Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

  Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Veja estes artigos:

Escolha do tema de Dissertação l Projeto de Pesquisa para Mestrado l Defesa da Monografia de Dissertação

Que nome terrível - uma defesa de dissertação de mestrado. Sugere uma verdadeira classe de guerra que você esta tentando ganhar. E, obviamente, com quatro ou cinco professores examinadores confrontados diretamente e somente com você. Isto soa como que eles poderiam ganhar a guerra antes de lutar a primeira batalha.

Para nós, da Equipe de Monografias AC, seria preferível que a defesa tivesse sido denominada como um Seminário ou Simpósio profissional. Pensamos que estes nomes teriam apresentado um panorama muito melhor do que se deve esperar desta reunião.

Sem importar como é chamada a reunião, tente lembrar que o propósito é que você mostre a cada um dos examinadores e da platéia como bem conduziu seu estudo da pesquisa e a preparação de sua monografia de dissertação.

Além do mais, deve haver uma atmosfera de seminário onde o intercâmbio de idéias é valorizado. Você é claramente a pessoa melhor informada nesta reunião quanto a seu tema

E, os membros de sua banca examinadora estão ali para ouvir e ajudar-lhe a melhor entender a pesquisa na qual você investiu tanto de seus últimos meses.

O propósito é ajudar você a acabar com seus requisitos de Mestrado. É claro que outros temas aparecem silenciosamente com freqüência. Se isto ocorrer, tente permanecer em curso e voltar a dirigir a reunião a seu tema ou sua programação anterior.

As seguintes idéias devem ajudar você a manter a defesa de sua monografia de dissertação de mestrado no caminho correto.

A sugestão mais óbvia é a que raramente se segue. Tente assistir a uma ou mais defesas antes da sua. Descubra quais outros mestrandos estão defendendo sua dissertação e assista à sua defesa. Em muitos departamentos isto se espera de todos os mestrandos. Se este não é seu caso, fale com seu professor orientador para assegurar-se que você seja convidado a assistir algumas defesas.

Na defesa tente prestar atenção com mais foco nas interações que ocorrem.

- O apresentador parece descontraído?
- Que estratégias utiliza o mestrando para manter-se descontraído?
- Como o mestrando interage com os membros da banca examinadora?
- O apresentador parece poder responder bem as perguntas?
- Que faria para que a situação fosse melhor?
- Que coisa deve evitar?

Você pode aprender muito ao assistir a tais defesas de dissertação.

Encontre oportunidades para discutir sua pesquisa com seus amigos e colegas. Escute cuidadosamente suas perguntas. Veja se você pode apresentar sua pesquisa de mestrado de uma maneira clara e coerente.

- Há aspectos de sua pesquisa que são confusos e precisam de explicação adicional?
- Há coisas que você esqueceu de dizer?
- Poderia você mudar a ordem da informação apresentada e chegar a ter um melhor entendimento?

 Espero que não tente apresentar separadamente os capítulos da dissertação aos membros do comitê enquanto os esteja escrevendo. Nós, da equipe de professores de monografia, sabemos que esta pratica é mais molesta e cria consideráveis problemas para o mestrando.

Você deve trabalhar ombro a ombro com seu orientador da dissertação. Ele é a pessoa que você deseja satisfazer. Desenvolva uma estratégia com o orientador de seu projeto com relação a como e quando sua dissertação deve ser compartilhada. Somente depois que seu orientador aprovar o que você fez deve tentar compartilhá-lo com o resto da banca.

E então é hora da defesa. Se você compartilha prematuramente capítulos ou prévias de sua monografia de dissertação de mestrado com os membros da banca, encontrar-se-á provavelmente numa situação em que um professor da banca lhe diz fazer uma coisa e outro membro lhe sugira fazer outra. O que você deve fazer nesta situação?

A melhor resposta é evitar ao máximo tal situação. A reunião de banca (a defesa) permite que as preocupações dos membros da banca emirjam numa atmosfera de diálogo onde as opiniões de oposição podem ser discutidas e resolvidas.

Veja COMPRAR MONOGRAFIA DE BASE - DISSERTAÇÃO

Veja IMPORTÂNCIA DO MESTRADO

Ver Nosso trabalho em Monografia

 

 

 
COPYRIGHT