Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

O aprendizado do processo de escrita de uma monografia é um procedimento longo e com elevado grau de complexidade, demandando uma experiência que somente será obtida a partir da prática e muitos erros e acertos.

Primeiramente, você poderia ler um artigo sobre os paragrafos e frases na escrita de monografias

Esta atividade, uma das mais importantes para qualquer profissional, já que demanda não somente o trabalho de pesquisa mas de metabolização mental, que se concretizará na monografia final, é, apesar de tudo, uma das que menos recebe a atenção da instituição de ensino durante a formação do aluno, seja na graduação ou posteriormente.

O modo de focalização do processo de como escrever monografias, assim como artigos cientificos, é bastante variável, de acordo com os fatores pessoais do autor, o que quer dizer que toda pesquisa monográfica ou todo TCC reflete muito do próprio aluno e de todos os que o auxiliaram de modo direto.

Existe um estilo próprio da linguagem e da mensagem do texto monográfico, cujo esclarecimento você vai encontrar em nossa página LINGUAGEM E MENSAGEM DE MONOGRAFIAS

Aqui, então, caberá a discussão sobre os métodos de aproximações sucessivas, recomendadas por grande parte dos autores que tratam da metodologia de um trabalho monográfico.

Como o nome determina, esta metodologia está relacionada à elaboração sucessiva de uma mesma pesquisa. O resultado é o apuramento, o refino, a cada tentativa. Esta receita é difícil, mas extremamente eficaz.

A realização de monografias não deveria ocorrer somente no final do trabalho de pesquisa, justamente o contrário do que podemos observar na prática, quando somente após toda a seleção da bibliografia da monografia, o final da experimentação de pesquisa metodológica é que a monografia é realizada.

Dentre as razões pelas quais expomos tal opinião, dentro da nossa prática de realização de monografia temos:

- A forma de como escrever uma monografia auxiliará no esclarecimento das idéias e pontos de vista relacionados ao tema abordado.

- Durante o processo de escrita monográfica o autor poderá observar alguma debilidade, problema ou vazio em relação a dados, resultados, figuras, tabelas ou conclusões. Assim, tem-se uma excelente ocasião para o redirecionamento do trabalho de pesquisa prática ou metodológica enquanto ainda há tempo para correção. Lembre-se, o seu trabalho deve ser o mais perfeito possível.

- Igualmente, quando a escrita de um texto se dá sucessivamente, em paralelo ao trabalho de pesquisa, a mente do autor ainda está fresca, evitando-se o esquecimento de pontos importantes ou mesmo essenciais para o resultado de conclusão do TCC.

- A forma de se escrever, assim como os estilos de escrita de monografias, auxilia a desconectar o autor dos demais processos estressantes do seu curso, possibilitando mesmo, quando feita adequadamente, um relaxamento dos demais problemas.

- A redação do seu trabalho monográfico pode oferecer uma visão mais global do trabalho ainda a ser realizado. E de acordo com o estilo de escrita do trabalho monográfico, tem-se um resultado distinto e um objetivo diferenciado.

- O processo de elaboração de qualquer tipo monográfico, assim como de qualquer outro trabalho textual da mesma natureza, poderá oferecer um distanciamento crítico do processo de pesquisa, possibilitando a complementação do trabalho a ser desenvolvido. No entanto, aqui cabe uma ressalva: é comum o autor nunca se satisfazer com sua pesquisa monográfica, querendo sempre complementá-la. O bom senso será seu mestre.

- A escrita de monografias oferecerá um maior aproveitamento de seu tempo. Talvez você preferisse gastá-lo de qualquer outra forma, mas lembre-se, o cumprimento de todas as tarefas inerentes a tal desafio será um ganho profundo para sua vida futura.

- Principalmente, apesar da frase acima focar o ganho que você terá com o sucesso de sua empreitada, todos os que tiverem contato com seu TCC ou sua pesquisa poderá ganhar muito com ela, aprendendo e desenvolvendo novas metas de pesquisa.

Desta forma, deve-se ter em mente que a redação de monografias é lenta e complexa. Não se pode esperar ter pouco tempo para fazê-la rapidamente, este é o caminho mais curto para o fracasso. A monografia é como o vinho: amadurece com o tempo.

Lembre-se: a redação de um trabalho de pesquisa sobre um único tema com a devida profundidade é um dos fatores principais da construção do conhecimento científico.

A MONOGRAFIA AC E A ESCRITA DE MONOGRAFIAS DE BASE PARA TCC

Ao escrever qualquer tipo de monografia, independentemente de sua natureza fundamental, há a necessidade de uma cuidadosa análise ortográfica e gramatical, a partir de uma edição criteriosa. Isto é natural, já que a presença de palavras com erros crassos de redação ou um termo colocado inadequadamente pode comprometer sobremaneira o resultado de sua pesquisa monográfica ou seu trabalho de conclusão de curso.

Não importa quantas vezes você, ou alguém, leia sua pesquisa monográfica, por mais experiência tenha na redação de monografias, seguramente deixará passar erros escrita.

Toda monografia elaborada por nossa empresa de produção textual passa por uma rigorosa análise de redação, editoração e formatação, evitando-se a presença de erros, de forma a permitir a transmissão exata da mensagem de monografias necessária para seu aprendizado.

Desse modo, você poderá contar com uma excelente investigação monográfica, sem erros, sem palavras inadequadas, com uma linguagem científica e fundamental para um excelente suporte monográfico para sua monografia, seu TCC ou qualquer outro gênero de pesquisa monográfica.

Este serviço, essencial para a realização de uma monografia, tem como premissa a elaboração de um trabalho monográfico que apresente os seguintes pontos:

- Fácil de ler
- Entendimento amplo
- Linguagem técnico-científica de acordo com o tema da monografia
- Acabamento gramatical e semântico adequados

Assim, pela correção dos erros de escrita, ter-se-á uma monografia com uma melhor impressão, maior impacto e, conseqüentemente, melhores resultados.

Nosso trabalho de pesquisa monográfica visa oferecer uma monografia de qualidade, editada de modo claro e preciso.

Desta feita, todas as monografias possuem uma pontuação correta, uma gramática atual e profissional, o uso preciso dos tempos verbais e uma excelente estruturação nas frases e orações, garantindo-se uma comunicação clara e abrangente, uma das exigências mais expressivas em todo trabalho de monografia, em qualquer nível, os mais variados gêneros como um TCC, uma dissertação de mestrado ou qualquer outro.

NOVOS ENFOQUES NA ESCRITA DE MONOGRAFIA E TCC

Se você está fazendo sua monografia, ou se tem algum filho que está na fase final do seu curso de graduação e precisa elaborar seu TCC, sem dúvida já está mais ou menos familiarizado com a importância de aplicar técnicas de estudo adequadas para ter sucesso no desenvolvimento do seu texto monográfico.

Os profissionais da educação costumam treinar a seus alunos no manejo de determinadas técnicas de estudo como a contextualização bibliográfica, a realização de esquemas e a construção de resumos nas horas de orientação, apoio educativo ou inclusive na sala de aula.

No entanto, o índice de fracasso e abandono no último semestre justamente devido ao estresse da elaboração do trabalho monográfico cada vez é maior, o que é uma pena justamente por causa da importância da monografia para sua formação como pesquisador e mesmo como indivíduo. 

A que se pode dever este fato?

A maioria dos estudantes aplica as técnicas de estudo envolvendo uma única via sensorial: a visual.

De fato nos centros educativos, a maioria da informação se segue transmitindo igual que se fazia no século passado, isto é, em suportes gráficos como livros, pôsters ou lousas.

Outras descobertas apontam a que são os fatores intrínsecos ao aluno na redação de sua monografia ou de seu TCC como a atitude ou a motivação, aqueles que determinarão o sucesso na árdua tarefa e aconselham ao professorado a formação em estratégias para fomentar o desenvolvimento de habilidades pessoais no corpo discente.

Se algo está claro é que aprender a fazer um bom trabalho monográfico é um processo que dura toda a vida, que se melhora com a prática e que como diz o título, vai além da aprendizagem e domínio das tradicionais técnicas de estudo.

Entre em contato com a Monografia AC e veja como poderemos auxiliar você com uma excelente monografia.

Uma monografia, nos seus mais diversos tipos, como um TCC, ou dissertações de conclusão de mestrado, de qualidade e que cumpre seu papel apresenta elementos interessantes dentro do tema escolhido, dados atuais e provenientes de fontes bibliograficas importantes, um texto perfeito, ou próximo da perfeição, entre outros elementos subjetivos, mais coligados com a tematica e o problema da monografia ou do TCC. Nossa empresa de escrita monografica acredita que o mesmo pode ser dito sobre um artigo cientifico ou um projeto de pesquisa.

É um trabalho árduo o desenvolvimento de monografias, porém o aluno deverá se sentir recompensado ao finalizar sua pesquisa monografica, receber os elogios e a aprovação da banca examinadora ou do seu orientador do trabalho de conclusao de curso. Assim, é importante que ele esteja sempre motivado para escrever sua monografia

Assim, a Monografia AC traz para você um breve guia de como se dá a escrita monografica, para que você possa redigir com sucesso seu TCC.

Infelizmente, esta não é uma receita de bolo. Não há um método específico que sirva para qualquer aluno na redação de qualquer gênero de monografia. Existem variáveis, mas o que podemos fazer é uma lista de boas práticas.

- Escolha bem o título

Se uma monografia tem no seu texto a principal função, é pelo título da mesma que se vai atrair os leitores. Assim, saiba escolher o título de uma monografia ou do TCC.

- Faça por partes

Não tente escrever, de uma vez, todo seu trabalho de pesquisa. Divida a tarefa em partes para que cada uma delas seja bem feita. Busque a bibliografia (saiba sobre a escolha das bibliografias), pesquise, redija, edite, corrija, sempre com a ajuda do seu orientador, claro, mas com o cuidado para colocar no texto da monografia ou do TCC todo o seu potencial.

- Capriche na estrutura

Veja um ótimo artigo que fizemos sobre a estrutura de uma pesquisa monografica. Siga este modelo estrutural no seu próprio texto. Escreva sempre pensando nesta estrutura, nunca se esquecendo dos passos individuais.

Um erro comum é que o aluno muitas vezes escreve uma introdução de monografia parecida a uma conclusão monografica, ou não separa adequadamente os capítulos do texto. A escrita deve ser específica para cada trecho ou parte. Isto não muda, independentemente do tema escolhido por você.

Da mesma forma, é importante que a estrutura textual também seja seguida, a partir de uma linguagem correta e com parágrafos e frases da monografia bem estruturados

- Não comece pelo início do texto

Este é um erro muito comum, compartilhado aliás até mesmo pelos orientadores do TCC ou da pesquisa. Eles pedem para o aluno escrever, inicialmente, a introducao da monografia, mas na verdade, este elemento do trabalho é um dos últimos que o aluno deveria se preocupar.

Uma sugestão é que a monografia mais adequada deve ter sua escrita iniciada pela revisão bibliográfica ou parte textual. Ao escrever o corpo da pesquisa monografica, o aluno passará a ganhar mais controle e conhecimento sobre seu trabalho, podendo dominar melhor a escrita das partes pré e pós textuais.

- Edite e Corrija

Aqui muitos alunos pecam. Eles já sofreram tanto na escrita de sua monografia que, já na reta final, desistem, o que reflete na qualidade do texto do TCC. Calma! Falta pouco e você deverá usar este tempo para corrigir as falhas de escrita, os erros de posicionamento, trocar idéias, debater.

Explore seu orientador, peça sua ajuda para a edição e a correção, não se sinta desestimulado, este é o papel dele. Veja mais aqui sobre o papel do professor orientador em seu tcc.

Pronto! Temos nestas breves e simples ideias um panorama dos melhores pontos a serem observados pelo aluno na escrita e redação de suas monografias ou seu TCC. Acreditamos que o trabalho de escrever uma pesquisa monografica tenha ficado mais claro.

Da mesma forma, após todo esse trabalho, saiba que existe VIDA APÓS A MONOGRAFIA

Veja também este artigo sobre A REDAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA

 
COPYRIGHT