Monografia | AC  
Faça aqui seu orçamento !
Contatos
MONOGRAFIA ACAprenda sobre MonografiaDissertação de MestradoProjeto de PesquisaFormatacao ABNT para Monografias e TCCArtigo CientificoQualidade em MonografiasInvestimentoOrçamentoContato com a Monografia AC
ABNT - Normas de Formatação de Monografia

. FORMATAÇÃO DE MONOGRAFIA - ABNT PARA FORMATAR MONOGRAFIAS E TCC

 

Feed da Monografia ACTwitter da Monografia ACPerfil Facebook

Toda monografia de TCC, ou quaisquer outras monografias, deve passar por uma formatação textual e na diagramação a partir das normas estipuladas pela ABNT ou pela instituição de ensino.

A formatação de um texto monográfico é muitas vezes difícil para um aluno que não tem contato com a escrita de uma monografia, um artigo científico ou outro gênero de texto acadêmico ou científico, seja pelo desconhecimento das regras e normas, seja pelo tempo gasto na operação. Lembre-se, o tempo em monografia ou TCC é o seu maior amigo ou seu maior inimigo..

Na elaboração de qualquer monografia ou outro gênero de trabalho científico, nas suas mais variadas formas e tema de monografias, inúmeras são as dificuldades enfrentadas, pessoais, estruturais e metodológicas. Mesmo contando com a exaustão própria desta etapa da vida acadêmica, o aluno deve observar o seguimento de inúmeras regras documentais, que apesar de terem propósitos altamente definidos, são bastante complicadas de se manejar para quem não domina a técnica.

Seja pelo pouco contato com um editor de texto, ou pelo desconhecimento das normas de formatação, o aluno, após todo o trabalho de escrita de sua monografia, deverá ser confrontado com a necessidade de formatar seu material.

FORMATACAO DE MONOGRAFIA E TCC

Isso realmente é um problema quando se precisa formatar uma monografia ou um artigo científico pela primeira vez. Uma tecla errada que seja apertada, propositalmente ou mesmo por acidente, pode fazer um trecho do texto do TCC ser deletado, ou modificar o posicionamento de uma figura, apagar uma célula de uma tabela, ou seja, dar muita dor de cabeça ao que esteja nessa situação.

Visando a necessidade de normatizar tais regras na realização de monografia, de modo que estas sejam um padrão nacional que atenda às necessidades das entidades educacionais, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, conta com um conjunto completo e atualizado de normas.

Assim, as seguintes normativas regem as recomendações de formatação de monografias:

ABNT NBR 14724:2005 – Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação
ABNT NBR 6023:2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração
ABNT NBR 6024:2003 – Numeração progressiva das seções de um documento – Procedimento
ABNT NBR 6027:2003 – Sumário – Procedimento
ABNT NBR 6028:2003 – Resumos – Procedimento
ABNT NBR 6034:2004 – Preparação de índice de publicações – Procedimento
ABNT NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos
ABNT NBR 12225:2004 – Títulos de lombada – Procedimento

A função de tal atividade, apesar de difícil para aqueles que não dominam as normas relacionadas à formatação, é bastante significativa, pois deste modo permite-se uma homogeneidade na produção textual brasileira. Em outras palavras, se todos os trabalhos monográficos forem formatados igualmente (ou o que ocorre no Brasil, de modo aproximado), qualquer pessoal que porventura venha a ler uma monografia será capaz de compreender o formato do texto, ou seja, recohecerá nele uma introdução, por exemplo, ou uma conclusão.

FORMATACAO ABNT DE MONOGRAFIAS

Em relação à metodologia, sua descrição também encontra guarida nas normas estabelecidas pela ABNT para a formatação de monografias e tcc.

Todos os nossos trabalhos, entre eles monografia, suporte científico para tcc e projeto de pesquisa ou dissertação, acatam estas normas, atualizadas periodicamente, de modo que você não precisa se preocupar quanto a isto. É comum também, por parte de muitos clientes, que nos procuram para formatar seu trabalho monográfico, de modo a adequá-lo a estas normas. Infelizmente, no entanto, por fatores éticos e de ordem jurídica, somente formatamos o material elaborado por nosso time de professores.

O papel destas normas na realização de uma monografia é essencial, já que faz com que, em todo território nacional, haja uma padronização em qualquer monografia ou tcc realizado. A adequada estrutura de um texto monográfico é um sinônimo de qualidade, ampliando os ganhos e a produtividade. Saiba mais sobre a estrutura e o conteúdo de uma monografia

Saiba mais sobre monografia e sua função

Apesar de tais normas, a ABNT apenas as sugere, ficando a cargo de cada instituição elaborar as suas próprias, normalmente baseadas na ABNT, para cada monografia. Existem algumas peculiaridades, em certos casos, como textos de saúde que preferem adotar as normas de formatação de Vancouver, por exemplo.

Desta feita, antes de procurar por toda a internet pelas normas da ABNT para formatação de sua monografia ou do seu TCC, que aliás estão mais abaixo, entre em contato com sua faculdade para pegar as normas utilizadas, afinal, não adianta perder um grande tempo formatando sua pesquisa monografica se não forem as diretrizes e regras necessárias.

- AS REGRAS DE FORMATAÇÃO

 

A proposta é que você vá formatando sua monografia ou seu TCC enquanto vai lendo este tutorial. Algumasregras podem ser aplicadas no final, mas outras já precisam ser selecionadas no seu editor de textos (Word, Pages, e similares) antes de começar a escrever, porque se você deixar para depois, seu trabalho e seu tempo dedicados na formatação vai ser muito maior.

 

TAMANHO DO PAPEL

Primeiramente, vamos ao tamanho do papel. Existem vários formatos já pré-configurados no Word, sendo que o tamanho indicado pela ABNT para a formatação de monografias e artigos científicos é o A4 (210 X 297 milímetros).

No Word, abra o campo denominado Layout da Página e depois clique em Tamanho, aí é só selecionar o tamanho A4.

 

NUMERAÇAO

Existem duas formas de numeração das páginas de uma monografia, a feita a partir de algarismos romanos e a realizada por números arábicos.

A partir da formatação recomendada pela ABNT, os algarismos romanos são colocados da contracapa até o resumo. Já os algarismos arábicos são situados no restante da monografia ou do TCC.

Vale lembrar que a capa nunca recebe nenhuma forma de numeração.

 

MARGENS

A ABNT determina que a marginação de um trabalho monográfico seja realizada com as margens direita e inferior de dois (2) centímetros e as margens superior e esquerda de três (3) centímetros.

Imagine a dificuldade de ler uma monografia que não tivesse margens... Você nem conseguiria abrir a página impressa sem perder o conteúdo. A preocupação com a margem na formatação do TCC é puramente visual e estética, como aliás a maioria das regras de formatação.

No Word, as margens são selecionadas a partir do campo Layout da Página, e em seguida Margens e você vai poder selecionar os espaçamentos.

 

FONTE

A fonte é o tipo de letra a ser usada na escrita do texto da monografia e a proposta é que seja de fácil leitura e que não canse a vista, afinal o destaque é o conteúdo do texto. Não existe nenhuma diretriz imposta pela ABNT no que se refere ao tipo de fonte, mas a maioria das universidades solicita que suas monografias e artigos sejam entregues em dois tipos: a arial e a times new roman. Esta última produz um texto um pouco menor que a arial. Assim, caso haja liberdade de escolha, ao formatar seu trabalho de conclusão de curso, escolha a fonte arial.

Quanto ao tamanho, é convenção que o texto seja escrito em tamanho 12p. Isto somente não ocorre nas citações diretas (falaremos das citações mais abaixo), em que a letra deverá estar em 10p.

Para formatar as letras, escolha o campo Fonte do Word. Logo ao lado direito, haverá um campo com o tamanho das letras.

 

ESPAÇAMENTO E FORMATO DOS PARÁGRAFOS

O estilo dos parágrafos é muito importante e está ligado ao aproveitamento de espaço e ao estilo visual na formatação do trabalho monografico ou do artigo científico.

Normalmente, o espaçamento pode ser duplo, ou seja, de duas linhas a cada uma de texto ou de 1,5, linhas para cada linha de texto. Algumas universidades exigem que o espaçamento seja duplo, outras demandam o espaçamento de 1,5. Se você puder escolher, sempre aconselhamos que ao formatar sua monografia o aluno escolha o espaçamento duplo, já que o texto fica melhor visualizável.

Além disso, o formato dos parágrafos também envolve outros elementos como o recuo e o alinhamento. Em relação a este último, o mesmo será sempre Justificado. O alinhamento justificado é o usado neste artigo, em que todas as linhas terminam no mesmo ponto.

O recuo também é simples. Trata-se da distância da margem em que se inicia o parágrafo. Sabe a tecla Tab do seu teclado? Ela cria um recuo no início do parágrafo.

Vamos regular estes três campos no Word:

Para isso, vamos abrir o campo Layout de Página, e depois Espaçamento. Neste estágio, você verá uma janelinha quadrada no canto inferior direito. Clique nele e vai abrir o campo Parágrafo. Neste campo, formate os três elementos citados acima. No âmbito do recuo, convencionou-se que se use o valor de 1,25 cm.

 

DIVISÃO DA MONOGRAFIA OU DO TCC AO FORMATAR

Basicamente, a formatação do trabalho monográfico exige que a estrutura da pesquisa se divida em três campos principais:

- Partes pré-textuais

- Partes textuais

- Partes pós-textuais

Cada uma delas tem funções específicas e está sujeita a regras próprias ao formatar um tcc ou uma monografia.

 

A MONOGRAFIA AC E A FORMATAÇÃO DE MONOGRAFIAS

Nós, da MONOGRAFIA AC, seguimos a formatação específica para cada aluno que contrata uma monografia ou outro gênero de trabalhos de pesquisa, sendo que também somos conhecedores e seguidores das normas ABNT em cada monografia realizada por nós.

Desta forma, comprometemo-nos a observar uma formatação adequada para tais monografias, de modo que ficará muito mais fácil observar tais dados em seu posterior trabalho monográfico.


 
 
COPYRIGHT