Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
HomeConhecimento em Monografias ProntasDissertação de MestradoProjeto de PesquisaInvestimentoArtigo CientificoQualidade em MonografiasContato conosco

O MODELO PRESENCIAL-DISTANCIA OU MISTO PARA O ENSINO SUPERIOR

A EAD ou educação a distância é uma modalidade pedagógica que cresceu enormemente no Brasil já há alguns anos. No entanto, na maioria dos casos, os alunos parecem não dedicar-se adequadamente às exigências de tal modelo. Isto se dá porque há o conceito, generalizado, de que as graduações e pós-graduações precisarem de uma menor dedicação neste modelo de fornecimento das aulas por computador.

De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Europeu de Educação Superior, denominada Aprendizagem Mista No Ensino Superior: Percepções dos Alunos e publicada na revista indexada Computers & Education, a utilização do sistema de aprendizagem mista, ou seja, formado por uma parte presencial e outra online, permite a agregação ampliada entre os alunos e os professores e, consequentemente, proporciona um maior estímulo ao procedimento de ensino-aprendizagem.

Assim, o modelo misto, também chamado de Blended Learning, apresenta um efeito significativo na redução dos níveis de desistência e no aumento das notas dos estudantes.

O trabalho científico supracitado estudou o envolvimento de 1600 alunos de universidades europeias durante os anos de 2009 e 2010, tanto nos cursos de Economia, Administração, Pedagogia e Serviço Social.

O serviço de educação mista se serve das vantagens da formação online pura e do ensino presencial, combinando os benefícios em um único tipo de formação que agiliza o trabalho tanto do docente como do estudante.

As percepções sobre o blended learning estão relacionadas com as qualificações finais em função de atividades de ensino combinado, idade dos graduandos, antecedentes e taxa de frequência.

Para tais índices, observou-se que quanto maior for a variedade de recursos educacionais, comprova-se uma maior aplicação e um maior nível de interesse por parte dos alunos em seus cursos de graduação, ainda mais com uma maior capacidade de resposta dos professores às demandas dos estudantes.

Em relação à distribuição por gênero, observou-se que os indivíduos do sexo masculino se sentem mais limitados neste modelo pedagógico enquanto as mulheres costumam apresentar melhores resultados.

Já no âmbito das desistências durante o curso, tal problema é muito frequente nos cursos oferecidos em modalidade de EAD, principalmente nos períodos de provas, em que o abandono atinge níveis superiores a 40%, sendo que tais índices caíram para menos de 20% nos cursos a partir de um modelo de blended learning.

É de se pensar se o MEC não deveria agir para tentar forçar a transformação dos cursos de ensino superior oferecidos exclusivamente via EAD para modelos de cursos mistos.

This entry was posted in ead and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • O PAPEL DO BLOG DA MONOGRAFIA

    Este blog tem como missao o oferecimento de artigos e temas interessantes, muitas vezes tratando sobre a escrita de monografias e TCC, ou a selecao breve de temas possiveis para a redacao dos mesmos. Ou ainda o oferecimento de noticias e concursos de monografia. Mas tambem tem como meta a discussao de temas interessantes envolvendo a Educacao no Brasil