Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

ESTILOS DE ESCRITA DA MONOGRAFIA

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

De acordo com nossa experiência na escrita de monografias, sabemos que cada trabalho monográfico redigido variará de acordo com o tema da redação

Um aspecto comum a qualquer monografia é a formatação, obrigatoriamente seguida pelo autor ao redigir seu trabalho monográfico ou outro de mesma natureza.

Assim, um exemplo de uma monografia escrita, ou de um TCC, pode servir como guia de orientação para o aluno sobre a estrutura geral de qualquer gênero monográfico. No entanto, apesar da formatação geralmente ser a mesma, obviamente respeitando-se a liberdade contextual, o conteúdo e a metodologia, bem como a estrutura do texto monográfico, serão distintos, de acordo com o tema da monografia.

Saiba mais sobre o tema de monografias

Tentaremos aqui oferecer uma pálida idéia sobre os diversos exemplos de escrita de monografia, visando dar uma luz sobre as técnicas envolvidas.

No entanto, é necessário que os alunos sejam capazes de olhar para o rascunho de uma monografia também para obter o conhecimento sobre o esquema de escrita de monografias, em geral.

Saiba mais sobre como escrever uma monografia ou um TCC

• Exemplo de uma monografia geral

Uma monografia redigida a partir de um conceito geral e amplo dará aos alunos uma visão sobre os requisitos de escrever um texto menos específico e mais abrangente, que pode ser sobre qualquer tema frequentemente discutido. A estrutura do texto monográfico, como se aplica a todos os outros trabalhos monográficos, terá uma introdução, um desenvolvimento e as principais conclusões.

Embora a introdução tem como missão resumir o tema ou as hipóteses de pesquisa, o principal aspecto em uma monografia ou um TCC deste gênero precisará incluir todos os pontos de vista em prol das provas para o tema escolhido. Estas provas serão obtidas através das citações bibliográficas utilizadas pelo autor. Assim, saber trabalhar com bibliografias passa a ser essencial.

Este exemplo de escrita monográfica tem como papel orientar os alunos para uma melhor organização e estrutura do texto da monografia, uma escrita elegante e com bom fluxo de informação, capaz de não somente prender a atenção do leitor mas também transmitir com sucesso a mensagem proposta.

• Exemplo de monografia cronológica

Este é um exemplo de como escrever monográficos narrativos, na qual os alunos são obrigados a apresentar os fatos de uma forma cronológica. A maioria desses ensaios refere-se a eventos históricos.

Em muitos casos, não é todo o corpo do trabalho de pesquisa que apresenta um caráter cronológco, mas um ou mais capítulos. Esta é mais uma verdade sobre uma pesquisa de qualidade: quanto mais bem elaborada ela for, mais métodos de escrita e redação adotará, já que o tratamento da mensagem também deverá ser outro.

A redação monográfica tem, desta forma, muitas possibilidades.

Uma escrita cronológica pode também dar informações sobre qualquer evento específico. Os fatos são descritos através de uma linguagem simples ao longo de um período. Tal opção é muito usada ao se descrever um experimento ou a aplicação de uma técnica, geralmente na parte da pesquisa prática que antecede uma monografia com estudo de caso ou com análise experiental. No entanto, o autor do texto monográfico ou do TCC precisa manter o fluxo da história a partir de um ponto para outro de uma maneira interessante, embora seja centrada sobre o evento, durante toda a extensão da pesquisa. Vale notar que este procedimento tem como objetivo permitir um melhor alcance da mensagem da monografia

A parte importante deste exemplo de trabalho escrito é que o escritor não impõe qualquer opinião pessoal ou a conclusão sobre o texto escrito. Por exemplo, narrar um acontecimento histórico, com suas próprias conclusões ou opiniões iria simplesmente distorcer os fatos, que já estão estabelecidos na história.

Como a escrita de uma monografia é uma habilidade que se adquire e se aprimora com a prática, os estudantes também podem olhar para algumas das redações pessoais para reunir mais conhecimentos sobre o assunto.

• Exemplo de monografia de comparação e contraste

Exemplos deste tipo de trabalhos monográficos também podem ser úteis para o aluno a escrever uma "relação de causa e efeito". Assim, os alunos possam compreender a técnica de escrever um tcc ou um trabalho monográfico, que precisam de comparação dos dois personagens, situações ou acontecimentos que têm uma incidência sobre o tema escolhido. Mas é essencial frisar que o estilo de escrita segue a necessidade inerente a elementos de monografias comuns a todos os tipos diferenciados.

Veja também este artigo sobre A REDAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA

 
COPYRIGHT