Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNTArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato
 

IMPORTÂNCIA DA MONOGRAFIA

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

A importância de uma monografia ou um TCC reside no fato de que esta deve versar sobre um objeto reconhecível ou construção teórica produto da abstração da realidade, mas neste caso, definido de tal modo que também seja reconhecível pelos demais, isto é, por todos aqueles que eventualmente possam ter acesso ou ler seu trabalho ou sua pesquisa monográfica.

Vale lembrar que nos dias de hoje, é cada vez maior o número de possibilidades de que estranhos, de qualquer local do mundo, entrem em contato com textos realizados por outrem, principalmente a partir da popularização dos meios eletrônicos.

Este panorama é muito diferente daquele observado há alguns anos atrás, quando uma monografia, produzida e elaborada em uma instituição acadêmica, ficava trancada em uma biblioteca, esquecida e obsoleta, deixando de cumprir sua função e sua importância.

A Inovação

A pesquisa dentro do contexto da inovação de monografias ou um TCC, também conhecido como trabalho de final de curso deve afirmar sobre este objeto elementos que ainda não foram explicitados, ou ainda revisar com ótica diferente as coisas que já foram afirmadas. A investigação deve ser útil aos demais, no sentido que seja relevante para enfrentar problemas concretos, para contribuir para o conhecimento “universal”, para legitimar uma instituição de pesquisa, etc, isto é, um trabalho de conclusão de curso ou uma elaboração monográfica devem ter aportes concretos.

A pesquisa, em um TCC, uma dissertação de mestrado ou um artigo científico, deve fornecer elementos para a verificação e a referência das hipóteses que apresenta ou questionamentos que se propõem, e portanto tem que fornecer os elementos necessários para o seguimento público de tal tese ou ideia. A seleção do tema em um texto de conclusão de curso, trabalho monográfico ou em um material de graduação, como artigos científicos ou um projeto de pesquisa, pode ser o produto do desenvolvimento de algum aspecto de determinada linha de raciocínio científicoque esteja em avanço ou em processo por algum docente ou pesquisador, prévia consulta.

Para saber mais sobre a escolha do tema de monografia.

Neste caso, o aluno deve dirigir-se à coordenação de graduação ou coordenador de pós-graduação do curso no qual se encontra inscrito e conferir quais são as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos grupos de estudo ou de interesse nesse momento, visando a realização de sua própria monografia. Igualmente, o aluno pode dirigir-se a outros institutos ou unidades de pesquisa da Universidade afins ao campo no qual se pretenda realizar a tese, monografias, ou trabalho de final de curso. Uma vez realizada esta exploração, o interessadodeve recorrer ao apoio e a guia dos professores de metodologia e de seu orientador. No nível de graduação, o estudante deve enfocar-se mais nas linhas de pesquisa, nas linhas de trabalho que se encontrem estrategicamente vinculadas ao campo e a prática profissional nas quais o aluno deseja especializar-se, ali deve centrar sua atenção e delinear sua prática metodológica.

Caso não existam linhas de pesquisa ou linhas de trabalho pode sempre consultar professores do respectivo curso visando de precisar muito bem o campo de conhecimento onde desenvolverá sua pesquisa monográfica.

O aluno precisa de considerar em seu cronograma de estudos as limitações do tempo do que dispõe para o seu trabalho de redação monográfica e tentar reduzir o tema que deseja desenvolver a dimensões manejáveis, evitando incorrer na seleção de algum com um alcance demasiado amplo ou excessivamente ambicioso em seus objetivos, o que infelizmente é muito comum no meio universitário.

FUNDAMENTALIDADE DA PESQUISA DE FINAL DE CURSO

O aluno precisa desenvolver todo um trabalho de pesquisa com uma certa profundidade e trabalhar sobre isso. O trabalho de caráter monográfico, no final de qualquer curso acadêmico, não pretende que cada obra seja revolucionária e brilhante. Não. Trata-se de fazer uma investigação séria, com o formalismo que um estudante já adquiriu em quatro anos (ou cinco), de preparação universitária.

Esse trabalho então é exposto e defendido perante uma banca que procurará entender o que o autor fez, a metodologia que usou, bem como observar os argumentos que este expõe para defender as hipóteses com as quais trabalhou.

Evidentemente, os trabalhos monográficos devem ser corretamente apresentados, sem erros de ortografia, com boa redação, até mesmo porque não se pode entender a possibilidade de um universitário que não escreva ao menos com uma correção mínima.

Todos estes fatores, nós acreditamos, tornam importante este esforço de escrita, que muitas Universidades brasileiras querem eliminar. Não conhecemos os argumentos lógicos que poderiam justificar tal ideia.

Para alguns, esta seria uma jogada em prol de facilitar que assim mais pessoas terminem os cursos ou talvez porque nestes tempos modernos se privilegia a rapidez para tudo, até mesmo para a formação educacional.

Assim, pensar em uma graduação de cinco anos parece uma eternidade e se além de todo este tempo, somarmos cerca de seis meses para escrever monografias, se é que a escreve, então estamos falando de uma enorme quantidade de tempo.

Também não se pode esquecer que o conhecimento não pode ser adquirido da noite para o dia. A formação de um estudante não é um assunto de horas, dias, semanas ou meses. Leva-se anos para que os alunos cheguem a amadurecer em seus conhecimentos, que aprendam o que é realmente importante no que estudam, que saibam desenvolver uma pesquisa séria e com validade científica, que saibam discutir resultados, que conheçam o caminho de defender ou recusar hipóteses que soavam adequadas mas que resultaram um fracasso a longo prazo.

O QUE É IMPORTANTE EM UM TCC OU OUTRO TRABALHO MONOGRÁFICO

É essencial que o aluno tenha em mente sempre que o aprendizado do manejo e construção da linguagem acadêmica-científica é o aspecto mais importante na elaboração de monografias ou de TCC, nos mais diversos níveis, temas e áreas.

Desta feita, deve estar presente uma linha condutora desde o início, que embasará o autor do texto acadêmico e permitirá o desenvolvimento de suas qualidades de pesquisa, redação, coordenação de idéias e apresentação.

Somente ao dominar tais procedimentos, o aluno se encontrará pronto para finalizar um curso de graduação ou de pós-graduação. Obviamente, monografias de graduação serão mais básicas que um trabalho monográfico de pós-graduação, já que o desenvolvimento que se espera do aluno é gradativo e respeita a fase educacional em que ele se encontra.

Saiba mais sobre monografia de pós-graduação

A Monografia AC entende que muitas vezes o aluno, por falhas em sua orientação, por trabalhar ou já ter outra etapa de sua formação em vista, pode se sentir prejudicado ao cumprir todas as etapas de como escrever sua própria monografia, sendo importante que o mesmo busque subsídios para que seu texto de conclusão cumpra os objetivos propostos ao mesmo tempo em que o aluno não descuide da qualidade de sua educação. Para saber mais sobre o trabalho de redação de monografias de nossa empresa de elaboração e suporte.

Importante também é que, após todo esse trabalho, você saiba que existe vida após a pesquisa monográfica, em que o mesmo poderá usufruir das vantagens de sua realização.

 

 

 

COPYRIGHT