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O QUESTIONARIO NA PESQUISA

Muitas vezes, na realização de uma monografia ou de um tcc, você precisará pensar em um modelo de pesquisa prática ou estudo de caso. Assim, poderá ser preciso realizar uma série de entrevistas ou o preenchimento de vários questionários.

O questionário é um conjunto de perguntas desenhadas para gerar os dados necessários para atingir os objetivos propostos do projeto de pesquisa. Este modelo de entrevista permite gerar um padrão nas respostas oferecidas e integrar o processo de recopilação de dados.

Um desenho construído de modo equivocado e inadequado implica no recolhimento de um nível de informação incompleta, dados não precisos, o que, desta maneira, gera informação nada confiável para o nível de monografias.

Por esta razão, o questionário é, inquestionavelmente, um conjunto de perguntas com relação a uma ou mais variáveis que vão ser medidas, de acordo com a metodologia selecionada.

O grupo de perguntas pode ser aplicado a grupos ou indivíduos estando presente o elaborador da monografia ou o responsável por coletar a informação ou pode ser enviado por correio aos destinatários selecionados na amostra da monografia ou do tcc.

Devido à sua administração, podem surgir problemas relacionados com a quantidade e a qualidade dos dados que se pretenda obter para os artigos cientificos.

Alguns problemas associados com o envio dos questionários poderiam ser o fato de que os entrevistados não devolvessem os mesmos, os entrevistados podem evadir a resposta a algumas perguntas. Ou não dar a importância necessária às perguntas proporcionadas. Por isso e outros fatores, o instrumento que se use para a coleta de dados deve ser objeto de uma cuidadosa elaboração, uma das mais significativas do estudo de caso propriamente dito.

Algumas vantagens do questionário são: seu custo relativamente baixo, sua capacidade para proporcionar informação sobre um maior número de pessoas em um período bastante breve e a facilidade de obter, quantificar, analisar e interpretar os dados.

Se o elaborador de monografias decide utilizar a observação regulada, a entrevista ou o questionário e outra fonte de informação secundária como método de coleta de dados, deve elaborar um instrumento para obter a informação que requer, sendo o formulário o que se emprega mais freqüentemente.

Para desenhar corretamente um formulário é necessário levar em consideração alguns critérios relacionados com sua organização, as perguntas a propor segundo os objetivos propostos na pesquisa monográfica e as características físicas dos formulários.

Para elaborar as perguntas do questionário é importante prestar atenção ao seguinte:.

  • As perguntas devem ser claras e simples no sentido de que precisam ser compreendidas pelas pessoas do estudo..
  • Devem ser evitadas frases e palavras ambíguas, as perguntas devem ser formuladas de tal modo que não obriguem as pessoas a colocar-se à defensiva..
  • A redação das perguntas não deve dirigir o sentido da resposta..
  • É preciso elaborar as perguntas adaptando a linguagem dos entrevistados..
  • Avaliar a pertinência da pergunta..

-Ter em conta se o entrevistado pode e quer contribuir com a informação que se  pede para o sucesso da monografia..

  • Iniciar com perguntas simples..
  • Formular primeiro perguntas de tipo geral..
  • Classificar as questões por temas afins de maneira que o interrogado se concentre em um só tema..

-Fazer uma pré-prova antes de implementar o questionário para determinar as pergunta ambíguas e que não contribuam para o objetivo procurado, sendo que o orientador de monografias poderá auxiliar nesse aspecto..

  • Elaborar o questionário definitivo tendo em conta as observações da pré-prova.

Os tipos de perguntas a serem utilizadas no questionário podem ser de tipo aberto que são as que pedem ao entrevistado responder com suas próprias palavras ou de tipo fechado que são as que permitem à pessoa que eleja a resposta de uma lista de opções e podem tomar a forma de alternativas dicotômicas, tricotômicas ou eleição múltipla.

Cada modelo de perguntas tem suas vantagens e desvantagens, a serem levadas em consideração de acordo com o tema da monografia ou do tcc.

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