflitantes, elementos e raízes culturais, que se refletem, mesmo inconscientemente, nas pesquisas e TCC referentes ao estudo jurídico.

É possível, mesmo, afirmar que o estudo das influências romano-ocidentais próprias do Direito não é suficiente para esgotar o tema da formação do sistema jurídico brasileiro. Temos sofrido uma sucessão de influências regionais, primeiramente com as noções primitivas, por que não dizer antropológicas, do Direito indígena, para posteriormente passarmos aos elementos jurídicos trazidos pelos portugueses, por si mesmos influenciados por sua origem ibérica comum com a Espanha. Em seguida, a raiz legal específica das monarquias européias transposta para o solo nacional no Brasil Império, por si próprio influenciado pelo liberalismo próprio do Direito francês e, no Brasil República, já uma transposição da base influenciadora do objeto jurídico americano, por si mesmo nascido de sua fonte colonizadora, o Direito inglês. Todos estes estudos bastante propícios para servir como temas de artigos nesta disciplina.

O sistema legal brasileiro, além de tais influências, ainda usufruiu dos fatores próprios dos Direitos alemão, italiano, austríaco e outros, todos eles também passíveis de serem descritos em monografias ou pesquisas diversas. Na verdade, todo tema de monografia, em seus capítulos iniciais, com caráter de introdução, deverá expor as influências dos ramos jurídicos internacionais para a formação do problema da pesquisa.

Com a confluência na realidade brasileira de tão distintos antecedentes e vertentes culturais, vários seriam também os caminhos e possibilidades que usufruiu o Direito nativo.

Assim, toda vez que um aluno, ao estudar seu tema de seu trabalho de conclusão de curso jurídico, deverá sempre considerar as razões para o estado atual do Direito, pois se for descuidado o estudo dos períodos de transição, os fatores intermediários, os limites, os acontecimentos, a ruptura entre as fases jurídicas nacionais, não se pode compreender o verdadeiro sentimento sociológico da ciência jurídica.

A ESCRITA DE MONOGRAFIAS DE DIREITO

A escrita da monografia de Direito pode ser vital para perseguir seus objetivos de carreira e deve ser tratada com a devida consideração.

Como qualquer outro tipo de escrita acadêmica, a pesquisa, ou um TCC de Direito, deve ser compreendido de três porções: introdução, corpo, e conclusão.

Muitas vezes torna-se essencial a presença do orientador docente , que em sua quase totalidade tem o título de mestre ou doutor e já defendeu sua dissertação de mestrado ou tese de doutorado de Direito.

A introdução à escrita científico-legal de um material de Direito deve preparar os leitores e prepará-los para os tópicos principais que retornarão durante toda a pesquisa de Direito. Esta parte de sua escrita tem também a função de criar alguma expectativa sobre o tema de sua monografia de Direito.

Um fator lógico dentro da função de um trabalho monográfico é que este deve refletir a atuação do futuro profissional, em todas as fases de sua elaboração. Neste sentido,

É uma idéia usar títulos de capítulos na extensão do tema, ou do TCC de Direito de maneira que sirvam de chamariz e também que também introduzam cada parte de sua escrita.

TEMAS DE MONOGRAFIA E TCC DE DIREITOTais títulos capitulares, em toda a monografia, lembrarão aos leitores sobre a finalidade da seção e se esta se encontra inserida cabe argumento total.

É também aconselhável realizar um panorama da discussão de Direito tão completo quanto possível.

Não demonstre, no início dos capítulos, ou nos capítulos iniciais do seu material, os argumentos mais complicados, de modo  que seriam prováveis pontos de distração dos leitores do tema da monografia de Direito.

Uma atenção particular deve ser dada às transições entre idéias e conceitos do texto produzido, que necessitam ser lisas conduzindo a suas audiências de um parágrafo a outro dos textos de Direito.

Um outro problema de transição pode ocorrer quando o autor permeia sobre os prós e contras do argumento determinado, fugindo do objetivo da monografia de Direito ou do TCC.

Quando você concluir a discussão da elasticidade da edição de cada capítulo do texto monográfico de Direito, esta parte de uma definição. O mesmo deve ser feito na extremidade final do material, ou seja, a Conclusão.

NOSSA EMPRESA E AS MONOGRAFIAS DE BASE PARA TCC NA ÁREA JURÍDICA

Uma boa execução de uma monografia de Direito pode ser uma tarefa intimidadora, especialmente para aqueles que ainda não dominem totalmente a experiência da escrita acadêmica ou científica.

A experiência de nossa equipe nestes anos pode demonstrar que um material de Direito tem um peso bastante diferenciado no portfólio do futuro profissional, já que serve como um demonstrativo relacionado ao conhecimento jurídico deste, assim como seu poder de argumentação relativo ao tema selecionado. Da mesma forma, o tratamento jurisprudencial também é outro fator a ser levado em consideração em um trabalho monográfico de um tema jurídico.

Um elemento primordial é que nossa equipe de pesquisa está habituada ao trabalho nas mais diversas searas do conhecimento jurídico, ampliando-se o leque de linguagem própria dos mais distintos universos.

Fazendo uso do nosso trabalho no âmbito legal, você tem a vantagem de se beneficiar extremamente, porque nossa equipe de pesquisadores e escritores profissionais pode criar belos panoramas sobre os conceitos do seu tema, dando-lhe profunda base teórica para que você possa realizar uma ótima pesquisa ou TCC nesta área por seus próprios méritos.

PAPEL DO DIREITO E DE MONOGRAFIAS DA ÁREA

O período de formação e estudo do advogado, como operador do Direito, necessita receber uma constante atenção por parte da sociedade e, principalmente, pelo próprio profissional, já que tal atividade não consiste simplesmente em uma profissão, mas em um modelo de vida, em que o mesmo está imbuído de uma importante missão perante a sociedade.

O advogado tem a constante preocupação em desafiar os limites do seu cotidiano, em um ambiente social que demanda respostas efetivas e diretas aos avanços em todas as áreas e que requerem uma atenção jurídica e dialética livre de falhas.

Qualquer indivíduo que tenha escolhido tal nobre profissão precisa, então, dominar uma grande quantidade do conhecimento jurídico e social do Direito, e ser capaz de aplicar tal conteúdo. Porém isto não é suficiente, sendo necessário também que o atuar do advogado seja correto e condizente com a superioridade do Direito no campo moral e ético.

Outra característica do Direito é sua constante mutação, inerente ao seu próprio papel, tal como já explicitado neste texto. A disciplina deve acompanhar a evolução da sociedade, atuando de acordo com os seus parâmetros e suas necessidades.

Para tanto, a elaboração de uma monografia ou de um TCC quando da finalização do curso de Direito é uma conquista muito importante para a sociedade, pois a geração do conhecimento constante em pesquisas e textos da área não somente auxilia aos autores das mesmas, mas também aos demais profissionais da área ao permitir a evolução acadêmico-científica da disciplina.

Porém, há algo mais importante e que pode ser percebido a médio prazo: um trabalho deste porte, quando bem elaborado, pode servir como porta  para a criação de linhas de pensamento que influenciarão a própria evolução da matéria.   

TEMAS DE DIREITO

De acordo com a grande variabilidade de temas existentes em relação às monografias ou um TCC de Direito, nossa equipe apresenta uma relação de artigos embasadores. com uma multiplicidade de abordagens e temáticas.

MONOGRAFIAS DE DIREITO PENAL - Aqui se explana algo da teoria fundamental do Direito Penal, como abordar em uma monografia ou um TCC e as melhores fontes bibliográficas, com temas próprios de monografias.

A POLÍCIA JUDICIÁRIA - Trata-se aqui do papel do poder de polícia judiciária no Brasil e como a mesma teria sua aplicabilidade mais apurada se pertencesse a uma entidade exclusiva coligada ao Poder Judiciário.

GUARDA MUNICIPAL NO BRASIL - Observa-se uma flexibilização relativa do papel das guardas municipais nos municípios brasileiros. Saiba como as GM podem atuar como elementos fundamentais na garantia da segurança pública em nosso país e como se pode fazer para ampliar o papel da guarda municipal nas cidades.

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ADVOGADO - Quase todos muitas vezes resumem o papel do Direito aplicado na figura do Juiz e na do Advogado. Da mesma forma, muitos têm preconceitos e juízos negativos destes profissionais, justamente pelo abuso que estes últimos costumam cometer em sua prática de lidadores jurídicos. Assim, este artigo estuda a Responsabilidade Civil subjetiva e objetiva gerada pela prática advocatícia desequilibrada.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO MÉDICO - Assim como no caso acima, o atuar do profissional da área médica também está embasado por uma série de relações que devem ser seguidas, sendo que caso contrário poderá haver a responsabilização do agente no âmbito cível e penal. Veja uma discussão sobre os limites, o direito comparado e as exceções da responsabilização médica.

O CDC E OS SERVIÇOS PÚBLICOS - Neste artigo fundamentador de uma dissertação ou um artigo científico, tem-se a discussão sobre como o usuário de serviços públicos se equivale ao consumidor de acordo com o Código de Defesa consumerista. Desta feita, tem-se uma grande gama de direitos que usualmente não são respeitados pelos fornecedores, levando a situações problemáticas que poderiam ser resolvidas com mais eficiência.

OS DIREITOS HUMANOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO - Enfoque do papel da consideração dos Direitos Humanos no universo trabalhista, um excelente tema para um trabalho monografico ou um TCC

O PERITO NO PROCESSO DO TRABALHO - Pagamento das custas judiciais da participação do perito no processo trabalhista. Excelente tema específico para uma monografia de pós-graduação em Direito

TEMA DE MONOGRAFIA E TCC- UNIÃO ESTÁVEL- Este artigo trata de como abordar a temática da união estável e a sucessão em sua escrita monográfica. Serve como balizador de idéias e conceitos que podem ser explorados em artigos e trabalhos sobre este assunto do Direito Civil

OS PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO - O estudo da principiologia jurídica é essencial em todo e qualquer tema de trabalho monográfico ou qualquer artigo científico na área do Direito. Assim, é indispensável que o aluno maneje, com a máxima desenvoltura possível, a teoria sobre o assunto, para que seja capaz de compreender a fundamentalidade da condução de determinado tema do Direito na legalidade como na doutrina.

O DIREITO AMBIENTAL - Aborda-se neste artigo o papel deste ramo das Ciências Jurídicas, que tem o sentido de proteger a sociedade humana de si mesma, ou seja, tutelar o meio-ambiente contra a sanha produtiva e ocupacional descontrolada do homem, no sentido de permitir sua própria existência no planeta. Este é um ramo do Direito cada vez mais significativo para o trabalho do Advogado.

A MITILICULTURA EO DIREITO AMBIENTAL - Aqui se aborda os aspectos jurídicos, principalmente a ausência de legislação mais embasada, para orientar a criação de mexilhões e proteger o meio ambiente, sendo um excelente tema para uma pesquisa monografica ou um trabalho de conclusao de curso na seara do Direito Ambiental

RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS AMBIENTAIS - Um dos grandes avanços na área jurídica brasileira e mundial é o peso que as questões ambientais alcançaram no universo legal. Sendo o meio ambiente um bem coletivo, a responsabilidade por seu cuidado é solidária, gerando responsabilização sempre que uma pessoa, física ou jurídica, provoca uma agressão ou um dano. Para tanto, deverá responder civilmente, reparando-o ou, quando tal ato não seja possível, indenizando a sociedade financeiramente.

O ABORTO LEGAL NO BRASIL - Saiba quais são os casos de possibilidade da prática do aborto sem possibilidades de criminalização, estudando também como é o direito comparado nos demais países da América Latina e observando como desenvolver o tema em monografias ou TCC. Observe também como funcionaria a legalização das práticas abortivas no país.

O AVALISTA - O aval é uma das formas de garantias cambiais, sendo considerado um modelo clássico destas ferramentas, podendo ser oferecido para quaisquer formas de operações previstas. Porém, há uma grande falta de compreensão acerca da personificação deste na figura do avalista, muitas vezes confundido com o fiador.

O FIADOR E A FIANÇA - Além do tema acima, a fiança também é outra forma de garantia, havendo uma grande confusão entre os dois institutos. Assim, urge a questão como excelente justificativa da pesquisa para a realização de trabalhos monográficos ou artigos variados, com níveis de complexidade diversos.

A TRANSFERÊNCIA DOS TÍTULOS DE CRÉDITO - Assim como as garantias dos artigos supra, outro tema muito interessante é o que se refere aos títulos de crédito e sua transferência, que pode ocorrer tanto na modalidade ao portador como em caráter nominal. Cada um tem uma meta diferente, com garantias e desvantagens diferenciadas.

O CHEQUE PRÉ DATADO NO DIREITO BRASILEIRO - A utilização e as teorias envolvidas no instituto do cheque pré datado, também chamado pós-datado, é uma excelente proposta para monografias de Direito. Veja como se desenvolve um trabalho monográfico sobre este assunto.

JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA - Este tema monográfico aborda o papel do Poder Judiciário, especificamente do Supremo Tribunal Federal - STF na proteção dos princípios democráticos explícitos na carta constitucional. Não é pacífica a posição na doutrina acerca do papel das cortes no estabelecimento de princípios políticos corretos, sendo este um tema muito interessante para um trabalho de conclusão de curso.

O TOMBAMENTO - Vários bens, não somente imóveis, podem apresentar características únicas, de fator artístico ou social, que façam com que eles passem a ter importância coletiva, de forma que a sociedade passa a ser interessada em sua conservação. É nestes casos que se declara o tombamento dos mesmos, de maneira a transmitir o domínio do bem para a esfera coletiva. Por ser este instituto bastante controverso e que apresenta impactos significativos para a questão da propriedade, sua discussão é bastante interessante.

IMUNIDADES TRIBUTÁRIAS - Análise dos elementos constitucionais que tratam da imunidade tributária no Direito brasileiro. Como tratar sobre este tema em uma pesquisa científica ou acadêmica e como proceder para uma abordagem eficaz e completa dos fatores tributários que incidem sobre livros, templos religiosos, instituições educacionais e de pesquisa sem fins lucrativos, poderes da união, etc.

LICITAÇÃO PÚBLICA - Saiba neste tópico sobre como se deu o processo evolutivo deste procedimento específico do Direito Administrativo, visando o atendimento de uma série de princípios legais, de caráter constitucional. Observe aqui uma análise da legislação que trata sobre o tema, de forma específica.

AÇÃO INTERVENTIVA - Este assunto é excelente para monografias dos mais variados graus, desde um trabalho de conclusão de curso até uma dissertação de mestrado. Ele aborda as possibilidades de ação de intervenção de um ente da federação por outro, no caso de descumprimento de decisão judicial, não pagamento de dívida pública após o prazo permitido, entre alguns outros casos. Veja como a CF trata a questão.

O FATOR PREVIDENCIÁRIO - Em nosso país, a grande maioria das pessoas que contribui para a Previdência Social não se aposentará recebendo o mesmo que pagou mensalmente, mas sim um montante menor, a partir de um cálculo que usa um quociente redutor denominado fator previdenciário. Este tema é muito importante para uma pesquisa científica bastante significativa.

O ASSÉDIO MORAL - Aspectos jurídicos do assédio moral. Para muitos doutrinadores, o fenômeno poderia ser enquadrado como crime, ou como ato ilícito, podendo ser englobado no âmbito do Direito Penal. No entanto, sobrepõe-se que tal procedimento deve ser abordado na esfera Cível e na Trabalhista.

 

transtornos alimentares
oligoterapia
dado informação
ortografia
matemática
qualidade atendimento

 
COPYRIGHT