Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
DISSERTAÇÃO

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 
Nossa equipe de monografias tem totais condições de auxiliar você em sua pesquisa monográfica para a dissertação de mestrado com muito mais qualidade e esmero científico.

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

É natural que muitos alunos, após seu curso universitário, tenham estes feito uma pós-graduação lato sensu ou não, optem por um curso de Mestrado para maior inserção na vida acadêmica e poder conquistar o direito de dar aulas em uma Universidade ou seguir pesquisando e se aprimorando. Na verdade, é cada vez maior o número de cursos e vagas de pós-graduação stricto sensu em nosso país.

Porém, apesar desta facilidade crescente, é muito importante que você tenha sempre muito claro se quer fazer esse curso por sua própria vontade ou simplesmente porque sente que ele poderá ser importante para você. Isto se dá porque as exigências são muito grandes, e o número de bolsas de estudo, assim como o valor financeiro recebido, são muito pequenos, podendo não justificar, ou mesmo inviabilizar a sua escolha.

Como norma, todo mestrando deve elaborar uma monografia específica, a partir de sua pesquisa, que será denominada dissertação de mestrado.

Infelizmente, ainda não há uma regulamentação brasileira específica para a realização e defesa deste trabalho científico-acadêmico, havendo uma discrepância quanto ao conteúdo programático específico durante o curso voltado para tal texto dissertativo, de forma que ainda há muito o que avançar neste campo.

Como base, cada professor orientador tem uma metodologia própria, sendo que tal irregularidade não permite uma formação específica e integral, até mesmo porque muitos alunos, durante sua graduação ou sua pós-graduação, mesmo que tenham apresentado um tcc ou uma pesquisa monográfica, não chegaram a aprender como lidar com textos científicos, na forma de bibliografias, ou mesmo na descrição e análise de conteúdos. Na área de ciências positivas, isto é ainda mais grave, pois por vezes o seu trabalho investigativo se destaca muito mais do que a pesquisa monográfica posterior, havendo um desequilíbrio flagrante entre a sua atividade de pesquisa e o seu texto dissertativo.

Assim, esse artigo tem como função explicitar o processo de elaboração de dissertações de mestrado.

De acordo com o exposto acima, o docente orientador da monografia tem um papel essencial na sua vida acadêmica e no sucesso do seu curso de mestrado.

A regulação jurídica de tal ação se dá a partir do Decreto-Lei n. 216 de 13 de Outubro de 1992, cuja atividade recai sobre a normatização referente à atribuição dos graus de mestre e doutor. De acordo com o texto legal: “O grau de mestre comprova nível aprofundado de conhecimentos numa área científica específica e capacidade para a prática da investigação.

A Empresa Monografia AC, em sua qualidade, tem consciência da importância do Mestrado para o país.

Da mesma forma, o parágrafo único do artigo 2º da RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001 determina que “ emissão de diploma de pós-graduação stricto sensu por instituição brasileira exige que a defesa de uma monografia na forma de dissertação ou da tese seja nela realizada”, sendo também necessária a realização de uma monografia de dissertação.

Assim, o tipo de texto monográfico que cabe no final deste curso é bastante específico, desta forma, faz parte do cotidiano dos alunos de mestrado stricto-sensu no Brasil. Este cotidiano é bastante complexo, a partir não somente da pesquisa acadêmica, mas do aprimoramento educacional e do tema da dissertação – monografia

Pode-se apontar dois modelos básicos de um trabalho acadêmico desta natureza: a dissertação expositiva e a argumentativa. A pesquisa monográfica de mestrado expositiva visa a exposição, explicação ou interpretação de idéias; já o trabalho argumentativo tem como finalidade a persuasão do leitor em relação a uma hipótese de pesquisa ou proposição lançada, formando opiniões e formulando novas questões. A redação do texto dissertativo deve seguir sempre uma estrutura lógica e receber total atenção do aluno elaborador para que a mesma não resulte vazia e redundante.

MONOGRAFIA AC – SUPORTE DIDÁTICO EM MONOGRAFIAS DE BASE PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

IMPORTANCIA E GENEROS DE DISSERTACAO DE MESTRADONo modelo de monografia dissertativa expositiva, torna-se possível a construção de uma explanação sem que haja um embate discordante de idéias ou temas, servindo-se da impessoalidade ao mesmo tempo em que o contrário pode se dar com a tentativa de convencimento, no caso da argumentativa.

Para que a dissertação argumentativa tenha sua finalidade cumprida, os argumentos necessitam apresentar uma importante consistência de raciocínio e de provas. A consistência do raciocínio estruturado consiste no apoio sobre os princípios da lógica, em que não se perde em especulações vãs, na esterilidade vazia e sem conteúdo. Ao mesmo tempo, em uma pesquisa desta natureza, deve-se servir de provas específicas, de acordo com a área do conhecimento, no sentido de reforçar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas são: os fatos-exemplos, os dados estatísticos e o testemunho. Todos estes têm influencia na estrutura e configuração da dissertação de mestrado, assim como na defesa final, realizada de forma oral perante a banca.

Ainda é essencial esclarecer que a realização deste trabalho é essencial para que o aluno tenha domínio pleno das técnicas de pesquisa e de expressão, atividades que fazem parte da importância do curso de pós stricto sensu. Veja mais sobre a IMPORTANCIA DO CURSO DE MESTRADO.

 

COMO ESCREVER SUA DISSERTAÇÃO

 

O processo de escrever uma pesquisa monográfica deste gênero é bastante complicado e mesmo bastante metódico, não somente pelo próprio processo de redação e estruturação mas pela investigação embasadora necessária, assim, não é nenhuma surpresa de que um orientador seja atribuído a cada mestrando, desde o início de seu curso até a defesa final do seu trabalho.

É quase unanimidade o princípio de que o aluno que inicia sua pesquisa dissertativa, mesmo após ter já escrito uma monografia na graduação ou na pós-graduação, ainda não conseguiu absorver completamente seu tema, e todos os vieses envolvidos, sendo muito comum que este deixe a redação da monografia para uma fase tardia, e aí descobre que ainda necessita fazer mais pesquisas, desenvolver mais experimentos, de modo a fechar adequadamente o seu trabalho.

Por vezes, tal comportamento gera problemas diversos, desde recursos financeiros, já que a concessão de bolsas de estudo é realizada em prazo específico, assim como no atraso que o aluno sofre com sua formação educacional e profissional, pois já poderia avançar para o Doutorado.

Por isso, aconselhamos que a escrita da sua dissertação de mestrado ocorra desde a fase de qualificação, e por vezes mesmo anterior a tal procedimento. A busca de referências bibliográficas, o início dos esboços dos capítulos. Todos estes elementos podem auxiliar no andamento do próprio curso, direcionando melhor e mais eficazmente a sua pesquisa.

A AC MONOGRAFIA DOMINA AS PRERROGATIVAS DE REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DISSERTATIVAS

O orientador de seu curso é um professor, quase sempre Doutor em sua área, que forneça o suporte necessário no processo da escrita da monografia, acompanhamento, seleção das bibliografias, condução do tratamento metodológico dos dados, ou seja, todos os passos para a sua monografia de final de curso.

Quanto ao relacionamento com o orientador , este é muito mais complexo que em uma graduação ou pós-graduação lato-sensu, já que se nestas etapas a pesquisa ainda é incipiente, no Mestrado a profundidade de investigação é muito maior. Desta feita, é comum que o orientador interfira em diversas etapas de realização da dissertação, de modo mais complexo e mesmo preparando o mestrando para os planos de Doutorado, que se avizinha.

Assim, seu orientador é realmente “um ótimo sujeito”, que lhe apoiará durante todo o processo da escrita da monografia.
Então porque os mestrandos temem se aproximar do orientador de sua pesquisa? Por que os estudantes evitam se encontrar com seus orientadores de mestrado, pensando que “nos dão somente trabalho e problemas”? Quem perde com isso é somente o mestrando, que deixa de captar dicas, questionamentos, elementos que serão muito importantes quando for fazer sua monografia dissertativa de mestrado.

Sessões de orientação para sua monografia dissertativa
A razão principal pela qual muitos conflitos entre orientador de monografia e dissertação e os estudantes aparecem porque os estudantes não estão seguros de que perguntas devem fazer, e os professores faltam freqüentemente quanto a paciência e a lealdade para encontrar meios de como ajudar.

Outro ponto significativo é que o mestrando, na grande maioria dos casos, ainda não está profundamente seguro do seu trabalho de pesquisa, não conseguindo entrever o caminho, geralmente mais amplo, que o tema de sua dissertação de mestrado pode tomar.

O orientador docente pode também auxiliar na indicação e na aproximação do aluno com outros grupos de pesquisa, nacionais e internacionais, que estejam relacionados ao tema da monografia.

No início do seu processo de pesquisa, o fato de se escrever uma dissertação de mestrado pode parecer um trabalho hercúleo, o que de fato não está longe da realidade. No entanto, quanto mais você escrever, mais fácil o processo vai ficando, principalmente pelo hábito. Em certos casos, há mesmo mestrandos que sentem uma certa ansiedade ao ver seu curso chegando ao fim, por gostarem do processo da pesquisa.

Tal como em muitos outros casos, a expectativa do início da redação da tese de mestrado pode ser muito pior do que o próprio trabalho, de forma que vamos tentar ajudar você a cumprir as etapas de tal atividade.

Primeiramente, tente passar para o papel o máximo possível de tópicos que deverão fazer parte do seu trabalho dissertativo. Seja o mais específico possível, citando capítulos, assuntos, etc. Faça um diagrama para dar uma ideia geral. Isso deve ser feito antes mesmo da elaboração do projeto de pesquisa. A proposta é justamente propiciar um maior entendimento para você mesmo.

Não tenha medo de escrever o que vier à cabeça sobre o tema. Seu rascunho deve tentar estabelecer um sumário e leve-o para seu orientador. Deixe-o opinar, sugerir e, em seguida, continue seu rascunho.

Perceba que seus medos vão diminuir nesta etapa, pois você já viu ser capaz. Agora sim, corra para estudar fontes bibliográficas que aprofundarão seu conhecimento. Faça anotações e rascunhos, discuta consigo mesmo, vá escrevendo aos poucos, sem a meta expressa de fazer sua dissertação de mestrado, mas vá fazendo um ou dois parágrafos por vez, ou se estiver mais animado, vá aumentando para um sub-item ou subcapítulo.

Quando for iniciar para valer, comece com um capítulo de Metodologia. De acordo com sua função, este ponto tem o papel de expor os caminhos práticos da pesquisa adotados para o cumprimento dos objetivos propostos da pesquisa. Do mesmo modo, este capítulo é um dos mais facilmente realizáveis, o que vai também ajudar você a ganhar confiança no seu trabalho de pesquisa.

Faça um rascunho de cada capítulo. Em uma reunião de orientadores de dissertações que fazem parte de nossa equipe, todos foram unânimes em afirmar que facilita bastante organizar todos os resultados, figuras e gráficos a serem colocados no texto, em ordem, para você poder avaliar o sentido de andamento textual. Ao seguir este caminho, você poderá analisar os pontos principais, ou as palavras-chave, de cada etapa da pesquisa escrita.

Não se esqueça de discutir com seu orientador sobre seu caminho de produção. Assim, ele vai poder entender melhor os seus caminhos mentais de desenvolvimento. Da mesma forma, no Brasil não é comum os mestrandos terem mais de um orientador, mas nos Estados Unidos e em alguns países europeus, a presença de co-orientadores é uma constante e têm o papel de despersonalizar a orientação docente. Se for o caso, passe o mesmo resumo para todos eles, assim você terá várias opiniões para ajudar.

MONOGRAFIA AC – ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS E PESQUISAS DIDÁTICAS – SUA DISSERTAÇÃO DESCOMPLICADA

Estão aqui algumas perguntas importantes que você deve sempre fazer para seu orientador de mestrado:

O ALUNO DE MESTRADO E SUA DISSERTAÇÃO- Que estilo de escrita do texto/formato deve ser usado para a dissertação?
- Que fontes de bibliografia são recomendadas para redigir a monografia?
- Qual é o prazo final para submeter o trabalho final?
- Qual o nível de qualidade de escrita em monografia é necessário?
- Quando seu orientador de mestrado tem horários disponíveis para você?
- Você escolheu um bom tema de pesquisa?
- É necessário redigir um projeto de pesquisa anterior ao seu trabalho textual?
- Qual o número de páginas requerido?

Se você pensar em algumas outras boas perguntas ao seu orientador de mestrado, pode certamente adicioná-las à lista.

O principal que você deve ter em mente no que concerne ao seu orientador de sua monografia ou trabalho é que você deve escutar seus conselhos e ele deve cooperar com você para o seu sucesso.

Da mesma forma, muitos podem se perguntar: "Por que comprar uma monografia de base para minha dissertação? Veja no link os motivos.

 

PAPEL EM MONOGRAFIAS PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

Nós, da Monografia Ac, podemos auxiliar em nosso trabalho monográfico. Nossos professores se encontram plenamente capacitados para a realização de monografia de suporte para sua pesquisa com qualidade, pois já passaram pelo estágio necessário de suas vidas já que apresentam, EM SUA TOTALIDADE, o grau de mestres ou doutores.
Isto oferece ainda uma maior confiança na Monografia AC para lhe servir de apoio.

A partir do exposto acima, não há necessidade de se repetir a propalada idéia da importância e complexidade de uma monografia na forma de uma dissertação. Se você está nesta situação, ou seja, um mestrando que esteja escrevendo, ou em vias de escrever, uma pesquisa monográfica dissertativa, sabe muito bem das dificuldades presentes. Assim, a idéia do apoio de uma equipe de monografias para a realização de seu texto de final de curso stricto sensu.

Veja o papel da Monografia AC para a base de sua dissertação

FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

1. Qual é o prazo final para submeter a dissertação?

O mestrando geralmente tem o último semestre do seu curso para a submissão do texto final para a banca examinadora. Este tempo pode ser mais curto, mas para que deixar para a última hora? Entre em contato com a secretaria de sua instituição para se inteirar sobre o calendário de defesas e apresentações e os procedimentos, que variam com cada uma delas.

2. A Introdução textual é diferente da introdução de um TCC?

Ambas as introduções precisam apresentar os mesmos pontos, afinal nos dois casos se trata de monografias, com funções similares. A grande diferença é a complexidade óbvia de tratamento temático que o texto do trabalho dissertativo deverá ser formado.

3. Como fazer a Defesa ou a apresentação da sua pesquisa?

Saiba aqui como preparar a apresentação de defesa da sua dissertação de mestrado

Basicamente, existem diferenças específicas entre a defesa de uma monografia de pós-graduação ou um TCC de graduação e uma apresentação oral de defesa de uma tese de mestrado. Neste último caso, a complexidade da apresentação, o nível de questionamentos, a profundidade das discussões e justificativas são muito maiores, o que demanda uma preparação diferenciada.


 

 

COPYRIGHT