Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
HomeConhecimento em Monografias ProntasDissertação de MestradoProjeto de PesquisaInvestimentoArtigo CientificoQualidade em MonografiasContato conosco

ESTUDE EM UMA UNIVERSIDADE DA ALEMANHA

A Universidade, como instituição, além de ser representada através de organismos acadêmicos que oferecem estudos superiores, representa por si própria um afazer humano universal, profundamente arraigado à evolução cognitiva e empírica do ser humano e às conotações de transformação social que experimentam as sociedades, em todos os seus âmbitos.

As eleições dos jovens estudantes, na atualidade, constituem opções conscientes que buscam o melhor dos esforços em tentar oferecer uma ótima orientação e fontes de informação educativa, global e veraz.

Conquanto uma maioria do estudantes e profissionais graduados aspira à continuidade de seus estudos em países de fala anglo-saxã, em resposta ao seguimento globalizado que privilegia a cultura e língua inglesa, existe uma percentagem, cada vez mais elevado, que se decanta por prosseguir seus estudos na Alemanha.

As estatísticas que arroja este âmbito educativo nos falam de 1.8 milhões de estudantes, de todo mundo, que emigra para estudar no estrangeiro numa universidade, dos quais, aproximadamente uma décima parte opta por fazê-lo na Alemanha, em reconhecimento à qualidade e excelência acadêmica que oferecem suas instituições educativas. Este é mais um exemplo de ótimos prognósticos para uma graduação internacional

A Alemanha tem muito a oferecer aos estudantes estrangeiros, sejam estudantes de graduação ou pós-graduação, porquanto o afazer universitário que construíram é modelo de disciplina, perfeição, trabalho, pesquisa e perseverança, divulgado através do mundo a partir de diversos progressos, especificamente na área das ciências e da tecnologia.

Na universidade alemã se combina tradição com modernidade, estudo e pesquisa cimentados em expectativas de competência real, baseadas nas próprias capacidades do ser humano e não nos conceitos comparativos e competitivos que manipula a demanda social universal.

Na Alemanha, mais de 300 universidades oferecem seus campi de estudos para aprender neste espírito germânico de excelência, desde as instituições consagradas através do tempo até as instituições mais inovadoras que se criaram no âmbito da educação.

Na universidade alemã se aprecia um equilíbrio entre o estudo teórico e a pesquisa, junto a um conceito de continuidade educativa permanente, embasados no conceito filosófico de educação libertadora. Sobre este espírito universitário se criaram bases de conhecimento universal que formaram e orientaram o gênio de muitos cientistas, pesquisadores e humanistas de todo mundo, sendo os precursores de inumeráveis descobertas, inventos, inovações tecnológicas e concepções humanistas universais no âmbito da filosofia, literatura e educação.

Na educação superior universitária, o conceito germânico de educar se baseia num repertório clássico de temas tais como Medicina, Direito, Estudos de Língua Inglesa e Alemã, ampliando-se a inovadores programas de estudo interdisciplinar com muita similitude quanto ao currículo das melhores universidades do Brasil, preferencialmente orientados para grades curriculares e programas de pesquisa dentro do âmbito científico.

Em relação aos conceitos germânicos de educação existe um conceito que se denomina “liberdade acadêmica” e não radica na conseqüência de aceder ao direito e equidade educativa, senão que descansa no respeito à livre eleição de formação acadêmica.

Por isso, todas as universidades alemãs estão abertas a qualquer pessoa que cumpra os requisitos prévios de admissão e permanência, sendo a liberdade acadêmica um dos princípios básicos do sistema universitário alemão. Em torno deste caráter, as universidades alemãs atraem professores e estudantes de todo o mundo, só não atraindo mais brasileiros por causa da barreira do idioma.

Dentro dos conceitos modernos de educação internacional e inovação, as universidades alemãs também combinam o trabalho teórico com sua aplicação prática e sua conseqüência na pesquisa, de tal forma que a investigação teórica básica se vê incrementada pela pesquisa aplicada, em resposta a que a teoria e a informação já é um produto de socialização e imersão cultural demasiadamente evidente.

Um jovem com interesses vocacionais e profissionais se encontra adiantado nos aspectos teóricos multiculturais e multidisciplinares derivados de um grande número de fontes.

Por tudo, na atualidade, os estudantes já não desejam uma educação puramente teórica e optam por uma variedade de universidades alemãs de ciências aplicadas, cuja grade curricular possa oferecer-lhes uma formação teórico-prática equilibrada, junto a planos e programas de estudos integrais para conformar uma carreira profissional de excelência, no âmbito de seus interesses vocacionais, profissionais, seja para trabalhar na Alemanha ou em qualquer parte do mundo.

Na maioria das universidades alemãs, os planos e programas de estudos inserem um convênio de cooperação interdisciplinar que possibilita redes de estudos estreitamente relacionadas com as ações de empresas multinacionais e institutos de pesquisa existentes na Alemanha e nas grandes potências mundiais do estrangeiro.

A experiência de cooperar nestes convênios multinacionais não só inicia o estudante numa modalidade de exigência de vanguarda, aumentando as possibilidades dos recém-graduados no mercado trabalhista, senão que o desperta para uma concepção inovadora e co-criadora do futuro.

Estudar na Alemanha, em síntese, é uma experiência que constrói uma Universidade para o futuro. Quando um estudante tem a possibilidade de desenvolver sua formação acadêmica depurando o potencial de suas capacidades, junto à experiência prática de cooperar com uma multinacional.

O estudante se inicia nas grandes necessidades e problemáticas atuais de nossas sociedades modernas, fazendo-se não só co-responsável no exercício de sua profissão, senão consciente do sentido imanente da educação e seu poder transformador através do pensamento e a ação.

Veja ainda nossa série de artigos contendo todos os passos para você ir estudar e trabalhar na Alemanha:

  • Alemanha, o país com maior crescimento da Europa
  • Mudar para a Alemanha em busca de trabalho
  • Processo de seleção para conseguir trabalho na Alemanha
  • Viver e trabalhar na Alemanha
  • Como estudar na Alemanha
  • This entry was posted in universidade and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

    One Comment

    1. Fabio lucio says:

      Todos aspiram uma coisa assim… Muito interessante.

    Post a Comment

    Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

    *
    *

    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    • O PAPEL DO BLOG DA MONOGRAFIA

      Este blog tem como missao o oferecimento de artigos e temas interessantes, muitas vezes tratando sobre a escrita de monografias e TCC, ou a selecao breve de temas possiveis para a redacao dos mesmos. Ou ainda o oferecimento de noticias e concursos de monografia. Mas tambem tem como meta a discussao de temas interessantes envolvendo a Educacao no Brasil