Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
HomeConhecimento em Monografias ProntasDissertação de MestradoProjeto de PesquisaInvestimentoArtigo CientificoQualidade em MonografiasContato conosco

A CULTURA ASIÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO

O sistema educacional em alguns países asiáticos e a extrema importância que dão os pais nesta zona do mundo aos estudos de seus filhos se têm convertido nos últimos meses em motivo de interesse e análise em todo mundo.

Em dezembro do ano passado, foi a publicação do relatório PISA, que mede os conhecimentos dos jovens de 15 anos em leitura, matemáticas e ciências, que voltou a destacar os bons resultados dos alunos nos países asiáticos mais desenvolvidos como Coréia do Sul, Cingapura e Japão, e em cidades como Shanghai e Hong Kong.

Recentemente, foi a polêmica levantada pelo livro da professora da Universidade de Yale (Estados Unidos) Amy Chua, e sua defesa dos métodos de extrema disciplina.

Muitos se perguntam quais são as chaves do sucesso dos estudantes asiáticos nas provas internacionais. A resposta, segundo os especialistas, não é complicada em si: bons professores, muitas horas de estudo, aulas de reforço, o atendimento cuidadoso aos alunos que apresentam melhores resultados e a intensa dedicação dos pais à formação de seus filhos.

O exemplo mais marcante é o da Coréia do Sul, que nas últimas décadas realizou um grande esforço em investimento em educação, já que considera a qualidade do ensino uma garantia essencial de seu futuro econômico.

Na Coréia, os pais pensam que uma boa formação é a via para entrar nas melhores universidades, e poder assim destacar no competitivo mundo trabalhista e conseguir o sucesso social. Para isso, as famílias destinam uma alta percentagem de seus rendimentos —16% em Seul, em 2009— a educação privada, boa parte deles de classes extras, que levam aos jovens a dedicar mais de 10 horas diárias aos livros.

Algo similar ocorre no Japão, Cingapura, Taiwan e alguns lugares da China como Shanghai, que ficou em primeiro lugar nas três categorias no último relatório PISA. Shanghai não é em absoluto representativa da situação na China, onde existe uma grande desigualdade social —o gasto por aluno nas escolas do ensino médio nas provincias mais pobres é 18 vezes inferior ao de Pequim e Shanghai, e milhões de jovens não podem alcançar a universidade por falta de recursos, mas revela o grande esforço que está realizando o país mais povoado do mundo para melhorar o sistema.

Pequim pôs em andamento um plano para universalizar os nove anos de educação obrigatória e gratuita, impulsionar a iniciativa privada e internacionalizar as universidades.

O sucesso do modelo asiático vem acompanhado, no entanto, de um paradoxo: a falta de criatividade, imaginação, capacidade de inovação e independência de pensamento dos alunos, e o alto índice de infelicidade, problemas psicológicos e incluso suicídios que sofrem, devido à grande pressão a que estão submetidos.

O livro de Amy Chua tem gerado reações encontradas na Ásia, onde algumas famílias se vêem refletidas em seus métodos e na tradição confuciana de considerar inquestionável a palavra dos pais, enquanto outras denunciam que a escritora não é realmente uma mãe chinesa nem vive na Ásia e sua experiência não é em absoluto representativa.

Veja mais temas de monografia de Pedagogia

Veja também este artigo para monografia sobre a exportação dos modelos sociais da China

This entry was posted in educacao and tagged , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  • O PAPEL DO BLOG DA MONOGRAFIA

    Este blog tem como missao o oferecimento de artigos e temas interessantes, muitas vezes tratando sobre a escrita de monografias e TCC, ou a selecao breve de temas possiveis para a redacao dos mesmos. Ou ainda o oferecimento de noticias e concursos de monografia. Mas tambem tem como meta a discussao de temas interessantes envolvendo a Educacao no Brasil