Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACComo é uma Monografia prontaDissertação de MestradoO Anteprojeto da pesquisaFormatacao ABNT de MonografiasArtigo CientificoQualidade MonográficaInvestimentoEntre em Contato Conosco

A MONOGRAFIA DE PEDAGOGIA

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

O desenvolvimento de uma monografia de Pedagogia está ligado a diversos fatores, componentes de paradigmas educacionais bastante significativos e profundos
Nesta página você entenderá como desenvolver uma excelente pesquisa de Pedagogia ou um TCC de Educação. Da mesma forma, diversos temas estarão disponíveis.

Geralmente, muitos alunos de Pedagogia são surpreendidos ao saberem que deverão elaborar uma monografia ou um trabalho de conclusão dentro de sua área de atuação para serem aprovados em seus cursos. Muitos também não compreendem a razão de tal medida. Basicamente, o papel de uma pesquisa monográfica ou de um TCC estão aqui indicados - Papel do TCC.

Quer ver Temas de Monografia e TCC de Pedagogia?

Veja também Temas de Filosofia

A PEDAGOGIA CONTEMPORÂNEA

O mundo atual se encontra em verdadeira ebulição de conhecimento. As fontes em que este pode ser acessado cada vez mais estão disponíveis para um maior número de pessoas. A televisão, a internet, o próprio telefone: todas estas ferramentas podem ser a porta de entrada.

As redes sociais e as estruturas da sociedade humana, tanto nos níveis verticais como horizontais, não passam impunes a tal turbilhão, sofrendo o impacto direto proveniente de um novo modo de pensar, de sentir e de agir. Na própria vida cotidiana as pessoas cada vez mais devem apresentar capacidades e desenvolver habilidades nos mais diversos campos como a maior facilidade de locomoção entre locais distintos, a globalização cultural que é muitas vezes imposta, ou mesmo em trivialidades como o necessário contato com computadores ao ir ao banco, ou mesmo para obter documentos.

No campo do trabalho, as mais profundas modificações também se fazem sentir, com a necessidade da integralidade das competências por parte dos indivíduos, assim como a maior ou menor especialização do conhecimento preciso para a atuação profissional levam a novas necessidades de formação e aprendizado.

Desta feita, a Pedagogia tem novas bases, novos modelos e novos caminhos para um resultado também novo.

As escolas são cada vez mais cobradas pela sociedade para apresentarem resultados, com uma maior metodização do atuar docente, com maiores pressões por índices de aproveitamento e maior cerceamento, exigindo-se mais dos mesmos. Acaba-se a liberdade do professor em sua sala de aula, que se antes lhe pertencia, é agora somente um ambiente em que o profissional é um elemento a mais.

No entanto, há também uma maior compreensão da necessidade de se envolver o aluno no processo pedagógico. Não basta que ele decore ou aprenda, deve ser capaz de assimilar verdadeiramente a essência do conhecimento e usá-lo dialeticamente.

Desta feita, o futuro professor necessita também ser capaz de manejar mais elementos para triunfar em seu atuar no ensino.

Nas universidades, o aluno de Pedagogia tem contato com uma maior gama de teorias e modelos da Educação, assim como maiores campos de discussão, de pesquisa e aplicação teórico-prática das ferramentas necessárias para que ele se torne um excelente profissional do ensino.

Observando-se o nível das monografias produzidas nos cursos de graduação de Pedagogia, pode-se destacar que a área de abrangência dos temas se amplia de modo notável. Seja pela necessidade de se ampliar a qualidade do ensino, ou pelo melhor sucesso na educação de pessoas com necessidades especiais, na detecção e atendimento de problemas de déficit educacional, ou ainda pela ampliação da área profissional do pedagogo, como no caso da Pedagogia Empresarial, por exemplo, a produção monográfica nas instituições, e consequentemente o ganho científico - acadêmico de cada artigo ou TCC realizado.

Para solucionar o problema de eleger uma carreira para estudar, o melhor é analisar o que oferece cada uma das possibilidades disponíveis e ao conhecer mais a respeito das atividades que se acomodam aos gostos de cada um, poder escolher uma opção que se ajuste perfeitamente ao que se esta procurando.

Atendendo ao anterior, no presente artigo científico se oferecerá informação a respeito de uma das possíveis opções que se podem estudar e saber se isto se acomoda ao que se esta procurando ou simplesmente se deve ser descartado de sua lista. De tal forma se oferece a informação a respeito de estudar Pedagogia, opção que resulta muito útil graças a seus tantos campos de aplicação e o número quase infinito de possibilidades nas quais se pode atuar, além da grande quantidade de conhecimentos que se podem adquirir.

Falando mais a fundo a respeito do que se pode encontrar ao estudar Pedagogia, este campo permitirá atender um pouco de muitos temas, pois como se entende estudar Pedagogia de uma maneira geral permitirá a educação sobre muitos temas, isto principalmente se se tem a idéia de aplicar os conhecimentos adquiridos de estudar no que se refere à educação primária, no entanto também está presente a possibilidade de estudar Pedagogia para enfocá-la em alguma matéria específica, o que também é um grande opção.

Assim estudar Psicologia permitirá ser um excelente professor, já depois se lado em que matéria se especializa ou simplesmente aplicar em todos os ramos, para muitos o mero fato de ensinar aos demais resulta uma atividade muito gratificante

Quer saber mais sobre Psicologia e monografia?.

Estudar Pedagogia é ideal para aquelas pessoas que desfrutam de oferecer seus conhecimentos a outras pessoas e permitir-lhes que também se instruam, de tal forma o melhor é conhecer um pouco mais sobre qual é a forma devida na qual se deve ensinar, portanto é necessário preparar-se para poder desenvolver adequadamente as habilidades para instruir, além de ter a paciência e a inteligência para poder oferecer os conhecimentos da maneira mais adequada.

Os conhecimentos adquiridos ao estudar Pedagogia, permitirão aos estudantes a possibilidade de desenvolver-se em campos de ensino como a educação primária, educação infantil, mas se se enfatiza a tarefa de estudar magistério, podem-se dar conhecimentos referidos à educação física, línguas, já que se tenham os conhecimentos destas, entre as quais se destacam o uso adequado do Português e as diversas regras que acompanham o idioma e como uma segunda língua a ensinar se apresenta o Inglês ou o Espanhol.

Enfim, estudar Pedagogia oferecerá muitos campos de especialização.

PARA QUE SERVE ENTÃO UMA MONOGRAFIA OU UM TCC DE PEDAGOGIA

Muitas vezes, a elaboração da monografia, (ou um TCC, ou mesmo um artigo científico - conheça mais sobre o artigo científico) é uma fase essencial na vida do estudante graduando, já que muitas vezes é nessa fase em que ele aprende a manejar fontes bibliográficas de pesquisa, a redigir, verdadeiramente, um texto de profundidade científico-técnico, a se aprofundar na investigação de um questionamento

Se a afirmação acima é verdadeira em qualquer campo do conhecimento, para um estudante da área de Ensino tal afirmação é ainda mais séria, pela própria natureza da sua atuação profissional.

Seja em qualquer fase da atuação, mesmo no nífel fundamental, o professor terá como agir como orientador de trabalhos e pesquisas de seus alunos, se ele for um professor acadêmico, agirá como orientador de monografias dos mesmos, devendo saber manejar e avaliar os materiais produzidos pelos alunos.

Ao mesmo tempo, cada vez mais o professor é cobrado para se manter sempre atualizado, devendo ter contato com o que há de mais avançado na ciência educacional, habilidade trazida pela escrita monográfica.

TEMAS DE MONOGRAFIAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO

Tal como afirmado acima, a temática das monografias de Pedagogia se expande. Isso demonstra uma maior necessidade de adequação e de expectativa em relação ao aluno de graduação, já que o mesmo poderá se servir da escolha correta do tema monográfico para o futuro, ou seja, poderá adequar o tema ao que espera fazer ao terminar o seu curso. Saiba mais sobre como escolher o tema de sua monografia de Pedagogia

Aqui estarão apresentados vários temas específicos de monografias de Pedagogia.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Este tema de monografia ou de um TCC discute a população jovem e adulta que geralmente se insere nos programas de EJA, suas motivações e seu perfil. Observa-se um impacto diferenciado neste universo populacional nas salas de aula, já que suas motivações e suas estruturas mentais e emocionais são outras. Assim, urge a discussão acerca do movimento pedagógico envolvendo o ensino de jovens e adultos.

INVESTIMENTO EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL - Este artigo próprio para a fundamentação de um trabalho monográfico ou ainda um trabalho de conclusão de curso trata da defasagem no investimento educacional brasileiro se comparado aos demais países da América Latina

PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO - As possibilidades da teoria psicanalítica nas escolas públicas e privadas do Brasil são imensas. Apesar de ainda não haver a suficiente formação dos professores no sentido de se possibilitar diminuir os problemas pedagógicos dos alunos, suas famílias e a relação destes com as entidades escolares. Este é um excelente tema pedagógico para pesquisas, cabendo-se muitos olhares mais específicos.

A TEORIA DA APRENDIZAGEM - Como se dá o processo de ensino - aprendizagem em todas as áreas da sociedade em que está presente a Pedagogia.

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Este artigo aborda uma listagem de bibliografias muito interessantes para quem precisa se aventurar na pesquisa sobre este importante tema, que fundamenta todo e qualquer processo pedagógico de todas as sociedades humanas, estando em profundo aprimoramento contemporâneo, em que se discutem questões essenciais como a abrangência do fornecimento educacional, a qualidade do mesmo e os papéis dos novos agentes formadores.

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR - Essência da importância do estudo continuado para a formação do professor. Como o docente deve sempre se aprimorar.

O ENSINO DA LINGUA HEBRAICA - Importância do ensino da lingua hebraica e do ensino de idiomas.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - Como a Educação a Distância aumenta as possibilidades pedagógicas no ensino. A EAD e seu papel de popularização do conhecimento e da aprendizagem formal

O USO DE BLOGS NA EDUCAÇÃO - Este artigo trata da inserção dos blogs como ferramenta pedagógica na formação dos alunos.

A EDUCAÇÃO LIBERTADORA - Preceitos filosóficos da importância dos processos educacionais na libertação do indivíduo de suas amarras sociais e culturais em prol da plenitude.

A EDUCACAO FISICA EM PESQUISA DE MONOGRAFIA - Como o tema da Educação Física se aplica em uma monografia ou um TCC e como ela apreende diversas questões da Pedagogia. Como a Educação Física pode colaborar com o aprendizado.

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA - Elementos interdisciplinares possíveis nas aulas de Ed. Física para o aprendizado ambiental.

PAPEL DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS E DA SALA DE AULA - Discute-se como o ambiente físico nos ambientes de aulas é importante para o sucesso dos processos de aprendizagem. A inflexão deste tema em uma monografia ou um trabalho de pesquisa de conclusão de curso é muito interessante para monografias prontas

A DEPRESSÃO INFANTIL E A INCLUSÃO ESCOLAR - Grassa entre nossas crianças e adolescentes o fenômeno da depressão, que tem marcadas diferenças da depressão adulta. Assim, o estudo monográfico de tal ocorrência é muito importante, pois pode gerar inflexões significativas nas exigências pedagógicas que os alunos depressivos podem apresentar. Da mesma forma, este artigo discute o papel inclusivo da escola em tais casos.

A AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Apesar da variabilidade do curso, os processos avaliadores têm o mesmo papel, e fundamentam-se nas mesmas bases educacionais, que em qualquer outra disciplina ou área do conhecimento. As avaliações, no curso de graduação desta matéria, muitas vezes são desvirtuadas, perdendo-se pedagogicamente uma ótima oportunidade para reforçar o aprendizado nos alunos.

A FILOSOFIA MATEMÁTICA PLATÔNICA NA PEDAGOGIA - Platão tinha uma enorme consideração pelo ensino das ciências matemáticas. Veja como este filósofo se embasou no conhecimento matemático para construir suas ideias e seus conceitos. Além disso, saiba como utilizar a filosofia matemática deste autor na construção motivacional das aulas desta disciplina.

A DANÇA NA ESCOLA - Discute-se aqui o papel da dança na formação dos alunos. A aprendizagem de diversos estilos e modalidades de danças na escola pode auxiliar de diversas formas, desde o desenvolvimento da motricidade como o inculcamento de conceitos secundários ou transversais como cultura, entre diversos outros.

PNL OU PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA - A programação neurolinguística, também denominada PNL, é uma excelente possibilidade de fixação e processamento de conteúdos pedagógicos durante os processos educacionais. Observe nesta pesquisa monográfica publicada como se pode proceder para ampliar a compreensão dos alunos.

 

 
COPYRIGHT