Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACMonografias ProntasDissertação de Mestradoprojeto de pesquisaFormatacao de monografia ABNTArtigos CientíficosQualidadeInvestimentoEntre em Contato Conosco
 
 

Veja mais Temas de Monografias de Medicina e Saude

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA RADIOLOGIA

O estudo da formação continuada pelos radiologistas é uma temática bastante atual para uma monografia ou um TCC na área de saúde, pelo impacto social e mesmo de qualidade da prestação da saúde que o tema propõe. Nota-se ainda que pode ser uma temática que interesse bastante ao orientador da monografia ou do TCC

Ainda que a formação e a aquisição de conhecimentos de um profissional de radiologia se divide em etapas e se façam esforços por regulamentar, distribuir e gerir cada uma destas fases, a formação profissional neste caso é um fio contínuo que termina com o fim da vida trabalhista de um profissional. Não é o objetivo deste artigo analisar as razões que justificam a denominada "formação continuada" nem discutir sobre re-certificações ou credenciamentos. Pretende-se explicar por que o profissional de Radiologia deve seguir estudando.

Formação Continuada na Radiologia

A C Equipe de pesquisa em monografia de base para tcc e monografias de saude realizou esta monografia e este suporte monográfico. A razão desse por que se deve procurar nos fundamentos da prática radiológica. Todos querem fazer as coisas bem.

Por vários motivos a todos preocupa e interessa atender bem aos pacientes. A prática radiológica se baseia em três princípios: a experiência do profissional, os hábitos e os costumes que o particular ou o grupo (hospital) decidiram adotar ante as diferentes situações que se apresentam no dia a dia (protocolos de atuação, etc.) e, por último mas não menos importante, a atualização de conhecimentos que o radiologista vai adquirindo, fazendo uso da ampla oferta formativa que agora se dispõe. Tais relações são construídas a partir da cultura interna e a comunicação organizacional.

Oferta que se baseia no amplo e variado número de reuniões científicas e de revistas especializadas e nas enormes possibilidades que a informática (web, bancos de dados, arquivos docentes, etc.) oferece hoje em dia.

No entanto, a atualização de conhecimentos, que em si é importante pois influi decisivamente na prática radiológica, tem seus requerimentos, suas peculiaridades e suas condiçõesque levam a que esta seja a mais qualitativa, mais frutífera e mais eficaz ou não.

O SUCESSO DA FORMACAO DO RADIOLOGISTA EM MONOGRAFIAS

Seu sucesso dependerá, portanto, das duas partes implicadas: da oferta e do radiologista (do "aluno" que deseja aprender). O profissional deve ter interesse em seguir aprendendo, deve estar motivado. A motivação, o desejo de aprender, deve ser uma constante no trabalho diário. Mas não é fácil, a motivação não chega de repente, precisa e requer também treinamento e formação. Aí reside a confianca como em uma monografia no profissional e em seu trabalho.

Apesar de tal fundamentalidade,  a resposta à pergunta "deve-se seguir estudando?" deve partir de si mesmo. O trabalho assistencial diário, cada vez mais exigente e mais difícil, produz, em muitas ocasiões, um esgotamento que se traduz em desinteresse. A motivação e a curiosidade devem arrancar da formação do residente, do futuro especialista, e é uma importante tarefa do educador (especialistas experimentados, tutor de residentes, chefe de serviço, etc.), pois os profissionais radiologistas tenderão a uma "mimetização" com seu professor de referência.

O técnico, em suas primeiras fases, precisa de uma importante ajuda externa (motivação externa) para avançar em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Esta é uma fase fundamental da formação do futuro especialista, os tutores e os responsáveis pela formação dos residentes devem imprimir um selo com o que os alunos (os residentes) tenham e mantenham curiosidade. Curiosidade com a qual se desenvolva o interesse e o estímulo para fazer perguntas,d e fato quiçá as vezes se deva primar na avaliação de um técnico em radiologia, mais do que uma boa resposta, uma boa pergunta.

Veja também a Educação Continuada e o Treinamento de Enfermagem

Perguntar bem e ter curiosidade são, quiçá, a base para formar-se corretamente. Não é o mesmo atender passivamente à resolução de um problema, que fazer seu o problema e envolver-se na obtenção de uma solução, de uma resposta. Mas também é verdadeiro que nem todos os técnicos radiologistas são iguais, que nem todos somos iguais, cada um responderá ao estímulo de uma forma, quiçá igualmente válida, mas diferente; por isso o educador (o tutor) deverá conhecer bem as características de cada um e fomentar, motivar, sua aprendizagem.

Nesta fase é fundamental, e além da curiosidade do aluno, a confiança. A confiança do aluno com seu mestre, com o sistema e com as pessoas que o representam, também do professor (tutor, por exemplo) com o aluno, etc. Este valor (confiança) será um fundamento básico para o resto da carreira profissional do residente.

O assunto (ensino, binômio "curiosidade-confiança"), esboçado aqui muito ligeiramente, é complexo e requer uma análise mais profunda. Ensinar por objetivos assumíveis, a seleção dos candidatos ou a avaliação (o exame) dos conhecimentos são, entre outros muitos, temas que precisam de uma profunda análise.

Com o passo dos anos, o radiologista, o especialista jovem, vai adquirindo maior autonomia e uma modificação nas causas que o motivam a seguir aprendendo. À mencionada curiosidade se soma ao desejo de atender um processo complexo (por exemplo, um novo método de exploração) por si mesmo, o interesse profissional por atender devidamente a um paciente ou as exigências que o dia a dia tem.

Não menos importante, em muitos casos, é o interesse pessoal por ser reconhecido como um especialista pela comunidade.

E não se esqueça: na necessidade de obter monografias sobre um determinado tema de monografias, não hesite em entrar em contato conosco.

Monografia pronta sobre transtornos alimentares
projeto de pesquisa sobre ortografia
Monografia matemática
Monografias de qualidade atendimento

 
COPYRIGHT