Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

A MEDICINA EM MONOGRAFIAS

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Uma monografia de Medicina é um trabalho de pesquisa de características únicas e apresenta várias diferenças em relação a outros trabalhos monograficos. Estas residem principalmente nos âmbitos do estilo, desenvolvimento argumentativo e mesmo extensão.

Saiba mais sobre como escolher Temas para suas Monografias de Medicina

A partir de tais características, pode-se diagramar algumas características próprias de monografias ou de TCC em Medicina:

- Uma pesquisa monográfica em Medicina reside sua natureza em um estilo de escrita factual, ou seja, baseia sua existência em fatos concretos de modo claro.

- No entanto, a característica anterior não limita a própria Medicina por sua natureza, já que esta baseia sua análise dos fatos a partir de uma rede anterior e contemporânea de análises e dados, tais como índices epidemiológicos, avanços científicos baseados em pesquisas laboratoriais e clínicas, evolução da instrumentação e estabelecimento de diretrizes de práxis médicas.

- Quanto à extensão, uma monografia nesta área apresenta um tamanho variável, podendo-se afirmar que, pela própria característica analítica, do geral para o factual e depois o analítico, beirando a relação 50 – 70 páginas.

Monografias de Medicina, ou mesmo um TCC neste campo, apresentam uma estrutura própria inerente à função e à natureza desta forma de escrita monográfica.

Monografiaa de Medicina

COMO FAZER MONOGRAFIA E TCC DE MEDICINA E SAUDE

TCC de Saúde

Uma porcentagem significativa do sucesso deste tipo de pesquisa reside na organização e na síntese, de modo que, para auxiliar você a compreender a natureza de um trabalho monográfico nesta área do conhecimento, podemos apresentar a seguinte relação de pontos essenciais a serem considerados:

Título
- Um resumo apropriado que enfatize a relação já citada: geral – factual – análise

- Sumário

Veja como uma monografia pode auxiliar você a realizar um trabalho monográfico em Medicina que alcance os objetivos necessários.

- Uma introdução apropriada contendo justamente as matrizes da pesquisa que permitiram que o tema selecionado a partir do título chegasse ao estágio atual. Da mesma forma, aqui é enriquecedor o estudo das principais linhas de técnicas e pesquisas coletadas em artigos cientificos atuais selecionados para a realização do trabalho de conclusao de curso ou outra forma monografica. Saiba mais sobre a Introdução Monografica ou do TCC

- Uma análise metodológica que permita o entendimento de como a monografia foi realizada e como se chegou ao fim da mesma.

- Para a escolha das bibliografias apropriadas para uma monografia de Medicina, tem-se que quanto mais atuais forem os autores citados mais enriquecedor é o resultado final, já que a ciência médica se encontra em constante mutação e evolução, inerentes ao próprio processo científico humano. isto ocorre nas diversas áreas clínicas, seja em exames, seja em práticas laboratoriais, seja nos prognósticos e principalmente nos tratamentos.

Leia mais sobre Bibliografia de Monografias

- A revisão bibliográfica para uma monografia neste campo do conhecimento deve ser feita sempre objetivamente, partindo-se do teórico para o prático, do etéreo para o terreno, do suave para o denso. Saiba como fazer uma Revisão Bibliográfica

- As conclusões devem sempre ser fixadas a partir não somente dos resultados encontrados, mas também é essencial frisar como o trabalho desenvolvido poderá abrir campos para novas pesquisas dentro da área de Saúde.

De modo conclusivo, deve-se frisar que uma monografia de Medicina não é similar a monografias ou TCC em outros campos do conhecimento, não cabendo uma linguagem prolixa ou uma análise que fuja da objetividade da própria natureza destas monografias. Isto ocorre porque a prática médica não pode prescindir da clareza e concisão informacional.

TEMAS E ARTIGOS DE MEDICINA E SAÚDE

Uma das maiores dificuldades para o estudo de monografias e TCC em Medicina recai sobre a definição do tema de monografia ou do trabalho de conclusao de curso. Isto se dá por diversos motivos como afinidade de pesquisa, possibilidades de levantamento de dados, interesses de atuação profissional clínica posterior e mesmo políticas públicas ou da instituição de ensino condizentes. Por isso, a Monografia AC decidiu trazer uma série de artigos de discussão voltados para permitir um maior embasamento teórico que permitiria mais facilmente a escolha da temática do seu trabalho monográfico.

OLIGOTERAPIA E TERAPIAS ALTERNATIVAS - Este artigo trata sobre a oligoterapia e aborda um pouco a prática de terapias alternativas. É um artigo interessante para todos os alunos de Medicina que desejem abordar qualquer terapia considerada alternativa.

SINDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA EM CRIANÇAS - Aqui tratamos sobre a SAOS em crianças, seus impactos e como abordar a temática em um trabalho monografico de conclusao de curso.

IMPACTO DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES - A anorexia, a bulimia, entre diversos outros fenômenos passíveis de serem tratados em monografias e artigos cientificos variados.

A CARBOXITERAPIA - A prática de difusão de gás carbônico sob a pele do paciente, técnica que recebe o nome de carboxiterapia, tem implicações altamente positivas no tratamento de olheiras, de rugas, cicatrizes, flacidez e outros aspectos dérmicos, pelo melhor rigor tecidual propiciado pelo aumento dos níveis de colágeno. Assim, esta é uma área em que começam a abundar as monografias e os TCC de Medicina, sendo muito útil seu estudo para um profissional que deseje se especializar na área médica estética

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS RADIOLOGISTAS - Como abordar a temática da formação educacional e trabalhista continuada dos profissionais de radiologia em uma pesquisa monografica ou um artigo cientifico

LESÕES DO PLEXO BRAQUIAL - Aborda-se, neste artigo, a gravidade das lesões do plexo braquial e como uma lesão nesta estrutura pode afetar irreversivelmente o paciente. Da mesma maneira, trata-se dos mecanismos de traumatismo nesta zona e a etiologia mais frequente.

LESÃO DE MÃOS - As lesões dos membros superiores são frequentemente relatadas como advindas de acidentes trabalhistas, das mais variadas formas. Veja como ocorrem, seus tipos mais frequentes assim como o tratamento para cada uma delas. É um assunto bastante importante em qualquer pesquisa sobre a Medicina do Trabalho.

EXAME DE DERMATOSCOPIA NO MELANOMA - Inflexões do uso da dermatoscopia na detecção do melanoma e outras lesões dermatológicas.

CESÁREAS - PARTO POR CESARIANA - Reflexos e impactos do abuso de cesáreas no país. Problemas e vantagens do parto por cesarianas

ANESTESIA TOTAL ENDOVENOSA - Características e aspectos históricos do desenvolvimento da anestesia total endovenosa. Todas as dicas para o desenvolvimento de pesquisas de monografia e tcc sobre este tema em Medicina.

DENGUE - Tema de Medicina Tropical, bastante em voga no Brasil. A dengue é um flagelo epidêmico com forte pressão social e econômica, pelo número de internações, pelas mortes e pelas ausências no trabalho.

QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE MÉDICA - A QVRS ou Qualidade de Vida Relativa à Saúde é um nível subjetivo e que tem relação direta com o nível de atendimento do profissional de saúde. Veja como tal estudo tem profundo envolvimento coma própria atenção médica.

DESASTRES E A SAÚDE PÚBLICA - Os impactos dos desastres ambientais ou sociais, causados ou naturais, são enormes para a saúde pública de uma região ou de um país. Recursos devem ser mobilizados, demandas são ampliadas, ao mesmo tempo em que se sobrecarregam todos os sistemas de atendimento público.

TRATAMENTO MÉDICO DA APNEIA DO SONO - Uma das maiores complicações, se não em quantidade mas em importância, da apneia do sono é a ocorrência de acidentes isquêmicos cerebrais, cuja relação ainda não foi suficientemente caracterizada, revestindo-se aí a importância do assunto para o estudo de monografias e pesquisas neste tema.

TRATAMENTO DA INFECÇÃO URINÁRIA EM MULHERES - Este artigo aborda como se tratar em monografias ou em um TCC a abordagem terapêutica das infecções urinárias em pacientes, especificamente, do sexo feminino. As diferentes formas de tratamento devem ser recair de acordo com o desenvolvimento do quadro clínico específico, ou seja, caso a caso, variando, assim, as possibilidades.

FORMAS DE TRATAMENTO DA DPOC - Aborda-se a grande gama de possibilidades terapêuticas da DPOC ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Veja os modelos de abordagem terapêutica tanto farmacológica quanto as terapias não farmacológicas. Observa-se que esta doença necessita de atenção constante por sua gravidade, acometendo indivíduos diferencialmente.

ENDOTIPOS DE ASMA - A doença asmática apresenta diversos subgrupos, ou formas de manifestação, denominados endotipos. Cada um deles denota características específicas que devem ser levadas em conta para a condução do paciente e seu tratamento. A importância do tema é de tal magnitude que um endotipo asmático simplesmente pode não responder ao modelo terapêutico de outro.

A ATIVIDADE FÍSICA E OS PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - Este tema trata do papel clínico da atividade física controlada em pacientes com cardiopatia. Exercícios físicos de grau moderado e delineados de acordo com o paciente, geralmente desenvolvidos no ambiente hospitalar, podem ser adjuvantes significativos na diminuição dos efeitos danosos da insuficiência cardíaca.

RETALHOS E ENXERTOS DE PELE - Saiba todas as etapas de seleção, análise e índices de sucesso ou dificuldades a serem levados em consideração nas cirurgias de implantes de retalhos de pele em Dermatologia. Conheça as estruturas fisiológicas e anatômicas reconhecidamente significativas nessa prática.

INIBIDORES DA CALCINEURINA - Este tema se refere à aplicabilidade local tópica dos inibidores da calcineurina na pele humana visando combater doenças imunológicas, alo ou autoimunes. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens desta classe farmacológica em uso local e/ou interno no organismo. Veja detalhes sobre as classes de medicamentos, os efeitos adversos e outros excelentes problemas da pesquisa.

TACROLIMUS E PIMECROLIMUS - Observações acerca dos fatores envolvendo os compostos medicamentosos tacrolimus e pimecrolimus, especialmente na forma tópica como inibidores da calcineurina, na terapêutica dermatológica. Observam-se os elementos e riscos, assim como os graus de sucesso, a partir das concentrações diferenciadas, assim como os efeitos adversos.

A SÍNDROME DE LOEFFLER - As eosinofilias geradas por infestações parasitológicas são relativamente desconhecidas da classe médica, apesar de estarem bastante presentes no Brasil e outros países tropicais. As demandas diagnósticas e terapêuticas são muito específicas, de acordo com a origem da afecção e do desenvolvimento da síndrome. Veja como escrever uma monografia ou um TCC sobre a síndrome

 

Veja também temas de Monografia e TCC em Enfermagem ou então Monografias de Ciências Biológicas - Biologia

 
COPYRIGHT