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INTRODUÇÃO DA MONOGRAFIA DE TCC

 

 

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Geralmente, se o orientador de um trabalho monografico tem como meta seguir o aluno durante o ano ou semestre em que este fará a sua monografia ou o TCC, ou seja, acompanhar detalhadamente a produção monográfica deste aluno, o professor vai pedir a introdução como uma das primeiras fases de elaboração do trabalho de conclusão de curso, das monografias ou de um artigo científico.

Desta feita, visamos aqui avaliar o papel da introdução e como conseguir uma boa introdução.

O principal objetivo da parte introdutória em uma pesquisa monográfica consiste em conseguir convencer aquele que estiver lendo o texto que a monografia realizada pelos autores é digna de nota, ou seja, possui importância e relevância e merece ser lida e estudada.

Para tanto, o autor do TCC, da monografia, da dissertação de mestrado ou do artigo científico precisará demonstrar da maneira mais clara quanto possível que o texto monografico apresenta um problema relevante(veja mais sobre o PROBLEMA DE MONOGRAFIA E TCC) sobre o qual se encontrou e isolou uma solução embasada e interessante (seja esta positiva, ou seja, conseguiu-se resolver o problema monográfico ou, alternativamente, alguns artigos científicos ou monografias demonstram ou tentam demonstrar que certos problemas não têm uma solução prática viável ou conhecida, o que resulta, cientificamente ou academicamente, igualmente valioso).

Comumente, a introdução monográfica é organizada a partir de uma lista de elementos que têm o papel de apresentar um panorama geral de como foi abordado o tema monografico em uma monografia, um tcc, um projeto de pesquisa ou mesmo um artigo científico.

Assim temos:

- Marco histórico e contexto geral do problema,
- Definição problêmica,
- Limitações das soluções e dos estudos já publicados sobre o tema da monografia,
- Objetivos do artigo científico ou monográfico e principais ideias propostas pelos autores e;
- Uma breve descrição delineadora e estrutural do restante do tcc ou da monografia apresentada.

Desta feita, a Monografia AC acredita que a discussão sobre cada um destes elementos da introdução é válida e produtiva para você.

Em uma monografia ou em qualquer outro gênero de trabalho científico, a a parte introdutória tem como função destacar três pontos essenciais da pesquisa: o motivo, a importância e o conhecimento atual da temática do trabalho desenvolvido. 

Algo que deve ficar muito claro ao se desenvolver uma pesquisa monográfica é que os motivos e a importância da pesquisa podem ser bastante relevantes para o autor da mesma, mas nem sempre isso ocorre em relação ao leitor. Desta forma, é na na parte responsável por introduzir o leitor ao seu trabalho que você poderá “vender o seu peixe”.

Isto pode se dar pelo impulso que o tema monográfico ou do TCC oferece para pesquisas futuras, ou pelo impacto gerado pelo objeto de estudo na sociedade brasileira ou mundial, ou ainda pela inovação representada pelo tema. É aqui que você, de modo consciente, poderá mostrar o peso da sua escolha como tema monográfico.

Você não perderá nada ao enfocar, na introdução, a importância da pesquisa, assim como uma possível aplicação prática, principalmente quando a monografia está direcionada a pessoas que não são especialistas no assunto, o que pode ocorrer por questões diversas, em uma empresa ou mesmo em uma instituição de ensino.

Se você tiver sucesso na demonstração introdutória da importância do trabalho monografico, ele terá mais da metade do resultado esperado, mas infelizmente somente isto não basta.

Aqui vale tudo (desde que seja verdade): afirmar que o trabalho ainda não havia sido desenvolvido, ou que esta técnica nunca havia sido provada com sucesso, ou então que o trabalho de pesquisa é inédito no país.

A relação entre a pesquisa e o conhecimento prévio da temática das monografias é estabelecida a partir de uma escrita que tem como base as citações bibliográficas, mesmo em uma introdução. Aqui não cabe um simples resumo de TUDO o que você encontrar sobre o tema, assim como você tampouco tem a obrigação de conhecer toda a literatura referente ao assunto de seu trabalho.

Mesmo que você esteja fazendo um artigo científico, ao invés de uma monografia ou um TCC, o papel da introdução não é diminuído. Talvez, pelo contrário, ele seja ainda maior, já que no caso do artigo científico você terá menos espaço textual para a defesa das suas idéias e das fontes bibliográficas selecionadas por você

Direcione, então, o tema específico da pesquisa e cite somente os autores mais importantes.

Um erro muito frequente é iniciar o campo introdutório com um enfoque muito amplo e geral para os leitores alvo da monografia. Você precisará avaliar a platéia para a qual esta pesquisa foi realizada. Uma banca de professores não se contentará com uma frase muito ampla e mesmo “lugar comum”, já se a monografia foi escrita para o grande público, tal frase poderia ser a mais adequada. O fator de análise, então, é o motivo pelo qual você escreveu seu trabalho monográfico.

Converse com o professor orientador da monografia ou TCC sobre o que ele espera para sua introdução.

 

ELEMENTOS DAS INTRODUCOES EM MONOGRAFIAS PRONTAS

 

- Marco histórico e contexto geral do problema.

Dado que para conseguir desenvolver um trabalho monográfico ou TCC de excelência é essencial saber relatar setorizadamente o material científico de uma maneira clara e precisa, este trabalho discute diferentes aspectos estilísticos relevantes para ajudar a estabelecer uma metodologia que facilite o processo de escrita da introdução de monografias ou de artigos científicos, independente do tema ou do grau de complexidade.

- Definição precisa do problema estudado.

Assumindo que os autores do TCC ou da monografia conseguiram eficientemente atacar a situação problêmica, a introdução deverá enfocar o seguinte problema ao qual eles se enfrentaram, e o próximo passo óbvio é divulgar os resultados obtidos a través de um texto monográfico bem escrito. Atualmente, a melhor maneira de valorizar a qualidade de um tcc ou de uma monografia é verificar seu potencial para ser publicado nas melhores revistas ou congressos da´disciplina ou área do conhecimento. Quanto maior o nível da publicação, mais rígidas são as normas de qualidade para que um texto monográfico ou um TCC seja publicado.

No entanto, existe uma série de fatores limitantes que freqüentemente impedem pesquisadores jovens, estudantes de graduação, pós, mestrado ou doutorado a escreverem uma introdução de monografia ou um TCC de qualidade:

- domínio insuficiente da língua portuguesa,
- falta de técnica e treinamento apropriado
- ausência de um método que em maior ou menor medida seja sistemático.

Aqui, não há muito que dizer com respeito aos dois primeiros problemas (exceto recomendar um bom curso de ortografia e um de língua portuguesa). O propósito principal deste trabalho é apresentar uma possibilidade de solução para o ultimo problema mencionado, isto é, apresentar uma metodologia que permita resolver de uma maneira sistematica o processo de escrita da introdução de monografia e TCC com boa qualidade, dentro da estrutura dessas monografias.

Revisão bibliográfica das soluções existentes já apresentadas, o que alguns pesquisadores convencionaram denominar: estado da arte.
Possivelmente a solução mais pratica para produzir um bom texto na monografia ou no TCC consiste em criar prévias preliminares do texto para solicitar ou orientador da pesquisa monográfica, um colega, um professor ou outro pesquisador com talento e experiência para escrever com clareza, que dê uma revisada no material já elaborado, proponha modificações, e inclusive, reescreva a monografia completamente, em casos extremos, sem prévia consulta ao autor original.

Ainda supondo que ao final do processo se consiga a escrita de uma excelente monografia, ou o TCC, (que possivelmente resultará irreconhecível para os criadores do texto monográfico inicial), o principal problema persistirá no sentido que o autor monográfico do artigo científico ou da dissertação de mestrado não domina ainda as técnicas de como escrever bem textos científicos ou acadêmicos, como monografias, por exemplo.

Uma segunda solução consistiria em considerar que a escrita da introdução de um bom trabalho monografico é um processo de treinamento regido pelas leis de tentativa e erro e de aprendizagem pelo sofrimento. Dessa maneira, muitos orientadores de tcc e monografias preferem gastar seus dias trabalhando ombro a ombro com seus alunos com o objetivo de transformar rascunhos indecifráveis em monografias claras e legíveis, o que demanda muito tempo em monografia. Ainda que esta solução geralmente não costuma ser muito vista nas universidades brasileiras, muitos professores acreditam que somente assim se saberá escrever com qualidade uma monografia ou um trabalho de conclusão de curso.

- Elementos justificadores:

A Justificativa é um elemento introdutório e serve para explicar as razões e a importância da realização da pesquisa. Ela pode estar inserida no texto da introdução ou pode fazer um subtópico a parte. Saiba mais sobre a Justificativa

- Objetivo do texto monografico e ideias principais ;

Neste tópico da introdução de uma monografia ou de um TCC, o principal objetivo consiste em sugerir uma série de regras práticas e uma metodologia simples que coadjuve a melhorar a qualidade da introdução de monografias.

Veja mais artigos sobre tópicos da monografia e do TCC:

- DEFINIR OS OBJETIVOS EM UM TRABALHO MONOGRAFICO

- PLAGIO EM MONOGRAFIAS E TCC

- ESCOLHA DO TEMA DO TCC OU DA MONOGRAFIA

- COMO SELECIONAR BIBLIOGRAFIAS

- COMO CONSTRUIR BOAS HIPOTESES

- COMO CONCLUIR SUA MONOGRAFIA OU SEU TCC

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