Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

A JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Pronto, já passamos pela discussão sobre o que é e como escrever sua introdução para monografias ou projeto de pesquisa. Assim, o natural é seguirmos para a próxima etapa: a construção da justificativa.

Muitos alunos, durante a elaboração do seu TCC ou de sua pesquisa monografica, esbarram no campo da Justificativa, elemento muito importante, que serve primordialmente para explicar a razão pela qual a realização do seu trabalho será ou foi importante. Note aqui o tempo verbal usado: o futuro ou o passado.

Vai a primeira dica: se estivermos escrevendo um projeto de pesquisa, que servirá como fonte e base para a realização de uma monografia, o tempo verbal usado é o futuro, se estivermos na fase da escrita monografica, o tempo verbal será o passado, e isto ocorre porque o trabalho já se realizou.

Pense primeiramente no problema do seu trabalho monografico. Veja no artigo do link para aprender sobre o problema, como defini-lo e como escolher o melhor.

Depois de pensado, vamos avaliar o que o seu TCC, sua dissertação de mestrado ou monografias de pós-graduação vai contribuir. Ela vai ser importante para você somente? Por quê? Ela pode contribuir para o aprendizado de outros? Quais as razões para que outros alunos consultem sua monografia?

Vai haver um trabalho de campo ou prático? Em que sua pesquisa pode ajudar? Qual a importância do estudo do seu tema? Todas estas questões precisam ser respondidas na Justificativa monografica.

Ou ainda, caso sua monografia seja referente ao estudo para o lançamento de um produto, ou a abertura de uma loja, a Justificativa precisa apontar para as razões pelas quais se escolheu tais objetivos, em que uma loja ou o produto serão úteis, qual a demanda, etc.

Vamos pensar em todas as vantagens: sejam econômicas, sociais, coletivas, científicas, educacionais, técnicas. Tudo precisa estar descrito na Justificativa.

Por isso é importante escolher bem o problema e o tema do trabalho monografico, pois quanto mais importante para o mundo forem estes, mais interessante vai ser a Justificativa, e consequentemente, mais cogitada, mais requisitada vai ser sua monografia ou seu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

Pode haver duas formas de se escrever uma Justificativa, na denominada introdução longa, em que os campos introdutórios são sempre separados uns dos outros, apesar de não totalmente independentes, já que se interligam e se influenciam mutuamente, ou na chamada introdução simples, em que o campo em questão está ligado, no mesmo espaço geral, em um único chamado somente Introdução.

Neste caso, geralmente o mais comum em um trabalho de conclusão de curso ou uma monografia de pós-graduação, o campo para justificar deverá ser formado por dois parágrafos no máximo, sendo sempre este o caso em um artigo científico, que não tem espaço suficiente para uma grande justificativa.

Veja outros artigos relacionados:

Os Objetivos de uma pesquisa Monografica - Saiba escolher os objetivos para seu projeto de pesquisa ou sua monografia

Como fazer a Conclusão de monografias - Veja as dicas e todos os passos para escrever uma ótima conclusão em seu TCC ou sua pesquisa.

Como selecionar o Tema da Pesquisa

 
COPYRIGHT