Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
 
 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

BIBLIOGRAFIA PARA MONOGRAFIA OU TCC

A bibliografia de uma monografia, um TCC ou qualquer outro trabalho de cunho acadêmico-científico é uma lista das fontes que foram consultadas ao escrever esta monografia.

Caso algum leitor de seu trabalho monográfico ou de seu trabalho de conclusão de curso queira avaliar a seriedade da pesquisa realizada por você, uma das melhores maneiras de avaliação rápida é a consulta à listagem de bibliografias utilizadas para a realização da mesma.

A seleção de autores sérios, abalizados, focados com seu tema e atuais é primordial para o sucesso de monografias, e sem dúvida deve ser uma das etapas mais importantes na sua escrita de monografia.

A bibliografia, ou ao menos parte dela, deverá constar já no projeto de pesquisa da monografia a ser entregue como proposta de realização de uma monografia ou TCC

Normalmente, de acordo com a maioria das normas brasileiras e internacionais de elaboração de monografias, situa-se normalmente no final do corpo monográfico, salvo quando da presença de anexos na monografia.

O sucesso de um artigo cientifico também está profundamente conectado à seleção das bibliografias referentes ao tema, sendo muitas vezes critério de seleção de revistas de publicação de artigos científicos

O campo Bibliografia pode ser nomeado também como Referências ou Citações em algumas formatações de monografia.

TIPOS DE FONTES BIBLIOGRAFICAS

Pode-se inferir três tipos de fontes bibliográficas, de acordo com o conhecimento que se tenha sobre o tema de TCC ou de monografias, as fontes primárias, as secundárias e as terciárias.

As fontes bibliográficas primárias, também chamadas originais, são as escritas pelos autores das pesquisas realizadas. Elas são a primeira fonte da informação. Como exemplos há os artigos cientificos provenientes de revistas indexadas, livros, congressos, entre outros.

Já as bibliografias secundárias são aquelas que se serviram das fontes primárias para sua construção e, desta forma, permitem a coleta das bibliografias primárias. Vale frisar que este é o gênero mais comum de fonte de pesquisa bibliográfica em monografias e artigos de TCC. Nosso próprio trabalho de elaboração monográfica é uma fonte bibliográfica secundária. Assim, quando você for buscar em uma monografia escrita por outra pessoa as bibliografias que ela utilizou, estará usando uma fonte secundária.

As fontes terciárias via de regra nem poderiam ser chamadas de fontes bibliográficas, já que muitas vezes não se trata de papel. Se você não consegue localizar bibliografias primárias ou secundárias, precisará buscar alguma fonte que indique estas para sua posterior consulta, ela pode ser uma biblioteca, seu professor, uma instituição de pesquisa, etc.

A formatação de uma monografia, com sua seqüente norma de formatação de bibliografias é determinada pela ABNT.

Cada fonte começa com o último nome do autor da monografia, sendo que existem diversas maneiras de escrita de monografias que diferenciam as referências de acordo com o gênero distinto das fontes de citação bibliográfica.  

BIBLIOGRAFIA PARA MONOGRAFIAIsto significa que a informação sobre livros seria dada de uma maneira diferente do que a informação dada sobre websites ou os periódicos.

Ao dar a informação sobre as fontes bibliográficas neste sistema de ordem setorial de formatação de monografia ou TCC, primeiramente são citados os livros, então as revistas indexadas e artigos publicados em jornais, e finalmente os websites.

Torna-se interessante a realização de notas bibliográficas enquanto estiver na fase de seleção e pesquisa das bibliografias a serem adotadas para a redação de sua monografia.

De acordo com o observado em nossa experiência de realização de monografias, cada universidade ou centro acadêmico pode flexibilizar as normas da ABNT de redação e formatação de monografias para as suas necessidades individuais quanto às monografias, sendo que pode haver duas maneiras diferentes de informação de escrita sobre uma fonte dentro do mesmo estilo de monografias.

Se este for o caso, o essencial seria buscar o auxílio de seu orientador de monografia quanto ao  formato que você deve adotar quando redigir sua própria monografia ou TCC.

Apesar dos diversos problemas envolvendo o ensino de ortografia nas escolas brasileiras, deve-se observar sobremaneira as regras gramaticais quando da realização da monografia e da seleção das bibliografias.

ARTIGOS DE BIBLIOGRAFIA E REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

FUTURO DO UNIVERSO DIGITAL DE BIBLIOGRAFIAS- Este artigo trata da armazenagem nas nuvens de bibliografias para sua monografia ou seu trabalho de conclusão de curso. Quais as demandas e desafios de tal universo, em que as fontes bibliográficas serão mais dispersas e não haverá mais uma biblioteca de monografia ou artigo científico em papel.

A ESCRITA DE UMA MONOGRAFIA - Veja aqui as regras, os tipos de redação para uma pesquisa monografica e como tirar o melhor proveito do seu trabalho ao escrever um TCC.

COMO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA - Saiba o que é uma revisão bibliográfica, também denominada pesquisa teórica, e conheça as regras para uma boa revisao bibliografica.

pesquisa transtornos alimentares
Tema oligoterapia
Projeto dado informação
Artigo ortografia
Monografias matemática
Monografia qualidade atendimento

 
COPYRIGHT